Sergio Rossi, icônico designer italiano, morre de coronavírus
O criador de uma das marcas de sapatos mais famosas da Itália faleceu aos 84 anos na noite dessa quinta-feira (02/04)
atualizado
Compartilhar notícia
O designer italiano Sergio Rossi morreu aos 84 anos na noite dessa quinta-feira (02/04), vítima da Covid-19. Criador da famosa marca de calçados e acessórios que leva seu nome, ele estava internado há alguns dias em um hospital na cidade de Cesena, situada na região norte da Itália, uma das localidades mais afetadas pelo novo coronavírus no país.
O CEO da marca, Riccardo Sciutto, informou ao portal de moda WWD sobre a morte na manhã desta sexta-feira (03/04). “Hoje, todos na Sergio Rossi se juntam a mim na lembrança do nosso querido Sergio, o inspirador fundador do nosso sonho”, disse, em comunicado. Rossi residia em San Mauro Pascoli, sua cidade natal, e foi o primeiro morador do município a morrer em decorrência do Sars-CoV-2.
Em vídeo, a prefeita Luciana Garbuglia lamentou a impossibilidade de haver um funeral, por causa das orientações a respeito da pandemia, e decretou luto municipal na próxima segunda-feira (05/04). “Sergio Rossi foi um grande empreendedor que trabalhou para nossa comunidade, um patriarca do nosso distrito de calçados”, destacou.
Nascido em 1935, o designer aprendeu o ofício com pai. Os sapatos de sua marca homônima, fundada em 1951 e querida até os dias atuais, conquistaram celebridades como Ariana Grande, Lady Gaga, Lupita Nyong’o e Paris Hilton. Rossi também colaborou com grandes etiquetas do segmento de luxo, incluindo Dolce & Gabbana, Versace e Azzedine Alaïa.
“Ele amava as mulheres e conseguiu capturar a feminilidade de uma maneira única, criando a extensão perfeita da perna de uma mulher por meio de seus sapatos. Nossa longa e gloriosa história partiu de sua visão incrível e lembraremos de sua criatividade para sempre”, diz trecho do texto publicado no Instagram da marca pelo CEO.
O então Gucci Group, atual grupo Kering, comprou a empresa em 1999 e a vendeu para a casa de investimento Investindustrial em 2015. Nesse período, o fundador já havia se aposentado.
Segundo a marca, um dos principais pilares de sua estratégia de crescimento é a sustentabilidade. À venda em 47 butiques próprias e multimarcas ao redor do mundo, a etiqueta emprega mais de 500 pessoas.
O trabalho com calçados está na herança da família Rossi: filho de Sergio, Gianvito Rossi lançou a própria etiqueta de footwear em 2007, usando todo o know-how que adquiriu observando o pai e seus artesãos.
Colaborou Hebert Madeira