metropoles.com

Série Emily em Paris homenageia Roberto Capucci em pôster; veja

Lançada originalmente em 2020, Emily em Paris disponibilizou novos episódios da quarta temporada com homenagem ao estilista Roberto Capucci

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Netflix/Divulgação
A imagem mostra uma moça descendo uma escadaria. Com um vestido vermelho, a moça usa acompanhamentos no visual que seguem a mesma cor do vestido
1 de 1 A imagem mostra uma moça descendo uma escadaria. Com um vestido vermelho, a moça usa acompanhamentos no visual que seguem a mesma cor do vestido - Foto: Netflix/Divulgação

A bem-sucedida série da Netflix Emily in Paris estreou a continuação da 4ª temporada na última quinta-feira (12/9). A trama, com uma forte base de fãs no mundo da moda, apresentou no material de divulgação uma referência sutil, porém com um detalhe especial para os fashionistas.

Vem ver!

 

Emily em Roma

Diferente das demais temporadas, os cinco novos capítulos deixam o cenário parisiense e passam a ser ambientados em Roma, na Itália. Em busca de outras aventuras, romances e trabalhos, a protagonista Emily Cooper, interpretada por Lily Collins, desembarca no país da Bota com um figurino em que faz questão de tornar a passagem marcante também pela moda.

No material de divulgação, a personagem principal surge na escadaria da Piazza di Spagna (Praça de Espanha, em tradução livre), um ponto turístico tradicional de Roma, com um vestido um tanto especial. O modelo vermelho usado na publicidade é uma releitura do vestido Nove Gonne (Nove Saias, em tradução do italiano), feito pelo lendário estilista Roberto Capucci.

A imagem mostra uma moça descendo uma escadaria. Com um vestido vermelho, a moça usa acompanhamentos no visual que seguem a mesma cor do vestido
Emily em Paris foi renovada para a 5ª temporada

 

A imagem mostra um senhor de idade vestindo um casaco sobretudo na cor vinho com camisa branca e gravata vermelha. Olhando para o horizonte o homem usa um óculo com lentes transparentes
Atualmente com 94 anos, Roberto Capucci é considerado uma lenda viva

Roberto Capucci e a moda italiana

Nascido em Roma, na Itália, em 1930, Capucci é considerado um dos responsáveis por estabelecer a Itália como um dos polos da moda mundial. Os trabalhos do italiano representam a intercessão entre moda e arte, com vestidos que são como esculturas surrealistas.

Famosa desde 1950, a assinatura do estilista imprime linhas irregulares e sobreposições como as principais características de seu design. A grife também é citada como uma das responsáveis por introduzir o aspecto de luxo na costura italiana.

Entre as criações mais notáveis, está o Nove Gonne, feito originalmente em tecido tafetá de seda em tom rubi, com uma saia composta por nove camadas sobrepostas. O vestido foi usado pela primeira vez em um comercial da marca de carros Cadillac, estrelado pela atriz e modelo Esther Williams, em 1956.

A imagem em preto e branco mostra uma mulher com um vestido. Com seu braço direito esticado, ela olha para a frente enquanto uma outra pessoa acerta a barra do vestido
O atelier de Capucci na Itália era bem frequentado

 

A imagem em preto e branco mostra um homem arrumando o vestido de uma mulher.
Capucci se mudou para Paris, mas retornou à Roma, onde mora atualmente

Após seis anos de seu debute na moda italiana, Capucci se mudou para Paris e abriu seu atelier, onde trabalhou por sete anos, em busca de se estabelecer entre os aclamados estilistas franceses. A temporada no país vizinho rendeu a ele o reconhecimento de nomes notáveis, como o próprio Christian Dior, que considerou Roberto como “o melhor criador da moda italiana”.

Outros nomes famosos que vestiram peças do designer foram as atrizes Gloria Swanson e Marilyn Monroe. No entanto, a figura mais relacionada à marca foi a também atriz e modelo Silvana Mangano, que teve os trabalhos de Capucci como figurinista no longa Teorema, do cineasta Pier Paolo Pasolini, lançado em 1968.

 

A imagem mostra uma mulher posando com um vestido colorido. Em uma posição espontânea, a modela veste as cores laranja, roxo, verde amarelo, vermelho e outras.
As cores também são destaques nas peças de Capucci

 

A imagem mostra uma mulher com um vestido em tom rosê com um alongamento no quadril. Ao fundo, a foto traz uma arara de roupas junto a uma outra mulher em um vestido laranja.
Os desenhos vão além das curvas do corpo feminino

Ao longo dos anos, Capucci não parou de impressionar a moda mundial, tendo trabalhos que desafiam a criatividade datados até 2010. Em 2019, sua história foi consumada no documentário Moda Proibida – Roberto Capucci e o futuro da alta costura, com depoimentos da colega Silvana Mangano e da própria Anna Fendi, além de outros que puderam conhecer tanto o estilista quanto seus projetos.

Com a honrosa menção no figurino de Emily em Paris, ideia da figurinista Marylin Fitoussi, o trabalho de Capucci retorna ao cenário da moda mundial e proporciona enxergar a moda como arte, para além das tendências atuais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?