Sucesso de vendas, grife Telfar lança canal de TV
Com a plataforma, marca visa driblar os bots e direcionar o canal comercial para o público interessado nas it bags
atualizado
Compartilhar notícia
De Beyoncé a Zoë Kravitz, de Bella Haddid a Selena Gomez, a Shopping Bag da grife Telfar conquistou o coração — e o closet — das celebridades, tornando-se um dos acessórios mais desejados dos últimos tempos. Sucesso entre as fashionistas, a marca tem enfrentado certa dificuldade com empresas de revenda, que utilizam robôs virtuais para comprar milhares de produtos no e-commerce e esgotam o estoque em poucos minutos. Como resultado, os consumidores não estão conseguindo adquirir os itens desejados no site.
Para contornar a situação e se conectar diretamente com os clientes, a etiqueta acaba de lançar a Telfar TV, um canal de televisão que tem a proposta de ser uma plataforma de vendas e conteúdos relacionados a moda e arte. Ficou curioso sobre a novidade? Vem saber mais!
Mudança de logística
Com o slogan “Não para você, para todo mundo”, a Telfar deixa bem clara a sua missão: democratizar a moda. Apesar da aquecida audiência nas redes sociais, somando quase 1 milhão de seguidores no Instagram, houve a necessidade de ter um espaço direcionado não somente à divulgação dos lançamentos, como também ao impulsionamento de novos talentos do universo criativo.
Por conta dos sucessivos incidentes com os bots no site, que rapidamente esgotavam os itens, a marca investiu recentemente em um programa de segurança que vai contra o funcionamento dessa cultura das empresas de hype, que costumam revender os produtos por valores maiores depois. Estrategicamente, a Telfar TV busca solucionar a questão por meio de um canal de vendas exclusivo.
Aqueles que desejam conquistar a tão sonhada bolsa da marca terão que ficar ligados na programação da emissora. A razão? O canal irá transmitir, em horários aleatórios, QR codes que direcionam a audiência para o e-commerce, liberando os produtos somente para os usuários que entrarem com o código. Esse método de vendas é uma estratégia que a Clemens batizou de “a drip not a drop” (um respingo, não uma jogada, em tradução livre), como definiu Isiah em painel que participou na Semana de Moda de Nova York.
“Não é a minha intenção ter algo exclusivo e difícil de as pessoas adquirem, fazendo com que elas tenham que acordar às 9h da manhã para comprar. Nós vamos disponibilizar bolsas suficientes para quem nos assiste e, se notarmos que algum bot comprou 120 bolsas, agora somos capazes de redistribuí-las”, explicou Telfar Clemens, fundador da label.
O canal já está disponível para download na Apple TV e Roku, e também há a possibilidade de acessá-lo no site oficial Telfar.TV. A programação irá englobar materiais produzidos por fãs e colaboradores, como tutoriais de DIY, lançamentos musicais, entrevistas e demais conteúdos audiovisuais. E não para por aí: como incentivo para quem enviar sugestão de material, serão sorteados alguns modelos de bolsas.
Compromissada com a diversidade, a emissora intitula-se uma plataforma que destaca o trabalho desenvolvido por criadores negros. “Nós estamos cansados de sermos conteúdo para as outras pessoas. Queremos cultivar algo autenticamente negro e sem dono”, pontuou o artista e editor Kandis Williams.
Trajetória de sucesso
Apesar do boom recente, Telfar Clemens não é novato na indústria fashion: o estilista liberiano-americano estreou em 2005. Nascido e criado no Queens, Nova York, ele sempre se viu cativado pelas peças de roupas femininas, apesar de não sentir que poderia usá-las.
Inspirado nessa maneira mais fluida de enxergar a moda, Clemens desenvolveu uma label sem gênero e democrática. As peças são intencionalmente utilitárias e acessíveis, tendo em vista o objetivo de criar produtos que qualquer pessoa possa usar, independentemente de sexo ou orçamento.
Ainda na adolescência, o estilista brincava de reconstruir as roupas já existentes no seu armário. Depois desse primeiro momento, sem nunca ter frequentado cursos de design de moda, Clemens passou a criar peças do zero, e desenvolveu a sua primeira coleção. Assim como uma ascendente geração de criadores que atualmente comandam a parte criativa de grandes casas de moda, integrada por nomes como Virgil Abloh e Matthew M. Williams, Telfar é autodidata.
A ascensão do estilista chamou a atenção do Council of Fashion Designers of America. Em 2017, ele conquistou o primeiro lugar na principal categoria da premiação realizada pelo conselho, ganhando US$ 400 mil. Depois do enorme sucesso do modelo Shopping Bag, em 2020 foi eleito novamente o designer americano de acessórios.
Birkin de Bushwick
A Shopping Bag de “couro” vegano, com o T circulado, já existe desde 2014, mas foi apenas em 2020 que ela se tornou um fenômeno de vendas. Não à toa, nas redes sociais, ela ganhou o apelido de “Birkin de Bushwick”, fazendo referência à clássica bolsa da Hermès e ao bairro de Nova York onde vivem muitos fãs do estilista.
Indo além de um acessório legal, as bolsas são consideradas uma declaração política. Poucos designers negros conseguiram elevar-se ao nível de aceitação de Telfar Clemens em todo o setor, de modo que apoiá-lo e elevar o seu sucesso é uma maneira de informar à indústria da moda o valor da diversidade.
Diversos artistas foram clicados com a Telfar Bag nos últimos anos. O acessório se tornou item corriqueiro em produções de street style, estampou capas de revistas renomadas mundo afora e roubou a atenção no Met Gala 2019, quando o ator Ashton Sanders apareceu no tapete vermelho com a sua minibag da marca.
Confira as celebs que foram conquistadas pela Telfar e clicadas usando a Shopping Bag:
Colaborou Marcella Freitas