Semana Fashion Revolution 2022 aborda a relação entre dinheiro e moda
O evento, que acontece entre 18 e 24 de abril, terá ações digitais e presenciais em diferentes cidades do país. Brasília é uma delas!
atualizado
Compartilhar notícia
A Semana Fashion Revolution 2022 ,organizada pela instituição homônima, acontecerá entre os dias 18 e 24 de abril. Será a nona edição do evento, realizado em formato híbrido com ações digitais e físicas em diversas cidades do Brasil. Com “Dinheiro, Moda e Poder” como tema, a iniciativa propõe reflexões sobre como a indústria do vestuário depende da exploração do trabalho e dos recursos naturais para prosperar.
Vem saber mais!
O Fashion Revolution é um movimento global que propõe mudanças para construir uma indústria da moda mais limpa, segura, justa, transparente e responsável. O marco da sua criação foi o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013. O acidente no país asiático causou a morte de 1.134 trabalhadores da confecção de roupas e deixou mais de 2.500 feridos.
No ano seguinte, em 2014, a instituição chegou ao Brasil por meio de Fernanda Simon, atual diretora executiva, promovendo a Semana Fashion Revolution. O evento, organizado em rede nacional, envolveu conversas, aulas e exibição de filmes que queria plantar sementes para gerar mudanças de mentalidade e de comportamento dos consumidores, das empresas e dos profissionais da moda.
O evento
Desde então, a Semana Fashion Revolution não apenas busca se adaptar – com a pandemia, por exemplo, passou a acontecer apenas no ambiente digital – mas também inovar. O objetivo é trazer cada vez mais vozes para a discussão e gerar soluções propositivas para os problemas atuais.
Fernanda Simon explica que o evento é uma oportunidade de ação. “Um convite para todos fazerem parte da revolução, usando este momento como um espaço de trocas e questionamentos, para impulsionar tão urgente mudança que precisamos”.
Convite à mudança
Na nova edição, a Semana Fashion Revolution mesclará intervenções on-line e off-line para ser o mais acessível possível. Por causa do tema, as discussões ficarão centradas em entender por que tão poucas pessoas têm tanto poder e como a indústria segue colocando o crescimento e o lucro acima de tudo. As questões ambientais também estarão na pauta, assim como a necessidade de estimular a criação de uma moda genuinamente brasileira.
Segundo o Fashion Revolution, o país “carece de profunda conexão com a sua verdadeira cultura de moda, que reconheça e valorize os saberes de povos originários e saberes tradicionais”. Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa global do órgão, reforça que, com o evento, novos designers e profissionais serão desafiados a propor modelos alternativos.
Serviço
A Semana Fashion Revolution 2022, que acontece entre os dias 18 e 24 de abril, será fragmentada em ações em 65 cidades brasileiras. A programação completa está disponível no site do movimento.
Em Brasília, o evento será recheado de ativações. Iara Vidal, que representa o Fashion Revolution na capital federal, será a anfitriã de rodas de conversa de conversa digitais que estarão disponíveis em seu perfil do Instagram ou canal do YouTube.
Vale destacar que, no sábado (23/4), os brechós das cidades satélites farão um grande encontro no Conic, onde também acontecerão palestras. Os estudantes de moda do Centro Universitário Iesb e do Instituto Federal de Brasília (IFB), do campus de Ceilândia, também participarão de atividades exclusivas. O Conic fica na Asa Sul, no Edifício Venâncio IV-V, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Carina Benedetti