Superstar da Adidas faz 50 anos. Confira 50 looks inspiração
Para celebrar a data, a coluna elencou principais combinações com o tênis versátil que transita com facilidade em qualquer ocasião
atualizado
Compartilhar notícia
Caminhar na estrada da moda por cinco décadas não é para qualquer par de tênis. Além do design icônico, o Adidas Superstar conquistou o título de um dos modelos mais clássicos e com um dos formatos mais influentes do mercado. Perto de completar 50 anos, o sneaker continua atual. Para celebrar a data, a coluna elencou 50 looks para inspirar produções com o calçado icônico.
Vem comigo!
O Superstar
O visionário Horst Dassler, um dos filhos do fundador da Adidas, notou a oportunidade no mercado dos tênis esportivos no fim de 1969. Apostou em um modelo de couro para competir com os feitos de lona, utilizados em massa pelos jogadores de basquete americanos da época.
O início do legado vem das quadras de basquete em meados dos anos 1970, mas foi em Nova York, na década de 1980, que o tênis ganhou status de peça indispensável.
Além da diferença no material e o design low top, o fenômeno global recebeu uma ponta de borracha com nervuras, utilizada, anteriormente, para a proteção em outros modelos, mas perpetuada no superstar por Horst.
Alguns pares do tênis foram enviados para o time de basquete San Diego Rockets, da NBA, principal liga do mundo no ramo esportivo. Três jogadores chegaram a utilizar o novo par de tênis e, em apenas quatro anos, 85% dos atletas da liga estavam jogando com o modelo nos pés.
Influência oitentista
Não demorou até o Superstar sair das quadras e cativar a cultura pop. Com ascensão nos anos 1980, o grupo musical Run DMC tirou os cadarços dos tênis e inspirou uma legião de fãs do grupo a aderirem ao modelo.
Somado ao sucesso em Nova York, as peças inicialmente fabricadas na França também ganharam reconhecimento por toda a Europa. Rapidamente, o sneaker encantou outros artistas e personalidades da cena fashion.
Com o passar dos anos, o Superstar desembarcou no outro lado do mundo. No Japão, os tênis começaram a ser colecionáveis. O comportamento dos consumidores deu origem às primeiras colaborações da Adidas com grandes nomes, como Rita Ora, David Beckham, Pharrel Williamns e, a mais recente, com a Prada.
Peça-chave no closet das ditadoras de tendência, o Superstar cai bem em diferentes visuais. No aeroporto, no trabalho, no happy hour ou até em um jantar com os amigos. Veja algumas produções inspiradoras e truques de styling:
1- Pegada rocker
Um dos moods para as produções com o tênis é o rocker, caracterizado pelas jaquetas perfecto, calças com corte skinny e calçados em couro. Chiara Ferragni, por exemplo, apostou no casaco em couro com franjas e calça com recortes no mesmo material.
Para elevar o estilo do aerolook, Kristen Stewart combinou os tênis com jaqueta mais pesada. Já Gigi Hadid ousou ao sair com calça cheia de amarrações.
2- Casual
O Superstar é perfeito para produções casuais. Rita Ora apostou em saia e camisa social em jeans. Para os voos mais longos, a cantora não abriu mão do estilo e garantiu produção com t-shirt “podrinha” e boina.
Além de harmonizar com clássicas calças denim que garantem conforto aos outfits, a peça transita facilmente da noite para o dia. Naomi Watts elencou um macacão no material e garantiu o mood.
3- Esportivo luxuoso/ athleisure
Os produtos da Adidas enriquecem as produções com estilo athleisure. Apostar no tênis já é uma maneira simples e certeira de trazer o ar esportivo à combinação.
Muitos looks são incrementados com blazers ou conjuntinhos sociais, mas Elisa Nalin trouxe a jaqueta esportiva, inspirada nos uniformes de times de baseball, para a composição. Kylie Jenner, por sua vez, elencou conjuntinho de moletom para arrematar com os pisantes de três listras.
Reconhecidas pelas combinações elegantes e cheias de estilo, Rita Ora e Victoria Beckham usaram calça da Adidas, nas cores vermelha e azul-marinho, respectivamente, com os tênis clássicos.
4- Pretinho básico
Um clássico nada básico é o vestidinho preto com assinatura poderosa de Coco Chanel. Depois dele, as peças pretas se tornaram coringas dos closets e nunca saem de moda. Não importa são usadas como peça única, como vestido ou macacão, os itens na cor preta garantem produções mais sofisticadas.
Eva Al Desnudo apareceu com o tom dos pés a cabeça, e optou pelo modelo Superstar escuro com as listras brancas. Elisabetta Di Maso garantiu calça e terceira peça para o visual total black.
5- Invernal / capas
Os tênis Adidas Superstar conquistaram todos os quatro cantos do mundo durante os 50 anos de história. São boas opções até para os fashionistas que enfrentam temperaturas mais frias.
Durante o outono ou o inverno, capas de couro e sobretudo foram utilizadas por Alex Badia e Tami Williams para as semanas de moda. Outra aposta foi utilizar trench coat como terceira peça.
6- Com casacos
Os casacos são usados como terceira peça, corta-vento e para aquecer em baixas temperaturas. Contudo, vão além da função inicial de proteção. Além de aquecer os fashionistas, o item enriquece as produções de moda – melhor ainda se combinados ao Superstar.
A modelo Alana Zimmer optou por casaco de pelo fake com recortes geométricos. Moletons e bombers são outros itens selecionados para as combinações com o clássico tênis. Daphne Velghe, por exemplo, vestiu blazer estruturado por cima de casaco em tweed, criando novos detalhes nos braços.
SuperColor
O Superstar já teve inúmeras versões em cinco décadas de existência. Em 2015, foi lançada uma das linhas mais marcantes, a SuperColor, quando ele ganhou 50 versões coloridas. Para o lançamento da colaboração, os convidados montaram looks cheios de estilo e alguns já saíram com a novidade nos pés.
Relembre na galeria:
Colaborou Sabrina Pessoa