Semana de Moda de Paris aposta em cores sóbrias para o verão
Preto, marrom e bordô apareceram em desfiles de grifes como Saint Laurent e Dior. O couro também foi destaque na primavera/verão 2023
atualizado
Compartilhar notícia
As semanas de moda internacionais seguem a todo vapor e Paris mantém a tradição de ser o ponto de encerramento do principal circuito. Na temporada de spring/summer 2023, os desfiles na capital francesa começaram na segunda (26/9) e seguirão até esta terça-feira (4/10). A Coluna Ilca Maria Estevão compila as principais tendências apresentadas até então.
Vem ficar por dentro!
Depois de Nova York, Londres e Milão, chegou a vez de Paris receber fashionistas, jornalistas e fãs de moda de todo o mundo para conhecer as novas coleções de primavera/verão 2023. Ao longo dos oito dias, desfilam desde “peixes grandes” – pense em Dior, Chanel e Saint Laurent – até marcas mais recentes, como Acne Studios, Off-White e Ester Manas.
Apesar de a Semana de Moda de Paris ainda não ter acabado, já é possível visualizar algumas tendências que se repetiram em diferentes apresentações. As cores vibrantes do dopamine dressing, por exemplo, darão lugar a uma paleta sóbria e até invernal. Os vestidos esvoaçantes, looks clássicos primaveris, saem de cena para que brilhem calças e blazers de alfaiataria.
A temporada de primavera/verão 2023 da Semana de Moda de Paris representou um novo capítulo na marca Off-White. Esse foi o primeiro desfile com Ib Kamara na direção criativa da etiqueta fundada por Virgil Abloh, que faleceu aos 41 anos em novembro de 2021, vítima de um câncer.
A coleção apresentada foi pensada inicialmente por Abloh, mas coube ao novo diretor e à equipe finalizar as criações. Os 40 looks apresentados variavam entre tons de azul, preto e off-white e eram um convite à imaginação de roupas que serão usadas no futuro.
Alfaiataria poderosa
Se você ainda associa o blazer e a calça de alfaiataria ao ambiente de trabalho, marcas como Saint Laurent e Undercover podem te fazer mudar de ideia. O “terninho” brilhou nas coleções das etiquetas: na primeira, de forma mais clássica e, na segunda, desconstruído.
Já a Courrèges propôs uma alfaiataria sexy, enquanto a The Row – marca das irmãs gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen – apresentou uma versão despojada, bem ao estilo das francesas. Blazers, casacos e sobretudos esculturais foram o destaque da coleção da Dries Van Noten.
A partir de um trabalho inicial do próprio Virgil Abloh, que foi finalizado agora por Ib Kamara, a Off-White investiu em blazers como o uniforme de um filme de ficção-científica fashionista. A estética galáctica também guiou a Rick Owens, que apresentou casacos estruturados para serem usados com vestidos esvoaçantes.
Paleta sóbria
As roupas apresentadas nessa Paris Fashion Week parecem ter saído de uma coleção de inverno, mas não se enganem: é a temporada de primavera/verão 2023. As etiquetas que desfilam na capital francesa propuseram cores sóbrias como um convite à formação de um guarda roupa atemporal.
O preto foi a cor guia da já citada Dries Van Noten e também da Dior. Diferentes tons de marrom, azul marinho e amarelo mostarda complementam a paleta da próxima estação. As coleções da Saint Laurent, da Botter e da Schiaparelli seguiram nessa linha.
Valorização do artesanal
Formas futurísticas ganharam um toque artesanal na coleção da Balmain. Vestidos que pareciam ter saído de um filme de ficção científica foram confeccionados em um material que lembrava a palha. O desfile, um show para os amantes de trabalho manuais minuciosos, teve ainda a presença da cantora Cher na passarela.
Vale destacar também o trabalho delicado em bordados que apareceram nos desfiles da Acne Studios e da Dior. Foi como se a alta-costura tivesse feito participação especial nas apresentações do ready-to-wear, como mostrou com louvor a Schiaparelli com os bordados nas jaquetas.
A Loewe também deu destaque ao trabalho dos seus artesãos, porém de uma forma lúdica. A marca criou roupas e acessórios que brincavam com o formato de plantas. Foi a referência mais literal à primavera nos desfiles parisienses.
Vestido de spray?
Na última sexta-feira (30/9), o Paris Fashion Week proporcionou um momento que marcou a história da moda. No final do desfile, a Coperni surpreendeu a todos quando a modelo Bella Hadid apareceu seminua na passarela e teve um vestido confeccionado com spray sob o corpo.
Do zero, a peça foi feita com o apoio de três homens, que esculpiram com equipamentos algo que parecia ser tinta, porém era um composto químico que, ao contato com pele, se transformava em tecido. A perfomance foi arrematada com um catwalk poderoso da modelo com o vestido branco.
Neste domingo (2/10), como parte do calendário de primavera/verão 2023, o Paris Fashion Week terá apresentações de marcas como Balenciaga, Valentino e Givenchy. Já na segunda-feira (3/10), será a vez de Stella McCartney, Lanvin e AZ Factory, entre outras grifes. Para fechar o cronograma, na terça-feira (4/10), Chanel e Louis Vuitton.
Colaboraram Carina Benedetti e Luiz Maza