Thais Fread traduz a arquitetura de Brasília em joias esculturais
Criada em 2013, a marca homônima da designer brasiliense harmoniza geometricamente materiais. O design escultural é uma das assinaturas
atualizado
Compartilhar notícia
O universo da música marcou o seu início, mas foi na criação de moda que Thais Fread encontrou o verdadeiro propósito. Na marca homônima, fundada em 2013, a designer de joias transporta para os acessórios traços da arquitetura de Brasília e do movimento concretista. O resultado são peças com estética que se destaca pelo design marcante, geométrico e escultural.
Vem ver!
Além de arrematar as produções, os acessórios têm o poder de transportar personalidade, informação de moda e frescor ao visual. As peças criadas por Thais Fread, no entanto, ainda somam autenticidade.
Até 2012, ela se dedicava exclusivamente à música. Foi quando recomeçou a sua carreira, em Brasília, que a rota seguiu por um novo rumo. Ainda quando morava no Rio de Janeiro, Thais já havia produzido joias autorais. Foi nesse caminho, até então experimental, que a autodidata resolveu investir as fichas. Com o futuro, a resposta surgiu: deu certo.
“As coisas surgiram naturalmente. O material que escolhi para produzir minhas primeiras peças, as pastilhas de vidro, já transmitiam uma linguagem geométrica. Aos poucos, essa identidade ficou mais evidente, mesmo com novos materiais surgindo nas minhas criações”, descreve Thais Fread.
Nas joias, a designer projeta elementos que a inspiram. Dentre os assuntos que permeiam o leque de interesses, a arquitetura é uma das referências mais latentes. Em um processo orgânico, o assunto acabou refletido nas peças. “Algumas clientes, inclusive, até perguntam se sou arquiteta. Tenho interesse por várias expressões artísticas, mas a arquitetura e as artes plásticas são as que mais influenciam o meu trabalho”, pontua.
DNA versátil
A versatilidade é uma das assinaturas da etiqueta de joias. A fim de possibilitar diversas composições, as peças apresentam design com DNA minimalista, porém marcante. A estética característica também está alinhada com as preferências da clientela da marca. “Eu já fiz coleções que se destacaram por criarem um laço afetivo com a capital, como a Coleção Brasília: Traço do Arquiteto e Cerrado Concreto”, relembra.
Integrante do Metrópoles Fashion & Design, evento organizado pelo portal e pela Coluna Moda Fora dos Padrões, a marca foi um dos destaques da programação. As peças com pegada escultural e geométrica conquistaram o público que circulou pelo espaço interno do Museu Nacional da República entre os dias 5 e 6 de outubro de 2022.
“Acho muito importante a valorização e divulgação do design local, para que os artistas mostrem os seus trabalhos para públicos diversos e troquem experiências, o que também pode proporcionar parcerias e o fortalecimento de vários segmentos. Na primeira edição do Metrópoles Fashion Design, eu conheci novas marcas, aprendi com as rodas de conversa e apresentei minhas peças para um público que ainda não conhecia o meu trabalho, o que me deu um retorno muito positivo”, declara Thais.
Moda Brasília
A Coluna Moda Fora dos Padrões deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é apresentar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.