Tendências, peças e cores: o que bombou na moda em 2024
De tênis esportivos ao gótico sexy dos fãs de Charli XCX, não faltaram trends para entreter o público fashionista ao longo do ano
atualizado
Compartilhar notícia
O ano é 2024 e as tendências de moda, potencializadas pelo TikTok e pelo Instagram, nascem e mudam na velocidade da luz. Quando alguma peça, cor ou trend do momento aparece nos dias atuais, é difícil dizer até quando vai durar, mas algumas ganham tanta evidência que, de certa forma, tornam-se a “cara” daquele ano. Do “verão Brat” aos tênis esportivos que conquistaram o público fashionista, a coluna traz, a seguir, 10 destaques da moda nos últimos 12 meses.
Vem conferir!
1. Brat
Charli XCX não esperava gerar um verdadeiro reset cultural ao lançar o álbum Brat, em junho, com letras que exaltam uma atitude mimada e hedonista. O impacto do disco, conhecido pela capa em verde-limão, estourou a bolha dos fãs da cantora britânica e reverberou em diversos aspectos da cultura pop, incluindo a moda. O lançamento fez o verde da capa aparecer por todos os lados. No visual, os fãs aderiram a uma mistura de anos 2000 e um toque gótico, estética adotada pela própria Charli durante a “era”.
2. Lenços
Extremamente versáteis, os lenços ganharam um lugar de destaque neste ano, inclusive no Brasil. Por aqui, a peça caiu nas graças das celebridades que compareceram ao Rock in Rio. Lá fora, o item já foi a escolha de nomes como Billie Eilish, A$AP Rocky e Beyoncé. Originalmente com apelo retrô e até um toque campestre, a peça ganha ares modernos quando combinada com itens de apelo mais urbano. É possível usar de várias outras formas: na cabeça, no pescoço, como adereço de bolsa e até como saia ou top.
3. Cherry girl
O estilo “cherry girl” (garota cereja, em tradução livre) foi mais uma das diversas microtendências que bombaram nos últimos anos. A trend consiste em montar looks com o vermelho-cereja como base. No caso dos visuais monocromáticos, o destaque de cada peça fica por conta de texturas, normalmente envernizadas ou aveludadas, que ganham forma em casacos, bolsas, meias-calças e calçados, que vão das sapatilhas com fivelas à famosa silhueta Tabi, da Maison Margiela.
4. Tênis esportivos clássicos
Diversos tênis esportivos encantaram os fashionistas de plantão no último ano, especialmente modelos como Adidas Samba, Puma Palermo, Onitsuka Tiger Mexico 66, New Balance 550, entre outros. As opções mais robustas, apelidadas há alguns anos de “ugly sneakers” (tênis feios), agora dividem os holofotes com os solados flat e a textura em camurça, além das combinações de cores chamativas, como no caso das peças da Adidas, que também ganhou força com os modelos Spezial e Gazelle (este queridinho de Harry Styles).
5. Coquette
Pense em laços, tecidos leves, babados, corsets, renda, pérolas, um toque vitoriano e uma pitada dramática ao estilo Lana Del Rey. Todos esses elementos fazem parte da estética “coquette”, potencializada, em parte, pelo sucesso da série Bridgerton. O estilo exalta a feminilidade e foi abraçado por uma parcela da geração Z, a exemplo da cantora Sabrina Carpenter ao longo da divulgação do disco Short n’ Sweet. A palavra “coquette” vem do francês e significa mulher sedutora, galante.
6. Amarelo-manteiga
O próximo verão já está batendo à porta. Uma cor que tem tudo a ver com a temporada e bombou em 2024 é o amarelo-manteiga. Por ser suave e discreto, o tom – adotado por grifes como Bottega Veneta e Jacquemus – cai bem em diversas composições, dos mais casuais aos mais sofisticados, em visuais masculinos ou femininos. Combinado a outras cores neutras, como bege e marrom, não tem erro.
7. Tenniscore
Este foi o ano das saias plissadas de tênis voltarem com tudo, assim como os calçados e as demais peças associadas ao esporte. O estilo “tenniscore”, mais um dos vários “cores” dos últimos anos, apareceu para somar entre as trends esportivas, com um reforço especial dos looks da atriz Zendaya nas premières do filme Rivais, do diretor Luca Guadagnino. A estética também abrange camisas polo, pulôveres, viseiras e os shorts curtos que o ator Paul Mescal adora.
8. Bermudas
Quando a coluna disse, em 2023, que as bermudas no estilo “jorts” vieram para ficar, não estava errada. O apelido da peça vem do inglês “jeans shorts” (ou shorts jeans) e consiste no bom e velho bermudão, antes restrito ao visual de skatistas e agora adotado por toda sorte de entusiastas da moda, especialmente com tênis de solado baixo e meias. A modelagem, por outro lado, também aparece em tecidos como crepe e viscolinho, desde que respeitado o comprimento mais longo.
9. Kitten heels e Mary Janes
Dos anos 1950 direto para os dias atuais, os kitten heels (ou saltos de gatinho) apareceram entre os produtos mais desejados no fim do ano passado, impulsionados pelos modelos lançados pela Miu Miu. Agora, seguem nos holofotes, repaginados na forma de mules e até chinelos.
Outro estilo retrô que segue em alta é o Mary Jane, com uma tira sobre o peito do pé, ponta fechada e um salto, normalmente, mais robusto. Esteticamente, a peça remete às bonecas e era muito usada por meninas no começo do século 20, mas logo conquistou mulheres de todas as faixas etárias, pelo visual clássico.
10. Balonê
O volume ondulado dos vestidos e saias com silhueta balonê está de volta, para felicidade de quem ama e “ranço” de quem não sentia falta do estilo, característico dos anos 1980. Ousadas e festivas, as peças com esse design são ótimas para ocasiões descontraídas e irreverentes, e ficam bem quando combinadas a peças mais justas, para equilibrar as proporções.
Como os exemplos mencionados anteriormente, várias tendências que ganharam força no fim do ano passado seguiram firmes neste. Para saber o que promete bombar pelo próximo ano e conferir outros destaques da moda em 2024, a dica é ficar de olho nos conteúdos da coluna.