Entenda a polêmica comparação de Shakira entre Casio e Rolex em música
O novo hit da cantora traça paralelo entre traições do ex-marido, Piqué, e marcas famosas de relógio. Ações da Casio chegaram a cair
atualizado
Compartilhar notícia
A nova música de Shakira, BZRP Music Sessions #53, alcançou as paradas de sucesso e trouxe confissões sobre o relacionamento da cantora com Gerard Piqué. A colombiana fez comparações entre ela e amantes do ex-marido. Na canção, usou nomes de marcas como a Casio e a Rolex para traçar paralelos. A Coluna Moda Fora dos Padrões te explica quem são essas empresas e o que a música pode significar.
Vem saber mais!
A relação – e as traições – da cantora Shakira e do ex-jogador de futebol Gerard Piqué não para de render assunto para a mídia. A situação não deve mudar, uma vez que a colombiana fez uma música para contar o seu lado da história.
Shakira “botou a boca no trombone” e contou, na letra, diversas situações delicadas do relacionamento. Um dos trechos, por exemplo, diz: “Você me fez ter a sogra como vizinha, com a imprensa na porta e devendo à Receita Federal”.
Chama atenção também uma parte da música que traça paralelos entre ela, uma das cantoras de maior sucesso das últimas décadas, com as amantes de Piquet. “Você trocou uma Ferrari por uma Twingo. Você trocou um Rolex por um Casio”, canta Shakira.
Nas duas estrofes, a cantora se coloca como as marcas do segmento de luxo e categoriza as amantes como as versões semelhantes de “baixo custo”. No quesito carros, Shakira é uma Ferrari, enquanto “a outra” é um Twingo, modelo antigo da marca Renault, que faz automóveis de preços populares.
Marcas de relógio
A moda entra na música com a citação às duas marcas de relógio. Para a cantora, se ela fosse um relógio, ela seria um Rolex. A empresa é uma das mais famosas do segmento, tendo sido fundada em 1905, em Londres, na Inglaterra.
Atualmente, os relógios da Rolex são fabricados na Suíça, país referência em artigos de luxo. As peças possuem valores exorbitantes e são consideradas itens de colecionador. Modelos antigos chegam a valer mais anos após o lançamento, por exemplo.
Já a amante seria um relógio da Casio. A marca japonesa é mundialmente conhecida pelos preços acessíveis. Oferece modelos para todos os gêneros, assim como produtos infantis. A label ficou famosa nos anos 1990 pelo relógio que acopla uma calculadora.
Música x mercado
O ditado popular que diz “fale bem ou fale mal, mas fale de mim” nem sempre é válido. A citação de Shakira às marcas não foi exatamente positiva do ponto de vista econômico.
A Casio chegou a ser citada como patrocinadora de torneio do qual Piqué é presidente, o Kings League. Logo depois, as ações da etiqueta caíram na bolsa de valores de Tóquio.
Internautas especularam que o resultado negativo era uma consequência da música. Segundo matéria do jornal O Globo, porém, analistas acreditam que a baixa é um reflexo da crise econômica mundial, e “não do problema conjugal dos famosos”.
Contudo, a fonte do O Globo fez uma ressalva ao afirmar que a música pode, sim, impactar negativamente a marca. “A Casio colocou em risco a reputação dela a associar a sua imagem em uma polêmica de traição, sobre uma pessoa muito querida pelo grande público como a Shakira”, finalizou Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos.