Supermodelo dos anos 1990, Claudia Schiffer revisita marcos da década
Com o projeto Captivate!, a top model lançou um livro sobre a temática e também realizou a curadoria de uma exposição inédita
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das top models mais renomadas de todos os tempos, a alemã Claudia Schiffer faz parte do grupo de profissionais que marcou os anos 1990. Entre as chamadas supermodelos, estão personalidades como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista, Christy Turlington e Kate Moss. Agora, aos 51 anos, Schiffer desenvolveu o projeto Captivate!, que reúne exposição e livro com marcos da década icônica.
Vem saber mais!
O livro de mesa Captivate! Fotografia de Moda dos anos 1990 estreou no Reino Unido em 12 de outubro de 2021, publicado pela Prestel Publishing. Nos Estados Unidos, o lançamento será em 25 de janeiro de 2022.
Na obra, estão trabalhos de fotógrafos como Herb Ritts, Karl Lagerfeld, Peter Lindbergh, Mario Sorrenti, Juergen Teller e Ellen von Unwerth. Imagens nunca antes vistas, do próprio arquivo pessoal de Schiffer, também recheiam as páginas.
Entre os cliques disponíveis, estão campanhas publicitárias para marcas de luxo. Entre elas, Guess e Valentino. Desfiles e fotos de bastidores não poderiam faltar, além de editoriais de revistas de moda, como a Vogue.
Em entrevista à Harper’s Bazaar, Claudia Schiffer destacou que as imagens mais memoráveis costumam ser provocativas e desafiadoras. “Nenhuma fotografia de moda pode ser considerada icônica em sua concepção. Esse status só vem com o teste do tempo”, opinou.
“A fotografia de moda é uma grande cifra de tendências e sonhos e, embora nasça do momento, pode alcançar um status atemporal e capturar uma história maior. Para mim, isso foi tão empolgante na pesquisa – apontar esses momentos incríveis que ainda ressoam hoje”, completou.
Além do livro, Claudia Schiffer fez a curadoria de uma exposição no Kunstpalast Art Museum, em Düsseldorf, na Alemanha. Inaugurada em outubro deste ano, a mostra ficará em exibição até 9 de setembro de 2022.
No catálogo, estão citações de figuras relevantes da indústria da moda também estão no repertório. Na lista, nomes como Anna Wintour, Edward Enniful, Grace Coddington, Donatella Versace e Valentino Garavani.
Também estão reunidos looks originais usados pela supermodelo durante a carreira na década de 1990. Um dos visuais expostos, por exemplo, é um vestido azul de alta-costura que ela vestiu na passarela da Versace, na temporada de outono/inverno 1994/95.
Segundo a top model, trata-se de um de seus momentos favoritos na moda. “Moda, música e arte estavam começando a convergir mais do que nunca. Eu caminhava ao som de Prince, com centenas de fotógrafos alinhando-se na passarela”, escreveu Claudia Schiffer no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A carreira de Claudia Schiffer
Claudia Schiffer nasceu em Rheinberg, na Alemanha, em 1970. Ela foi descoberta em 1987 por um agente na cidade de Dusseldorf. Na ocasião, a jovem de 17 anos dançava com amigos em uma boate.
Poucos meses depois, com as fotos de teste em mãos, ela se mudou para Paris, na França, onde entrou de vez para o mundo da moda. A primeira capa de revista foi para a Elle francesa, em 1989.
Ao longo da carreira que se estende por mais de trinta anos, Claudia Schiffer estampou mais de mil títulos de relevância mundial. Chanel, Versace, Chloé, Valentino, Saint Laurent, Louis Vuitton, Dior e Balmain, entre outras, são marcas que estão no portfólio de desfiles da modelo.
Colaborou Rebeca Ligabue