metropoles.com

Shein é denunciada por cerca de 100 casos de plágio. Saiba os detalhes

Segundo o Financial Times, a varejista é acusada de violar direitos autorais, com 30 processos abertos em 2023 nos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cezaro De Luca/Europa Press via Getty Images
Na imagem com cor, fachada da loja pop-up da Shein - Metrópoles
1 de 1 Na imagem com cor, fachada da loja pop-up da Shein - Metrópoles - Foto: Cezaro De Luca/Europa Press via Getty Images

Um novo capitulo das polêmicas relacionadas à Shein veio à tona. Conhecida por lançar réplicas e versões mais acessíveis de produtos de outras marcas, a varejista chinesa enfrenta atualmente cerca de 100 acusações de violação de diretos autorais.

Vem entender!

Na imagem com cor, mulheres seguram sacolas da Shein - Metrópoles
A varejista chinesa Shein é acusada em casos de violação de direitos autorais

 

Referência no mercado de fast fashion on-line, a Shein tem crescido cada vez mais no cenário internacional. Contudo, casos de violação de direitos autorais fazem parte do histórico da varejista. De acordo com informações do Financial Times, a empresa é acusada de plágio em cerca de 100 processos, dos quais 30 foram ajuizados apenas em 2023 nos Estados Unidos.

Em comunicado à imprensa, a Shein alegou que tem investido em sistemas para detectar infrações de direitos autorais na cadeia de suprimentos. Recentemente, a Uniqlo, por exemplo, anunciou que moveu uma ação judicial contra a varejista.

Segundo a etiqueta japonesa, o motivo é uma suposta cópia da famosa bolsa Round Mini Shoulder Bag. Entre os pedidos, a Uniqlo exigiu a “cessação imediata das vendas dos produtos de imitação” por parte da Shein, além de pedir indenização pelos “danos sofridos”.

Taxa federal Fazenda Shein Shopee
A Shein se tornou uma das maiores varejistas internacionais

 

Foto da fachada da Shein
Popularizou-se por entregar peças variadas com preços baixos

 

Na imagem com cor, pessoas em frete à loja da Shein - Metrópoles
A marca tem crescido cada vez mais, com faturamento anual de U$ 60 bilhões

 

Foto da fachada da Shein
Casos de violação aos direitos humanos também estão entre os enfrentados pela marca

Shein e as polêmicas

Em processo de expansão, a Shein lida com acusações reincidentes de violação de direitos autorais. Cerca de dez empresas, como Deckers, Oakley e Ralph Lauren, já foram às vias legais mais de uma vez contra a marca chinesa.

Além dos supostos casos de plágio, a varejista, avaliada em mais R$ 60 bilhões, enfrenta processos por violar condições trabalhistas, sobretudo ao utilizar algodão da região de Xinjiang, na China.

Em 2023, congressistas dos Estados Unidos apontaram denúncias de que os trabalhadores são submetidos a campos de trabalho forçado. Sobre as acusações, a Shein disse que está “comprometida em respeitar os direitos humanos”.

Evento da marca Shein. Na foto é possível ver um sofã e uma parede com desenhos e o logotipo da empresa, além de várias mulheres contratadas para divulgar a Shein. São mulheres magras, algumas brancas, outras morenas e outras negras.
Eventos físicos e lojas temporárias em diferentes países fazem parte da estratégia comercial

 

A cantora Anitta em um evento de lançamento da sua coleção de roupas em parceria com a marca Shein. Na foto, ela veste um top verde brilhante em formato de borboleta e uma calça branca. No fundo, é possível ver araras com cabides e roupas.
A produção em tempo ágil permite que a Shein faça coleções em parcerias com celebridades de diferentes segmentos. Acima, evento de lançamento da collab da marca com a brasileira Anitta

 

Mulheres negras vestido roupas pretas e brancas da marca Shein. Cada modelo aparece duas vezes: a primeira possui o cabelo cacheado estilo black power e a segunda possui o cabelo ondulado.
A Shein é uma fast fashion on-line

 

Modelos posando com roupas estampas estilo rock and roll da marca chinesa Shein. Na foto, tirada em fundo branco, é possível ver duas crianças (uma menina negra com maria chiquinha e um menino branco e ruivo) e dois adultos (uma mulher branca e um homem branco, ambos com cabelos castanhos)
Entre os principais pontos que conquistam o público, está a variedade de produtos em linhas femininas, masculinas e até infantis

 

Ao longo dos últimos anos, a Shein se popularizou por disponibilizar variedade de peças com valores baixos. No Brasil, a plataforma se tornou um sucesso, principalmente durante a pandemia de coronavírus. Concorre de frente com grandes varejistas consolidadas — em 2022, as vendas resultaram em uma receita que ultrapassou R$ 7 bilhões. Os mais de 100 casos de plágio revelam que a empresa não escapa das polêmicas relacionadas ao modelo de negócio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?