metropoles.com

SPFW N51: confira destaques do primeiro dia da semana de moda digital

A edição começou na quarta-feira (23/6) e seguirá até domingo (27/6). Já se apresentaram marcas como Ronaldo Fraga, Samuel Cirnansck e ÀLG

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricky Arruda e Anna Quast/Samuel Cirnansck/Divulgação
Modelo com peças da nova coleção
1 de 1 Modelo com peças da nova coleção - Foto: Ricky Arruda e Anna Quast/Samuel Cirnansck/Divulgação

Foi dada a largada para mais uma temporada do SPFW. A 51ª edição do evento fashion, que começou na quarta-feira (23/6), aborda o tema Regeneração. Novamente em formato digital, o primeiro dia de transmissão ao vivo foi iniciado por Ronaldo Fraga, que mostrou uma viagem de pesquisa ao Ceará. A etiqueta Aluf apresentou seu trabalho com tecidos sustentáveis. Outro destaque vai para a estreante Anacê, seguido pelos desfiles de Samuel Cirnansck e ÀLG. Por fim, Lilly Sarti comemorou 15 anos da marca.

Vem saber mais!

Giphy/ÀLG/Reprodução

Ronaldo Fraga

Reconhecido pelas apresentações performáticas, Ronaldo Fraga não poderia fazer diferente na abertura da edição on-line do SPFW. Com poesia e sensibilidade, o estilista mineiro levou o público a uma viagem ao Cariri cearense, que inspirou sua mais nova coleção. Logo no início do fashion film, o tom regional é dado pela melodia de Ednardo nas canções Está Escrito e Enquanto Engoma a Calça.

Enquanto o designer conduz o público à Chapada do Araripe, no sul do Ceará, a modelo Suyane Moreira, de Juazeiro do Norte, vestiu as peças da coleção, batizada de Terra de Gigantes. Por lá, os principais pontos turísticos, de igreja a calçadas, viraram passarela para as criações da marca.

“Em Terra de Gigantes, falo sobre a miscigenação característica da região, dos filhos que são frutos das mais variadas misturas: índios Kariri, escravos, africanos malês de origem muçulmana, cristão novos e judeus fugidos da inquisição na Espanha e Portugal. Mistura que é também a base de todo povo brasileiro”, afirmou o estilista em comunicado.

 

Confeccionado a partir do linho, o compilado traz muitos bordados e poucas estampas, remando contra o tradicional trabalho do profissional. Entretanto, uma explosão de cores e texturas é aplicada às peças.

“O azul do céu e os aviões de flandre e zinco do mestre Françuli, os arabescos em coração de Espedito Seleiro, a bata do Padre Cícero, os pássaros do sertão de Potengi, a fotopintura tão presente na sala de casa de quase todos os mestres, as cores do reisado e até o símbolo dos penitentes refletem um jeito de fazer moda que potencializa esse viver orgânico”, elencou a marca.

A coleção foi desenvolvida em colaboração com alunos e profissionais do Sesc Ceará. O resultado final também fortalece a moda autoral e coloca a cultura regional nos holofotes.

Modelo com peças da nova coleção
Ronaldo Fraga abriu a 51ª semana de moda paulistana

 

Modelo com peças da nova coleção
O estilista levou os fashionistas ao Cariri cearense

 

Modelo com peças da nova coleção
Cultura, moda e história se tornam poesia

 

Modelo com peças da nova coleção
A modelo e atriz Suyane Moreira desfila com as peças no filme
Aluf

A apresentação da Aluf pode ser traduzida como uma carta aberta. A marca convidou o público a olhar para fora, depois de tanto olhar para dentro. “Onde está a beleza no cotidiano?”, questionou, no início do vídeo. Não demorou para a estilista Ana Luisa Fernandes mostrar sua apreciação aos pequenos detalhes, por meio de sua criação rica em texturas e cortes precisos.

