metropoles.com

SPFW N55: veja Ponto Firme, Apartamento 03, Dendezeiro e mais

Entre os destaques dos dias 25 e 26 de maio, também estão marcas como Igor Dadona, Patricia Viera, Meninos Rei, Martins e The Paradise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Soubhia/Agência Fotosite
Modelos usando roupas coloridas em cima de um andaime no centro de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Modelos usando roupas coloridas em cima de um andaime no centro de São Paulo - Metrópoles - Foto: Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

Sob o tema Origens/Ressignificar, o São Paulo Fashion Week N55 está a todo vapor. Depois dos primeiros desfiles presenciais, de João Pimenta e Isaac Silva, as coleções apresentadas pelas marcas Ponto Firme, Apartamento 03 e Dendezeiro integraram o cronograma do evento. Entre os destaques dos dias 25 e 26 de maio, também estão Igor Dadona, Patricia Viera, Meninos Rei, Martins e The Paradise.

Vem ver!

Giphy/Rebeca Ligabue/Metrópoles

 

Igor Dadona

Para a participação no SPFW N55, Igor Dadona preparou a coleção Colosso, revelada nessa quinta-feira (25/5). Com cenário no Senac Lapa Faustolo, a etiqueta homônima mostrou looks que mesclam glamour e casualidade, além de alfaiataria descontraída.

Entre os tecidos usados, estão lã, tweed e seda pura. O grande destaque do copilado fica para a minuciosidade dos bordados, com direito a adereços brilhosos de cristas, oriundos da primeira parceria internacional da etiqueta com a Swarovski. Para completar os visuais, calçados da Ellus.

Modelo usa look amplo estampado com flores - Mertrópoles
Igor Dadona revelou a coleção Colosso, no São Paulo Fashion Week N55

 

Modelo com blazer preto e marrom, além de lenço claro amarrado no pescoço - Metrópoles
O estilista apostou em visuais pensados para o trabalho e festas, com versatilidade, sem perder a elegância

 

Cristais em roupa branca - Metrópoles
Cristais Swarovski bordados

 


Patricia Viera

No desfile, realizado nessa quinta-feira (25/5), no Shopping Iguatemi, Patricia Viera reforçou a importância e a delicadeza do trabalho manual. A coleção reúne peças em mosaicos, construídos a partir de couro reaproveitado. Cortes a laser e flores aplicadas ainda incrementam os visuais.

Em parceria com a Nannacay, as bolsas foram feitas com cordas de algodão e tecidas manualmente com raffia e crochê. Já a etiqueta Manolita assinou os calçados, desenvolvidos especialmente para a ocasião, em tons metalizados e com saltos de PVC.

Na passarela, modelo usa look preto de couro com calça, cropped e jaqueta - Metrópoles
Patricia Viera foca no handmade. A apresentação nesta edição do SPFW foi no dia 25

 

Modelo usa vestido metalizado em dourado com mosaico de couro - Metrópoles
Mosaico de couro no look metalizado

 

Modelo usa vestido longo com mosaico de couro - Metrópoles
O couro é o principal material da marca

 

 

Ponto Firme

Também na quinta-feira (25/5), as portas da loja Rider Space no Edifício Copan, no centro de São Paulo, foram abertas para o desfile da Projeto Ponto Firme. As curvas e o concreto da emblemática obra arquitetônica, assinada por Oscar Niemeyer, foram palco para o brilho, as cores e tramas apresentados pela marca fashionista.

Em entrevista à coluna, o estilista Gustavo Silvestre destaca que a inspiração da coleção foi a inteligência artificial: “A gente quer levar o crochê sempre para frente. Um dos temas que estava mexendo muito com a gente é a criação de imagem por meio da IA. Pensamos em inventar um mundo nosso, que brilhasse. Assim, começamos essa pesquisa dos paetês e como introduzi-los na trama, criando um novo tecido.”

Modelo desfilando em passarela com vestido roxo - Metrópoles
Cada lantejoula é inserida manualmente na trama do crochê

 

Modelo desfilando com vestido marrom vazado - Metrópoles
Máquinas de corte a laser representam o futuro. Segundo a marca, a mistura dos computadores com o trabalho manual une a ancestralidade à inteligência artificial

 

Close em sapato de modelo verde em desfile - Metrópoles
A colaboração também customizou os modelos de calçados Mule, Rnext e NX da Rider. As peças de edição limitada estão à venda na loja Rider Spaces

 


Meninos Rei

Sob o slogan “Todo menino é um rei”, a marca baiana Meninos Rei apresentou a coleção Pop Ancestral, na noite dessa quinta-feira (25/5). Inspirada no afrofuturismo, a etiqueta comandada pelos irmãos Junior e Céu Rocha saudou os ancestrais na semana de moda paulistana.

A empresa incluiu celebridades na passarela, com direito a show de Larissa Luz, que entoou a música A Carne, de Elza Soareas. Também desfilaram a cantora e ex-BBB Marvvila e o ator Samuel Assis, com roupas leves e confortáveis. Entre os destaques, também estão modelagens volumosas e de corte reto.

Cantora desfilando com peças estampadas em passarela - Metrópoles
As estampas multicoloridas trazem grafismo e geometrias

 

Close em roupa estampada usada por modelo em desfile - Metrópoles
Animal print também ganha destaque

 

Fila final de desfile performático - Metrópoles
De acordo com a marca, a coleção Pop Ancestral é um tributo à beleza e à força da ancestralidade negra, celebrando seu lugar na contemporaneidade

 


Martins

Se depender da Martins, os acessórios da temporada de outono/inverno 2023 vão ser coloridos. Na coleção recém-apresentada, uma mistura de texturas e padronagens é somada ao DNA da marca, carregado pelo brilho extremo. A etiqueta paulista de Tom Martins ainda fez história na passarela do SPFW, no dia 25, ao lançar a primeira coleção com peças de bio design do país.

