metropoles.com

Confira os destaques do último dia do São Paulo Fashion Week N54

Os desfiles das marcas Korshi 01, Isaac Silva, Dendezeiro e Apartamento 03 movimentaram o encerramento da semana de moda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Bless e mais pessoas no desfile da Dendezeiro no São Paulo Fashion Week N54 - Metrópoles
1 de 1 Bless e mais pessoas no desfile da Dendezeiro no São Paulo Fashion Week N54 - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Mais um São Paulo Fashion Week chegou ao fim. A 54ª edição da semana de moda aconteceu entre os dias 16 e 20 de novembro. No último dia de evento, as marcas Korshi 01, Isaac Silva, Dendezeiro e Apartamento 03, entre outras, integraram o cronograma de desfiles.

Vem ver o que rolou no encerramento do SPFW N54!

Giphy/Fábio Vieira/Metrópoles


Korshi 01

A Korshi 01 abriu o calendário de desfiles desse domingo (20/11) no São Paulo Fashion Week N54, com o trabalho Plataforma K01 – Koleção 06. A direção criativa é assinada por Pedro Korshi.

O compilado é uma celebração à classe trabalhadora. “Tem como inspiração a mão de obra que leva o bem-estar social e ambiental como os principais pilares de seus esforços de produção”, explicou a etiqueta em nota.

Nos outfts, foram usados os materiais sarja e jeans. Botões de pressão de metal prata incrementam os looks. Vale reparar nas assimetrias que dão por meio de mangas e barras irregulares, mas também por meio de fendas e do movimento em recortes.

Look da marca Korshi 01 em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
O cenário escolhido para a apresentação foi a Vila Itororó, “local onde se estabeleceu a primeira vila operária da cidade de São Paulo na década de 1920, e atualmente é um patrimônio histórico tombado pela prefeitura”, como destacou a Korshi 01

 

Look da marca Korshi 01 em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
A coleção é uma homenagem à classe trabalhadora brasileira

 

Look da marca Korshi 01 em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
Pedro Korshi brinca com as assimetrias

 

Look da marca Korshi 01 em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
Pedro Ferreira assinou a assistência de criação e styling

 


Isaac Silva

Para a participação no SPFW N54, a estilista baiana Isaac Silva preparou um resgate ao “axé ancestral”. A coleção revelada é uma homenagem a mulheres mais velhas, mais especificamente as que deram vida ao DNA da marca: Dona Marisa Moura e Diop Soda (Mama).

A diáspora africana está entre as referências do novo trabalho. Realeza, poder cultural, joias e cores refletem no resultado. Nos looks, majoritariamente com tonalidades lisas, os detalhes fizeram toda diferença, com direito a transparências, camadas de tecidos e turbantes. No fim, um vestido de noiva repleto de bordados e babados, usado pela atriz e modelo Aretha Sadick.

Look da marca Isaac Silva em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
Isaac Silva integrou o cronograma do último dia do SPFW N54

 

Look da marca Isaac Silva em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
A marca se inspirou na diáspora africana

 

Look da marca Isaac Silva em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
“Olhamos para as nossas culturas, para o feito à mão, o bordado, as aplicações, a natureza e as tradições. E, assim, encontramos beleza e verdade para as nossas peças”, apontou a label em comunicado

 

Look da marca Isaac Silva em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
Os detalhes fazem toda diferença

 

Look da marca Isaac Silva em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
A estilista baiana também homenageou mulheres mais velhas que estão no DNA da etiqueta

 

Vestido de noiva da marca Isaac Silva em desfile no SPFW N54 - Metrópoles
Vestido de noiva para fechar

 


Dendezeiro

Para a estreia presencial no SPFW, a Dendezeiro levou a coleção Ruas do Brasil. Em paralelo ao desfile, o lançamento de um EP visual, com duas músicas exclusivas do rapper Hiran com a participação de Virus. Um dos pontos altos foi a participação do pequeno Bless, filho de 7 anos do casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso.

Hisan Silva e Pedro Batalha, diretores criativos e idealizadores da marca, foram guiados por estados das regiões Sudeste, Nordeste e Norte, escolhidos por serem grandes polos de movimentações culturais no país. “O ponto que mais nos inspira nessa coleção são os personagens do dia a dia, presentes em nossas vidas em todos os momentos, mais pouco analisados e contemplados”, apontaram os designers em comunicado.

“Buscamos traduzir as reverberações das pessoas, suas ruas e seus símbolos culturais regionais nas roupas e design das peças. Entendemos que as ruas são as pessoas e suas diversidades”, completaram os estilistas.

