Sósias de Kate Moss e Naomi Campbell desfilam para a Vetements
A coleção masculina foi apresentada na última sexta-feira (17/01/2020) durante o Paris Fashion Week de menswear
atualizado
Compartilhar notícia
A luz baixa inicialmente distanciou os olhares do casting que cruzou a passarela de outono/inverno 2020/21 da Vetements, durante o Paris Fashion Week de menswear. Com passadas largas, os modelos exalavam confiança em meio à penumbra. Outro ponto alto foi a presença de famosos como Kate Moss, Angelina Jolie, Naomi Campbell, Sharon Stone, Snoop Dogg e Myke Tyson. Só depois de um tempo, foi possível perceber que, na verdade, não eram as superestrelas que estavam ali. A etiqueta francesa colocou sósias na catwalk.
Vem comigo!
Em setembro de 2019, o estilista Demna Gvasalia encerrou o ciclo na empresa que fundou junto com o irmão Guram. A dupla de criativos revolucionou as passarelas e levou o streetwear ao patamar de luxo. Com um DNA disruptivo, conquistaram celebridades como Rihanna e Kanye West.
No primeiro desfile solo de Guram Gvasalia em frente à Vetements, todos os detalhes foram minuciosamente calculados e bem executados para seduzir o público. O estilo provocador, pelo qual a marca ficou conhecida, foi mantido.
Um marco foi o casting que confundiu os convidados, estrelado por sósias de famosos e artistas. Com bom humor, a etiqueta francesa escalou uma versão descontraída de personalidades da moda, da música e do cinema.
“Eu adoraria ter a verdadeira Naomi”, entregou Guram em entrevista à Vogue. O estilista afirmou que a jovem marca ainda não pode pagar uma top model de cachê alto, como Kate Moss.
O show aconteceu no galpão abandonado Garage Amelot, em Paris. Os bancos para acomodar os convidados durante o desfile foram reduzidos. A beleza dos modelos foi construída com pouca maquiagem nos rostos e corpos.
Vale destacar que o trocadilho que a Vetements fez em Paris ao colocar sósias nas passarelas não é novidade para a identidade da label. A etiqueta costuma satirizar slogans e marcas famosas nas coleções por meio de estampas. Ao longo da trajetória, a grife francesa já apresentou releituras cômicas de logomarcas clássicas. BMW, Internet Explorer, Playstation e Heineken estão na lista.
A identidade dos recentes cinco anos da Vetements marcou presença no desfile com as jaquetas acolchoadas volumosas, casacos acinturados, peças em couro, vestidos floridos e os tradicionais uniformes de seguranças e bombeiros. Apesar de terem aparecido em menor quantidade, as padronagens divertidas e provocativas não ficaram de lado na coleção masculina de outono/inverno 2020/21.
Em uma camiseta, a estampa de uma câmera fotográfica foi riscada e estava acompanhada da frase “Sem mídias sociais, obrigada”. Já um boné vinha enfeitado com os dizeres “Gvasalia para presidente”. Outros visuais foram compostos por produtos com a logomarca da Vetements substituída pela palavra “Censurado”.
Em relação aos próximos passos da marca, Gvasalia entregou que a alfaiataria será executada com qualidade. “Uma nova década sofisticada”, afirmou o estilista em comunicado oficial após o desfile. Uma prévia da nova fase já foi vista em Paris: jaqueta de cabeça para baixo, terninho com saia longa e casacos sob medida.
Colaborou Sabrina Pessoa