SPFW N58: veja destaques da programação dos primeiros dias
A semana de moda reúne as principais marcas de moda do Brasil até 21 de outubro
atualizado
Compartilhar notícia
O São Paulo Fashion Week (SPFW) começou nessa segunda-feira (14/10). O tema da edição N58, intitulado As Joias da Rainha, homenageia a icônica jornalista, editora de moda e diretora criativa Regina Guerreiro.
Para iniciar a semana de moda, o projeto Ponto Firme, junto ao estilista Gustavo Silvestre, apresentou um desfile de pré-abertura. Depois, marcas como Another Place, Lilly Sarti, Weider Silverio, entre outras, complementaram a programação dos primeiros dias de evento.
Vem saber mais!
Ponto Firme e Gustavo Silvestre
O desfile de Gustavo Silvestre e Ponto Firme, realizado no icônico Museu do Ipiranga nessa segunda-feira (14/10), fez parte da pré-abertura oficial do São Paulo Fashion Week. A coleção apresentada foi uma celebração da moda, cultura e trabalho manual.
O designer apresentou 40 looks, que destacaram o inovador “tecido de crochê”, uma criação exclusiva de Silvestre, feita com o fio Cordonê da Círculo, uma das maiores indústrias têxteis do Brasil. A técnica ofereceu a possibilidade de intensificar ainda mais o brilho e a fluidez das peças por meio de tramas abertas e paetês sustentáveis.
Com uma estética delicada e sofisticada, a coleção incluiu recortes e transparências, ideais para a temporada primavera/verão. A passarela ganhou vida com uma trilha sonora vibrante, repleta de músicas brasileiras, enquanto os modelos desfilaram pelos jardins externos do museu — o que foi um espetáculo à parte.
A diversidade foi um dos pontos altos do casting, que incluiu a influencer Maya Massafera e a modelo Halessia, ambas mulheres transexuais. O desfile também destacou o impacto social do Ponto Firme, um projeto que oferece oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade por meio do crochê. Cada peça da coleção apresentada foi, inclusive, fruto de um minucioso trabalho manual envolvendo esses diversos profissionais e horas de dedicação.
Another Place
A marca Another Place fez um retorno marcante ao São Paulo Fashion Week nessa terça-feira (15/10). Com a nova coleção intitulada Hardy, a etiqueta apresentou um desfile imersivo que evocava um ambiente underground.
O desfile começou com uma sequência de peças em preto e materiais resinados. No entanto, o que destacou mesmo a força dos looks foram os tecidos com transparência, recortes estratégicos e detalhes metálicos, como spikes e ilhoses. A estética urbana dos visuais garantiu um ar de rebeldia e autenticidade nas passarelas.
Na sequência, a Another Place apresentou uma série de peças em jeans, com variações de tonalidades. No bloco, a marca desfilou itens com cortes amplos e silhuetas contemporâneas para manter o estilo jovem e descontraído característico dela.
Para fechar o desfile, roupas com brilho e texturas metálicas complementaram a estética de “espírito vibrante” das pistas de dança. A coleção equilibrou bem o contraste entre o monocromático e o maximalismo.
Lilly Sarti
A coleção da Lilly Sarti, apresentada nessa terça-feira (15/10), foi uma celebração da estética minimalista japonesa, inspirada pelo Wabi-sabi, uma filosofia que valoriza a beleza nas imperfeições e cicatrizes do tempo.
A coleção apresentou uma abordagem purista e arquitetônica nas modelagens, com foco nas formas arredondadas e volumosas, como o shape cocoon e mangas infladas, além de referências ao quimono. As influências dos anos 1980 foram evidentes em peças com silhuetas balonê e o uso do peplum em tops ajustados, para equilibrar a delicadeza das peças com a ousadia delas.
Jacquards desenhados internamente exalaram a rica natureza nipônica, como o icônico Monte Fuji e as flores com significados culturais. A organza, um dos tecidos mais presentes na coleção, foi trabalhada com acabamentos precisos, incluindo maquinetados e técnicas de devorê, o que resultou em leveza e sofisticação aos itens.
Weider Silveiro e Meninos Rei, celebrações nordestinas no SPFW
A quarta-feira (17/10) começou de forma nostálgica, porém alegre, com o desfile de Weider Silveiro, piauiense já recorrente no SPFW. A coleção apresentada foi construída a partir das memórias do diretor criativo de sua terra natal, mas especificamente das festividades tipicamente brasileiras.
As festas juninas, por exemplo, foram homenageadas por cortes em forma de fitas, bandeirolas e estampas xadrez. As peças coloridas e que buscaram inspiração na tradicionalidade brasileira foram desfiladas ao alto som de forró e de brega, com a banda Calcinha Preta encerrando a passarela.
Muito mais do que um desfile, a apresentação da marca baiana Meninos Rei levou o Carnaval do Pelourinho à capital paulista. Com nomes como Deborah Secco e Ícaro Silva vestindo a coleção, o batuque do tambor ritmou a entrada das estampas com elementos da cultura brasileira, de fitas do Senhor do Bonfim até ventiladores e cadeiras de bar.
Trajes brancos somaram às tradicionais estampas, trazendo o aspecto religioso aos designs. Quem também participou da exaltação à Bahia foi Sheila Mello, que relembrou os tempos de Loira do Tchan ao lado de Beto Jamaica, ex-vocalista do grupo de pagode É o Tchan!
O apresentador Thiago Oliveira, também parte do badalado casting, comentou sobre o espírito descontraído do desfile: “Foi uma festa, uma celebração da nossa história, e os Meninos Rei sabem fazer isso muito bem. Acima de tudo, foi sobre celebrar as nossas ancestralidades”, compartilha com a coluna.
Gefferson Vila Nova
Os looks apresentados por Gefferson Vila Nova no SPFW N58 seguiram um padrão: uma peça preta, outra branca (ou creme) e, contrastando com a sobriedade, uma única peça colorida, seja com a logomarca da etiqueta ou estampas floridas.
Chamada Amore, a coleção contou com um toque de uniforme de marinheiro, fruto de uma clara influência mediterrânea — de onde vem também o nome do lançamento. A cor vibrante quebrou o minimalismo e fez os designs se destacarem para além do que já se conhece sobre looks com tons básicos.
Cabe ressaltar que Vila Nova foi o terceiro nordestino seguido a se apresentar na quarta-feira (16/10). O designer é soteropolitano, e uniu as referências locais com de suas viagens às cidades praianas da Europa.
SPFW N58
Desde 14 de outubro, o São Paulo Fashion Week N58 movimenta a moda nacional, com desfiles entre o shopping Iguatemi São Paulo e o Pavilhão de Culturas Brasileiras no Parque Ibirapuera. O evento reuniu apresentações de etiquetas como Another Place, Lilly Sarti, Weider Silverio e mais. A programação segue até 21 de outubro.