“Acredito que a pandemia nos trouxe um momento necessário de reflexão sobre o motivo e o formato em que fazemos as coisas. A Aluf já nasceu de um questionamento, que era a relevância da moda para a sociedade. Neste momento em que vivemos, essa reflexão se tornou muito mais latente, nos levando a refletir não só como fazemos, mas sobre a nossa relação com a nossa comunidade”, conta à coluna.

Desde 2018 no lineup do SPFW, a grife tem modelagens amplas como marca registrada. Com texturas e volumes diferenciados, que atraem o olhar, os detalhes da coleção ganham destaque nas pregas e tecidos desfiados nos punhos. Tecidos 100% de origem sustentável dão forma às peças. Entre eles, estão a sarja, o algodão e o linho.

Para a temática deste ano, que também irá guiar as próximas coleções, a label pretende revelar demais detalhes em cada canto da rotina. “A coleção A Beleza do Cotidiano traz uma reflexão necessária – não somente agora, mas para quando a vida voltar a girar, para que não percamos essa sensibilidade de apreciar cada pequeno detalhe dela”, reforça a idealizadora da grife.

Modelo com peças da nova coleção da Aluf
Com a sustentabilidade como pilar, a marca busca questionar as barreiras entre moda, arte e psicologia

 

Modelo com peças da nova coleção da Aluf
Em entrevista, Ana Luisa Fernandes conta que se baseia no processo de arte-terapia, inspirado no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, uma mulher brasileira “forte e à frente do seu tempo”, como classifica a designer

 

Modelo com peças da nova coleção da Aluf
As cores e texturas de “dentro de casa” migraram para a coleção

 

Modelo com peças da nova coleção da Aluf
A marca compara as criações a um casulo, que aconchega e protege
Anacê

A coluna já havia adiantado detalhes sobre a estreia da grife Anacê na semana de moda paulistana. Capitaneada pela dupla Ana Clara Watanabe e Cecília Gromann, a coleção de lançamento da marca é intitulada Ruta, nome científico da planta Arruda.

Além da temática, o aspecto da natureza também migra para as roupas em fibras naturais, como o algodão. A tecnologia, que marca presença nas tramas das peças em tecidos antivirais, também é representada nas passarelas, simbolizando o boom que a sociedade está vivendo.

A dualidade presente nos tecidos e até mesmo na figuração da passarela representa o conceito da coleção. “Queríamos ilustrar o momento atual, no qual estamos olhando de volta para quem somos. É hora de nos reconectarmos com nós mesmos, até a relação e ligação com o digital”, explicou Cecília em entrevista após a apresentação ao vivo do vídeo.

Com proposta de moda atemporal, a marca apresenta alfaiataria contemporânea com modelagens exageradas e ergonômicas. Os shapes não definem ou limitam os contornos do corpo. Na realidade, são desenhados para abraçar diversos gêneros e tamanhos.

Modelo com peças da nova coleção
A Anacê estreou nesta edição do SPFW

 

Modelo com peças da nova coleção
A obsessão com a tecnologia dá tom à apresentação

 

Modelo com peças da nova coleção
Acompanhada por cenas sobre ansiedade

 

Modelo com peças da nova coleção
Rituais e banhos de cura com plantas também são ilustrados no curta criado pela etiqueta
Samuel Cirnansk

O estilista paulista Samuel Cirnansk não escondeu suas origens criativas, que tiveram início nos figurinos de teatro, ópera e cinema. De volta aos palcos, a coleção mais recente foi apresentada no Teatro Faap, em São Paulo, com direito a um vestido flutuando na abertura do filme.

As criações carregam um pé na sensualidade, com vestidos luxuosos, cheios de bordados e transparências. A moda festa de Samuel aparece desconstruída em seu primeiro desfile por vídeo. Os corsets, que costumam ser a base de suas criações, são apresentados de maneira inovadora, sustentados apenas pelas barbatanas. O tecido de cobertura foi deslocado para a saia dos looks.

