Street style: confira o que os universitários brasilienses vestem
Entre os estudantes da capital, conforto, estilo e versatilidade são base para as composições
atualizado
Compartilhar notícia
Para além das habituais visitas às regiões administrativas, a coluna de moda deu uma volta por faculdades do Distrito Federal e capturou visuais de estudantes, neste fim de semestre. Na rotina universitária, os looks englobam casualidade, conforto e versatilidade, sem abandonar a personalidade em cada composição.
Vem conferir!
Incorporar o estilo à rotina
Pela quantidade de aulas, deslocamento pelo campus, carga horária de trabalho, estágio e afins, a vida universitária tende a ser bastante movimentada. Por isso, é comum que os estudantes optem por visuais que facilitem a rotina.
A versatilidade no visual, para ambientes formais e casuais, é um dos fatores que faz a moda nas universidade ser tão diversa. Pela necessidade de se adequarem a variados espaços, os alunos usam do gosto pessoal e da conveniência para formar a aparência acadêmica e profissional.
A combinação de peças despojadas, modelagens com alinhamento e cores mais sóbrias pode criar visuais que funcionem em qualquer ambiente. Parte desse visual, que traz maturidade e elegância, depende também do styling de cada peça, ou seja, como cada indivíduo incorpora a própria personalidade no visual.
“Tento combinar [o formal] com o estilo despojado; sempre com alguma blusa, casaco ou blazer por cima. Gosto de trazer uma imagem diferente”, conta Jéssica Duarte sobre as roupas para trabalho e estudo.
Calça cargo no estilo universitário
Nos últimos anos, por forte influência do Y2K, a moda utilitária tem vivido um resgate geracional. Em destaque, a calça cargo tem ganhado evidência desde 2019 e atualmente se encontra inserida em muitos contextos e estilos.
O tradicional design robusto, geralmente com tecidos em estampa militar, retornam com outras opções de prints. Entre os universitários, a cargo — como um ponto focal no visual — é uma escolha em comum, que quando alinhada ao styling e acessórios, personifica qualquer visual.
Além das estampas, os materiais e os detalhes também foram atualizados pela geração Z. Antigamente feitas em linho, as calças cargo ganharam versões em jeans, nylon e moletom. A ideia é priorizar o estilo e o conforto, acima do utilitarismo.
Para visuais mais discretos, a peça também pode ser uma alternativa. Ao incorporar a cargo, com seus bolsos largos e modelagem larga em relação ao corpo, o visual se torna mais atrativo pela quantidade de detalhes, independentemente da coloração do modelo.
Street style: estética e criatividade no campus
Mesmo no ambiente de estudos, ainda há quem priorize visuais criativos e nada convencionais. Peças que simulam movimento, estampas chamativas e composições maximalistas não deixam de aparecer entre os universitários.
Essas combinações garantem uma imagem descontraída para a personalidade e abrem margem para a reinterpretação de padrões em diversos campos sociais. Alguns estudantes transformam as universidade em “passarelas” de moda.
Em geral, os estudantes não deixam o estilo de lado na hora das atividades curriculares. Cada indivíduo as próprias necessidades e a rotina para obter conforto além da estética.