Sustentabilidade chega aos tênis de corrida com modelo da Vert
A marca francesa, que produz no Brasil, lançou uma versão feita com materiais naturais e reciclados, própria para a prática do esporte
atualizado
Compartilhar notícia
Por uma questão ética e até de sobrevivência, a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais força no segmento fashion. Um exemplo disso é a marca Vert. Criada na França e com produção no Brasil, a label de calçados inova com mais uma novidade interessante e consciente: o primeiro modelo ecológico de tênis de corrida.
Vem comigo saber mais!
A Vert nasceu com um propósito diferente. Em geral, usa materiais como algodão orgânico, borracha nativa da Amazônia e couro vegano. A etiqueta lida diretamente com associações e comunidades locais, com o objetivo de estabelecer um relacionamento mais humano, reduzindo os intermediários e, assim, aumentando a remuneração dos produtores.
Para criar a versão que chama de o primeiro tênis de corrida da era pós-petróleo, a grife misturou materiais naturais e reciclados. A ideia foi desenvolver um calçado sustentável e bonito, mas que também fosse funcional para atividades físicas, sobretudo a corrida.
“É um tênis de performance. Você pode correr até 30 km por semana com ele”, explicou Leandro Miguel, diretor comercial e de marketing da Vert. “Nossa ideia, no entanto, não é entrar nesse mercado running, é dar uma alternativa bio a quem tem esse lifestyle”, acrescentou o executivo quando participou de um evento de palestras, em São Paulo.
O modelo foi batizado de Condor, com inspiração no pássaro sul-americano. Foram necessários quatro anos de pesquisas e experimentação para chegar ao resultado final. As variações nas cores geraram três versões diferentes de peças.
Além de produtos tradicionais da Vert, como o algodão orgânico e a borracha da Amazônia, os sapatos de desempenho são desenvolvidos com garrafas plásticas reaproveitadas, óleos de banana e mamona, cana-de-açúcar e casca de arroz.
Os calçados já estão disponíveis no e-commerce da Vert. Cada par custa R$ 600. Em Brasília, você pode encontrar os sneakers da marca na loja Q.U.A.D.R.A.
Colaborou Rebeca Ligabue