Stella Tennant, supermodelo britânica, morre aos 50 anos
A top model foi musa de Gianni Versace e Karl Lagerfeld nos anos 1990. A causa da morte não foi divulgada
atualizado
Compartilhar notícia
A supermodelo britânica Stella Tennant morreu nessa terça-feira (22/12), cinco dias após seu aniversário de 50 anos. A informação foi confirmada à imprensa britânica pela família da top model, nesta quarta-feira (23/12). A causa da morte, definida como “repentina”, não foi divulgada. Os familiares pediram privacidade para este momento e informaram que anunciarão os “arranjos para um serviço memorial”.
Stella ficou conhecida por desfiles para grifes como Chanel, Alexander McQueen e Versace nos anos 1990, além de já ter estrelado várias capas de revistas, como Harper’s Bazaar e Vogue. O primeiro trabalho da escocesa como modelo foi um ensaio para a Vogue britânica, na edição de dezembro de 1993, com imagens feitas por Steven Meisel. Anteriormente, a top havia se formado em escultura na Winchester School of Art e chegou a trabalhar brevemente na área.
Logo após as fotos para a British Vogue, ela posou para uma campanha de Gianni Versace, que a teve como musa durante anos. Depois disso, sua carreira deslanchou. Ela fez trabalhos para grifes como Burberry, Calvin Klein, Hermès e Jean Paul Gaultier. Apesar de ter anunciado a aposentadoria em 1998, durante a primeira gravidez, voltou a aparecer em capas de revista e passarelas posteriormente. Em janeiro deste ano, por exemplo, participou de um desfile de alta-costura da Valentino.
Sua aparência andrógina foi um dos principais diferenciais ao longo da carreira. No fim dos anos 1990, Karl Lagerfeld a contratou como rosto exclusivo da Chanel, por sua aparência com Gabrielle Chanel, fundadora da grife. Ela também foi próxima dos designers Nicolas Ghesquière, Riccardo Tisci e Victoria Beckham. Nos últimos anos, a supermodelo passou a se manifestar em prol do consumo consciente, além de atuar em campanhas contra o impacto ambiental do fast fashion e do uso de menos energia elétrica, como informa a BBC.
Em 2016, ao Evening Standard, ela falou sobre as dúvidas iniciais quanto à carreira de modelo. “Você tem uma ideia do que é moda, mas estive na escola de arte. Eu não sabia se queria ser objetificada. Achei que era um mundo grande e raso e não tinha certeza se gostava da aparência dele”, revelou. A carreira, por outro lado, deu muito certo. Em 2009, ela foi considerada uma das 20 modelos-ícone, ao lado da brasileira Gisele Bündchen.
Stella Tennant deixa quatro filhos – Marcel, Cecily, Jasmine e Iris – e foi casada durante 21 anos com o ex-fotógrafo francês David Lasnet, de quem se separou no início deste ano. Ela é neta de Andrew Cavendish, 11º duque de Devonshire, e Deborah Mitford. Segundo a imprensa britânica, a polícia não identificou circunstâncias suspeitas que poderiam ter causado a morte. “Stella foi uma mulher maravilhosa e uma inspiração para todos nós. Ela fará muita falta”, diz um trecho do comunicado divulgado pela família.
Ao longo de sua lendária carreira, a supermodel estrelou diversas capas de revistas. Entre as principais publicações de moda do mundo, Stella já performou para Vogue, W Magazine, Marie Claire, Bazaar, I-D, Style, WSJ. Magazine, 032c, Hello!, Mixt(E), entre outras. Confira a galeria para relembrar as front pages de sucesso:
Colaboraram Hebert Madeira e Sabrina Pessoa