Summer Collections promete reacender a moda praia do DF
O evento realizará a segunda edição nesta quinta-feira (05/12/2019), com desfiles de nove marcas locais de beachwear
atualizado
Compartilhar notícia
Mostrar o potencial da moda praia por meio da indústria local é o objetivo do evento Summer Collections Brasília. A segunda edição, que ocorrerá nessa quinta-feira (05/12/2019), terá desfiles de nove marcas de beachwear brasilienses e um espaço com experiências e showroom com vendas em varejo. Idealizado pelo jornalista e consultor de moda Fernando Lackman, o encontro terá como endereço o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).
Vem comigo!
O público brasiliense é um grande consumidor de biquínis, maiôs e sungas, apesar de ter o Lago Paranoá como único espaço “praiano”. Para o idealizador da iniciativa, a moda praia da capital é um dos referenciais mercadológicos locais.
“Tenho pesquisado bastante sobre como os movimentos e eventos de moda têm se comportado no Brasil e fora. Chegamos à conclusão de que precisamos setorizar, porque reunimos quem vai dar resultado para as marcas, empresas e empreendedores”, defende Lackman.
Dessa forma, o evento busca promover ações e experiências de vivência para os empresários, além de apresentar o setor aos lojistas e ao consumidor final. Com isso, a expectativa é dar valor e visibilidade a área, e trazer números positivos e benefícios para o DF.
Atualmente, Brasília tem 80 empresas formais de moda praia, com 230 postos de empregos formais e 150 postos de empregos indiretos, segundo informações do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF).
Entre os anos de 2000 e 2007, as exportações do beachwear brasiliense para países como Itália, França e Estados Unidos chegaram a cerca de US$ 4 milhões.
“Estamos retomando algo que já foi muito forte na moda da capital, que é o beachwear. Temos um número enorme de clubes, de piscinas, as pessoas frequentam muito, devido ao nosso clima”, explica Walquiria Pereira Aires, presidente do Sindiveste-DF.
Cerca de 70 lojistas foram convidados para a segunda edição do Summer Collections.
Programação
Ao todo, serão nove desfiles seguidos de moda praia em um único bloco: Arara Store (feminino), Arpa Bikineria (feminino), Estilo Pool (masculino), Fabrika (feminino e masculino), Palloma Gomes (feminino), Sew-Up (masculino e agênero), Soul Mate (feminino e masculino), Sun Rose (feminino) e Vento Radical (feminino e masculino).
Estas e mais algumas etiquetas estarão com produtos à venda durante o evento, que terá também um espaço de experiências com pequenos tratamentos estéticos. Para a próxima edição, em 2020, uma das propostas é oferecer vendas em varejo.
“Vamos começar profissionalizando essas marcas a respeito de como funciona o mercado. Queremos levá-las ao Veste Rio em 2020 e, depois, para fora do país”, observa o organizador.
O casting dos desfiles incluirá personalidades da capital federal das áreas de saúde e bem-estar. Entre elas, esportistas, artistas, personal trainers, funcionários públicos, empresários e universitários.
“Ano passado, convidei várias pessoas da cidade para desfilar. Neste ano, mantive isso. Teremos uma galera muito interessante. Por exemplo, o ganhador do título mundial de calistenia, um mister, digital influencers“, adianta Fernando Lackman.
Outra novidade do Summer Collections será o lançamento de outro projeto de moda na capital, previsto para o ano que vem. A ideia desse novo evento é descobrir novos talentos no mercado brasiliense. Para isso, a noite terá ainda um preview das coleções dos estilistas Romildo Nascimento e Sandra Lima.
Panorama nacional
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), esse segmento movimenta US$ 1,9 bilhão anualmente, somente no mercado interno nacional. Cerca de 700 empresas formais fabricam aproximadamente 60 milhões de peças ao ano, com cerca de 10% das exportações destinadas ao mercado externo.
Para o próximo ano, o Sindiveste-DF informa que há um crescimento estimado de 2,5% em volume na produção de artigos de moda praia no país, indicando um cenário melhor que o de 2019. Além do mais, esse número é maior que a média esperada para os outros segmentos de vestuário.
Como participar
O acesso à segunda edição será gratuito, mediante a doação de produtos de higiene pessoal. As doações serão destinadas ao Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, em Taguatinga.
“Queremos melhorar os números do beachwear da cidade e lançar mão das pessoas daqui promovendo inclusão, diversidade e assistencialismo”, completa Lackman.
A lista de parceiros do evento inclui Sebrae-DF, Sindiveste-DF, Fibra-DF, Aventto Lifewear, Mestto Arquitetura e Cenografia, Espaço Cultural Renato Russo e Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa. A primeira edição do Summer Collections Brasília ocorreu em outubro de 2018, na CasaCor Brasília.
No que diz respeito à moda de Brasília, o ano de 2020 promete ainda mais. O jornalista e consultor de moda adiantou que pretende realizar eventos específicos para outros segmentos, caso da moda masculina, infantil, calçados e acessórios.
Serviço:
Summer Collections Brasília (@summercollections_bsb)
Quinta-feira (05/12/2019), a partir das 18h
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, acesso pela W2)
Acesso livre mediante doação de produtos de higiene pessoal
Livre para todos os públicos
Colaborou Hebert Madeira