SPFW N52: veja destaques de Ronaldo Fraga, À La Garçonne e Lilly Sarti
Entre desfiles presenciais e apresentações on-line, a programação da semana de moda foi aberta com a marca P.Andrade
atualizado
Compartilhar notícia
A 52ª edição do São Paulo Fashion Week está a todo vapor. Em formato híbrido, a programação reúne desfiles presenciais e virtuais, até este domingo (21/11). Ao todo, 51 marcas participam do cronograma oficial do evento. Entre os primeiros destaques estão marcas como P.Andrade, Ronaldo Fraga, À La Garçonne e Lilly Sarti.
Venha conferir!
P.Andrade
A abertura da edição foi feita pela marca P.Andrade, uma das estreantes, nessa terça-feira (16/11). O desfile foi realizado na Pinacoteca do estado de São Paulo. O museu é um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade.
A coleção de spring/summer 2022 reúne alfaiataria e um toque esportivo, com paleta sóbria de cores. Os diretores criativos da marca, Pedro Andrade e Paula Kim, usaram referências de nomes como Affonso Eduardo Reidy, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.
“Com um desejo de falar sobre artistas e movimentos brasileiros, a coleção se inspira em grandes nomes da arquitetura, das artes plásticas e do design brasileiro”, informou a grife via comunicado. “Em contraponto, a flora brasileira também foi fonte de inspiração, que, por meio das formas e características de vegetações típicas brasileiras, encontraram o contraste entre a leveza e o aspecto ‘bruto’ da arquitetura moderna”, completou.
As estampas foram desenvolvidas pelo artista plástico Walmor Corrêa. O ponto de partida foi o estudo sobre contos brasileiros e a relação com a natureza, por meio de personagens do folclore.
Ronaldo Fraga
Veterana do SPFW, a marca homônima do estilista Ronaldo Fraga revelou o fashion film “Entre Tramas e Beijos”, dirigido por Marcelo Belém. O material é uma espécie de homenagem aos processos internos da indústria têxtil e ao handmade.
“É também o resgate da fantasia tão necessária nesses tempos cinzas e áridos. Foram desenvolvidos diferentes pesos e histórias de amor entre fios de algodão e fios de seda, linho e viscose”, explicou o designer no vídeo. “Reforço o papel da roupa e tecidos como manto de sustentação na construção de personagens diários e como molduras na parede da memória de cada um”, acrescentou Ronaldo sobre o conceito.
A coleção é totalmente focada nas bases da trama jacquard, das roupas aos calçados e acessórios. Destaque para o resgate de desenhos florais criados há 100 anos, usados em cortinas.
À La Garçonne
No SPFW N52, por meio de um desfile gravado e sem plateia, a label À La Garçonne exibiu a coleção 02-21. Entre os highlights estão o xadrez, a renda e os ombros marcados, além da alfaiataria cool.
O diretor criativo da etiqueta, Alexandre Herchcovitch, ressaltou o toque retrô. “Um pouco de inspiração nas formas dos anos 1970 e nos figurinos de filmes de terror que estamos trabalhando como estamparia”, resumiu em nota.
Para intensificar o trabalho de upcycling, que consiste na reutilização de materiais, a À La Garçonne desenvolveu looks com “peças workwear francesas dos anos 1920″. “Todo nosso trabalho é voltado para minimizar o lixo produzido, usar quase nada de água em nossos processos, reutilizar estoques parados e roupas usadas”, apontou a marca.
Lilly Sarti
A grife Lilly Sarti, comandada pelas irmãs Lilly e Renata Sarti, comemorou 15 anos de história com o desfile de inverno 2022. A label encerrou o cronograma dessa quarta-feira (17/11) do SPFW N52.
Além de modelos profissionais, a grife elencou celebridades e influenciadoras digitais para riscarem a passarela. Na lista, personalidades como Isabella Fiorentino, Mônica Martelli, Maju Trindade, Thai de Melo Bufrem, Cássia Ávila e Barbara Migliori.
“O objetivo é celebrar estes 15 anos e trazer um fio condutor que mostre a coerência da marca e como ela se mantém relevante e cobiçada nos dias de hoje, sempre criando para uma mulher independente, contemporânea e forte, sem perder a feminilidade”, enfatizou a marca em comunicado.
Com inspiração nas pinturas rupestres, a coleção apresentada tem pegada casual chique. Vestidos fluidos, macacões, conjuntos sporty e jaquetas de couro deram o que falar. Vale enfatizar também o animal print e o metalizado. A cartela de cores traz tons terrosos e o rosa como protagonistas.
A sede do SPFW N52 é o Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, onde ocorre a maioria dos shows presenciais. Nos próximos dias, haverá as apresentações, entre versões físicas e fashion films, de marcas como Ronaldo Silvestre, Weider Silveiro, Ellus, LED, Martins, Handred, Apartamento 03 e Isaac Silva, entre outras.
No domingo (21/11), o evento terminará em Niterói, no Rio de Janeiro, com apresentação no Caminho Niemeyer para celebrar os 30 anos da marca Lenny Niemeyer.
Colaborou Rebeca Ligabue