Hisan e Batalha mergulharam no streewear, com toques de alfaiataria. No repertório, jaquetas, macacões, calças, blazers, e, pela primeira vez, vestidos. Além do marrom, que está no DNA da Dendezeiro, a cartela de cores engloba preto, jeans em azul, off-white e verde. Nos pés, calçados da Havaianas.

Bless, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, em desfile no São Paulo Fashion Week - Metrópoles
A Dendezeiro desfilou presencialmente pela primeira vez no São Paulo Fashion Week

 

Cantora Urias em desfile do SPFW N54 - Metrópoles
O marrom, clássico da marca, não poderia faltar

 

Look da marca Dendezeiro no SPFW N54 - Metrópoles
Coleção Ruas do Brasil

 

Look da marca Dendezeiro no SPFW N54 - Metrópoles
Azul jeans com ar descolado

 

Look da marca Dendezeiro no SPFW N54 - Metrópoles
Ar urbano

 

Look da marca Dendezeiro no SPFW N54 - Metrópoles
Street com toque de alfaiataria

 

Look da marca Dendezeiro no SPFW N54 - Metrópoles
Os looks são fruto de uma extensa pesquisa que teve início em 2019, quando Hisan Silva e Pedro Batalha começaram a se aprofundar sobre o cotidiano das ruas

 


Apartamento 03

A Apartamento 03 foi a marca responsável pelo encerramento oficial do SPFW N54. Batizada de Áureo, a coleção lançada na passarela foi inspirada no livro Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, como uma forma de exaltar saberes históricos em uma “ode à resistência”, presente na história da personagem do livro, Kehinde, uma mulher africana que lutou por liberdade no Brasil”, segundo a grife.

“Diante da imagem de Oxum, assim como a protagonista, o diretor criativo Luiz Cláudio se inspira na orixá, uma entidade que representa sabedoria e poder feminino, para criar peças que trazem uma simbologia carregada de sofisticação na coleção que acompanha a pesquisa da marca por novos materiais e modelagens”, apontou comunicado da etiqueta.

Entre as novidades, está o kanekalon, material utilizado para fazer tranças de cabelos, escolhido por remeter às memórias de infância do estilista. Com paleta sóbria, os visuais também carregam palha de seda como plumas e linho. A Apartamento 03 também apostou no desenho de Ouroboros, serpente que engole a própria cauda, para remeter a um “ciclo contínuo da vida”. Além dos modelos profissionais, a cantora Liniker passou pela catwalk.

Liniker em desfile do São Paulo Fashion Week N54 - Metrópoles
A Apartamento 03 fechou a 54ª edição do São Paulo Fashion Week

 

Look de desfile da Apartamento 03 no SPFW N54 - Metrópoles
Cartela sóbria de cores

 

Look de desfile da Apartamento 03 no SPFW N54 - Metrópoles
O preto dominou

 

Look de desfile da Apartamento 03 no SPFW N54 - Metrópoles
Rigidez com pitada de movimento

 

Look de desfile da Apartamento 03 no SPFW N54 - Metrópoles
Coleção Áureo

 

Look de desfile da Apartamento 03 no SPFW N54 - Metrópoles
Styling de Daniel Ueda

 

 

SPFW N54

De 16 a 20 de novembro, o São Paulo Fashion Week N54 representou a segunda parte do Festival SPFW+In-Pactos, que reuniu moda e arte, com direito a instalações culturais. A edição teve como point principal o hub Komplexo Tempo, no bairro Mooca. Alguns desfiles também foram realizados com locações externas, como o Shopping Iguatemi, a Sala São Paulo, o Hotel Rosewood  e o auditório do Parque Ibirapuera.

Nos primeiros dias de evento, foram realizados shows presenciais das labels Patricia Viera, Walério Araújo, Bold Stra e Misci. Ao longo da semana, também se apresentaram Lilly Sarti, DePedro, Triya, Buzina, Handred, Ellus, Angela Brito, Santa Resistência, Silvério, Anacê, Lenny Niemeyer, e mais. Nesse domingo (20/11), a grade também foi composta por nomes como À La Garçonne, Cria Costura, Lucas Leão, Naya Violeta e Weider Silveiro.

O lineup do último dia de SPFW englobou ainda a participação digital da etiqueta homônima do designer Mauricio Duarte, o primeiro estilista do Amazonas a participar da semana de moda paulista. Para a estreia, a marca preparou um fashion film intitulado Igarapé, que celebra as raízes indígenas do fundador, pertencente ao povo Kaixana.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?