Sob medida: Leonardo Carvalho aposta na alfaiataria personalizada
O alfaiate brasiliense tem como assinatura peças contemporâneas, sofisticadas e que esbanjam estilo. Confira a trajetória do profissional
atualizado
Compartilhar notícia
A personalização é um caminho certeiro para quem busca se destacar nas escolhas de estilo. No quadradinho, um nome é referência quando o assunto são peças de alfaiataria sob medida: Leonardo Carvalho. Há mais de 30 anos atuando no segmento de moda masculina, ele tem o trabalho voltado para itens que dosam personalidade e tendências. No Moda Brasília desta terça-feira (5/4), você fica por dentro da trajetória do alfaiate.
Vem conferir!
Tecendo uma trajetória
“A moda me acompanha desde muito novo. Ainda na época da escola, gostava de me vestir bem, andar alinhado. Acredito que esse sempre foi o meu dom e a minha grande paixão”, declara Leonardo Carvalho à coluna. De fato, o contato com o universo fashion foi iniciado bem cedo, quando ele tinha apenas 17 anos. A sua primeira função? Vendedor em uma multimarcas de roupas sociais masculinas.
Lá, aprendeu de tudo um pouco: marcas, cortes, estilos, modelagens e, claro, os elementos que compõem uma boa peça de alfaiataria. Das vendas, passou para a gerência e depois se tornou lojista. Cada vez mais imerso na atmosfera, começou a investir em especializações na área. Após 25 anos dedicados ao varejo, decidiu que era hora de investir no seu próprio ateliê.
“No meu espaço, o cliente vive uma experiência de cocriação: ele escolhe o tecido, o tipo de lapela, elege os botões e opina sobre como deseja a peça”, conta. De maneira complementar, o alfaiate também ajuda na montagem das produções e dá dicas de styling para que o público possa usar as roupas de maneiras mais assertivas.
A alfaiataria contemporânea sob medida é o carro-chefe. Tanto em peças voltadas para o público feminino quanto para o masculino, destaca-se o acabamento ímpar dos itens, produzidos com matérias-primas selecionadas.
Onde o clássico encontra a tendência
Os mais antenados nas tendências de moda sabem que, há tempos, a alfaiataria ganhou destaque no armário dos fashionistas. Além do resgate feito pelas grandes grifes, um dos fatores que contribuiu para a ascensão de blazers e calças estruturadas foram as produções urbanas. Com muito frescor, as novas gerações têm combinado as peças com camisetas, croppeds, bermudas e saias.
Atento às novidades do segmento, Léo está sempre acompanhando o que há de mais recente no mercado. Nas criações, o alfaiate gosta de adequar as tendências de acordo com os diferentes estilos. Para os mais criativos, por exemplo, ele propõe modelagens mais modernas e elementos ousados. “Recentemente, um cliente me pediu para fazer um terno de moletom. Dias depois, ele me retornou dizendo que a peça foi um sucesso entre os amigos e que ficou superfeliz com o resultado”, compartilha.
Para aprimorar as habilidades, o alfaiate investe em cursos renomados. Em uma das experiências mais marcantes, em Kingsman, escola de alfaiataria britânica que originou até mesmo uma série de filmes com o mesmo nome, ele esteve em contato com referências de todo o mundo. “Essa troca é muito gratificante. É indescritível ver o seu trabalho sendo reconhecido por pessoas de diversos cantos do mundo, sabendo que tudo isso tem sido feito aqui, em Brasília”, reflete.
O ateliê de Leonardo Carvalho fica no comércio local da QI 11, bloco O, sala 201 e 202, no Edifício Yonara, no Lago Sul. Os atendimento são feitos com hora marcada e podem ser agendados por meio das redes sociais.
Moda Brasília
A coluna Ilca Maria Estevão deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal e no Centro-Oeste.
O objetivo é apresentar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Marcella Freitas