Além disso, os looks foram desenvolvidos em tecidos de baixo impacto ambiental. A empresa apresentou quatro visuais desenvolvidos com a designer espanhola Paula Ulargui, conhecida pelo trabalho em “germinar plantas nos panos”.

Modelo na passarela com roupas coloridas - Metrópoles
Em parceria com a Ypê, a Martins revelou a coleção Blooming Collection. No projeto, a empresa convida marcas com conceito de responsabilidade ambiental

 

Modelo na passarela com roupas coloridas - Metrópoles
A coleção da Martins é baseada em shapes amplos, afastados do corpo

 

Modelos em fila final de desfile - Metrópoles
Camila Queiroz abriu o desfile com um dos looks orgânicos

 


Apartamento 03

Batizada de Silva, a coleção da Apartamento 03 foi apresentada no Shopping Iguatemi, no dia 26. A leva de verão 2024 foi inspirada nas obras de natureza morta do pintor Estevão Roberto Silva, o primeiro artista negro da Academia Imperial de Belas Artes, do Rio de Janeiro, no século 19.

“É sobre atravessar o tempo, é sobre resistência e construção, é permanência simbólica”, definiu a marca, em comunicado. O estilista Luiz Cláudio da Silva apostou em plissados, drapeados e transparência. Com cartela vibrante de cores em meio ao preto e branco, chamam atenção estampas que, segundo a etiqueta, evocam a conexão entre o fruto, a terra e a fertilidade do solo brasileiro.

Metalizados e brilho também fazem parte do repertório do novo trabalho da Apartamento 03. Bolsas da marca O Jambu completaram os visuais, assim como calçados da Pura. Por meio de uma collab especial, todos os sapatos foram desenvolvidos exclusivamente para o desfile.

Modelo usa roupa com mix de estampas. Look da marca Apartamento 03 no São Paulo Fashion Week N55 - Metrópoles
A Apartamento 03 se apresentou nessa sexta-feira (26/5)

 

Modelo usa roupa com alfaiataria colorida estampada. Look da marca Apartamento 03 no São Paulo Fashion Week N55 - Metrópoles
A coleção Silva é inspirada no trabalho do pintor Estevão Silva

 

Modelo usa look azul com brilho. Look da marca Apartamento 03 no São Paulo Fashion Week N55 - Metrópoles
Texturas são o ponto alto das criações

 

Modelo usa look com alfaiataria metalizada e plissado. Look da marca Apartamento 03 no São Paulo Fashion Week N55 - Metrópoles
Metalizados e alfaiataria também estão no repertório

 

Modelo usa roupa preta com renda e transparência. Look da marca Apartamento 03 no São Paulo Fashion Week N55 - Metrópoles
O estilista brincou com a transparência

 

 

Dendezeiro

O terceiro ato da pesquisa Cor de Pele foi apresentado, na noite de sexta-feira (26/5), pela Dendezeiro, no SPFW N55. O estudo, abreviado como CDP, analisa a pluralidade de tonalidades em cada pele e veste os corpos para a temporada.

Com modelagem agênero, a coleção, assinada pelos estilistas Hisan Silva e Pedro Batalha, explora tons, artes e histórias carregadas por cada pele, marcadas por estrias, sardas, celulite e vitiligo. O resultado é uma alfaiataria com pegada esportiva.

Modelo com peças bege em passarela - Metrópoles
A pesquisa CDP começou em 2019

 

Modelo com peças branca em passarela - Metrópoles
Com foco nas peles negra e indígena

 

Modelo com peças beges em passarela - Metrópoles
O compilado também cruzou a pluralidade com as características únicas de tons de pele

 

Três pessoas desfilando de mãos dadas, em passarela do SPFW - Metrópoles
Na passarela do SPFW, a grife também apresentou colaboração com a Havaianas

 

 

The Paradise

A carioca The Paradise fez sua estreia na programação do SPFW nessa sexta-feira (26/5), comprovando que as estampas podem contar histórias fascinantes e únicas. A coleção, guiada pela estética do século 20, traduz cada década em uma estampa.

Com perfume vintage, as padronagens são marcadas por pin-ups, passam por efeitos ópticos e transitam também pelo romance dos anos 1970. A nostalgia hollywoodiana de 1980 é revisitada com bom humor. O destaque vai para o animal print, focado nas onças.

Uma alfaiataria despretensiosa é combinada com camisões de modelagem aberta. O mix de produtos não abre mão das calças pantalona, que ganham bolsos no estilo cargo.

Com toque de brechó, a linha Atelier Paradise também foi apresentada na passarela. A novidade é feita a partir de tecidos garimpados mundo afora, com direito a remix de acessórios como broches e cintos.

Modelo desfilando na passarela com roupas estampadas - Metrópoles
A marca estreante no SPFW apresentou a coleção Brechó Paradise

 

FIla final de desfile com modelos desfilando usando roupas estampadas - Metrópoles
A estampa de onça teve destaque no compilado

 

Modelo desfilando na passarela com roupas estampadas - Metrópoles
A marca é capitaneada pela dupla Thomaz Azulay e Patrick Doering

 

SPFW N55

Neste sábado (27/5), o São Paulo Fashion N55 ainda terá desfiles das marcas Renata Buzzo, Marina Bitu, Forca Studio, Thear, AZ Marias, Santa Resistência e Weider Silveiro. Já no domingo (28/5), último dia de programação, o show ficará a cargo das etiquetas Fernanda Yamamoto, Walério Araújo, David Lee e Greg Joey. A grife Lino Villaventura marcará o encerramento da edição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?