Modelo com peças da nova coleção
A moda festa de Samuel Cirnansk transita entre técnicas tradicionais e inovadoras

 

Modelo com peças da nova coleção
A marca veterana marca presença no SPFW desde 2005

 

Modelo com peças da nova coleção
Este, entretanto, foi o primeiro fashion film da etiqueta

 

Modelos com peças da nova coleção
No vídeo, as modelos simulam o backstage de um editorial

“O clima é de descontração no ‘backstage‘ do Teatro Faap. Momentos antes do início do desfile, as modelos testam os sapatos andando de um lado para o outro, simulam poses e fazem carão. O fotógrafo registra as últimas fotos para o ‘lookbook‘, uma modelo testa a performance que vai fazer na passarela e o maquiador dá os últimos retoques”, detalhou a marca em comunicado.

ÀLG

A marca ÀLG é famosa pelo streetwear inspirado nos movimentos de rua e esportes, como o skate e o surf. Para o veraneio, a grife apresenta sua collab com o filme Space Jam, diretamente de uma quadra de tênis. Na plateia, os personagens Pernalonga e Lola Bunny ocupam a primeira fila do desfile, em uma mistura do mundo real com o universo das animações. A ludicidade também estampa as peças da coleção.

Em parceria com Warner Bros. Consumer Products e Cartoon Network, o compilado dá vida ao universo do longa em estampas exclusivas. “É possível encontrar quatro diferentes modelos de t-shirts, que mesclam os queridos personagens do novo filme de Space Jam. Entre eles, a Tee-shirt Dress com estampa Tune Squad, camiseta de manga longa com estampa do Pernalonga, além de camisetas manga longa e oversized com estampa Tune Squad”, destacou a grife.

Esta é a segunda apresentação da ÀLG em formato digital no SPFW. Assim que terminou o desfile na semana de moda, em formato see now, buy now, metade das peças da coleção foram disponibilizadas no e-commerce da etiqueta.

Confira os cliques:

Modelo com peças da nova coleção
A ÀLG aposta em peças com formas amplas e confortáveis

 

Modelo com peças da nova coleção
A etiqueta é reconhecida pelo reaproveitamento de tecidos em estoque

 

Modelo com peças da nova coleção
Casacos matelassados pontuam o lançamento

 

Modelo com peças da nova coleção
Outra novidade são as calças mais curtas
Lilly Sarti

Em tom festivo, a coleção de verão 2022 celebra os 15 anos da grife Lilly Sarti. A marca homônima à estilista pontuou que as criações tomaram forma a partir do pensamento a respeito do processo evolutivo como seres humanos.

“A ideia tomou a forma de silhuetas elegantes e descomplicadas, confortáveis, mais próximas ao corpo. Em termos de matérias-primas naturais, foram selecionadas cambraia de linho, rami e gaze de algodão. Sem esquecer de materiais ecologicamente responsáveis, como o que mistura fibras naturais e fios reciclados”, comunicou a etiqueta.

Entre os pontos altos, estão os tricôs com acabamentos em crochê e os mosaicos de jeans. Para complementar as produções, a grife aposta em sapatos baixo com ponta arredondada e flatforms.

 

Na abertura do evento, também se apresentaram as labels Ateliê Mão de Mãe e Meninos Rei, como parte do projeto Sankofa, que amplia a inclusão racial.

Nesta quinta-feira (24/6), Igor Danona abrirá a programação, seguido por Ronaldo Silvestre, Az Marias, Naya Violeta, Isabela Capeto, Martins, Modem, Tryia e Another Place. Nos próximos dias, também serão revelados trabalhos de marcas como Esfér, Apartamento 03, Rocio Canvas, Carol Bassi, Wilson Ranieri, Soul Básico, Renata Buzzo e Flavia Aranha, entre outras. O São Paulo Fashion Week N51 acontece até este domingo (27/6).

 

Colaborou Sabrina Pessoa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?