Sem Gucci e com desfiles físicos: veja lineup do próximo Milão Fashion Week
Programação provisória do evento promete reunir atrações presenciais e digitais entre os dias 23 e 28 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
Os casos de Covid-19 começaram a se alastrar na região da Lombardia, na Itália, durante a última edição física da Semana de Moda de Milão, em fevereiro. De lá para cá, a Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI), que organiza o evento, chegou a realizar uma edição digital para evitar aglomerações. Porém, para setembro, os desfiles físicos estarão de volta à programação, que também reunirá ações virtuais. O calendário provisório foi divulgado na quarta-feira (12/8), referente à primavera/verão 2021, e promete ter vários shows coed, ou seja, com as coleções femininas e masculinas juntas.
Vem comigo!
Marcas que desfilarão
O próximo Milão Fashion Week está agendado para os dias de 23 a 28 de setembro. A programação nas passarelas será expressiva, ocupando mais da metade do calendário: de 52 eventos, 28 serão desfiles presenciais. Marcas renomadas, como Fendi, Dolce & Gabbana, Max Mara, Emporio Armani, Prada, Boss, Versace, Salvatore Ferragamo e Giorgio Armani, terão shows presenciais.
Por outro lado, Missoni, Dsquared2, GCDS, Philipp Plein e outras etiquetas participarão virtualmente, por meio das telinhas. Em sua maioria, as labels comprometidas com a programação digital são mais jovens. O evento terá início no dia 22, com uma festa da Rinascente, loja de departamentos italiana, em parceria com a CNMI.
“A edição de setembro do Milan Fashion Week será uma vitrine ‘phy-gital’, com o objetivo de permitir que cada empresa e designer se apresente no formato mais adequado, em sincronia com sua narrativa”, contou Carlo Capasa, presidente da CNMI, ao WWD.
O dia 27 terá um horário reservado para o programa Milano Moda Graduate, com desfiles de graduandos de escolas de moda milanesas. Os talentos emergentes ocuparão os dois últimos dias de evento, com programações completamente digitais.
Retornos, saídas e novidades
Pela primeira vez apresentando um show coed, a Fendi será a primeira grande marca a desfilar nesta edição do evento. A Dolce & Gabbana, que retornou em 2020 à programação oficial do MFW após mais de 20 anos, também está no lineup do primeiro dia. Em julho, a marca realizou um show físico durante a primeira Semana de Moda Digital de Milão.
O segundo dia de programação traz a estreia de Raf Simons como codiretor criativo da Prada. A parceria com Miuccia Prada promete ser a grande atração da quinta-feira (24/9). Já a Rendemption, que se apresentava em Paris desde o início da marca, migrou para Milão pela primeira vez, para uma participação digital.
A Gucci, que sempre participa do evento, deixou o calendário tradicional e deve se apresentar só em novembro. Com a chegada da pandemia, a grife decidiu desacelerar o ritmo e apresentar apenas duas coleções ao ano a partir de agora, sem estações definidas. Assim como a Prada, a etiqueta italiana exibiu seu resort 2021 durante a programação digital, em julho. Outras perdas desse calendário são Bottega Veneta, Jil Sander e Moschino, mas essas podem entrar posteriormente.
Giorgio Armani, que também reduziu sua quantidade de desfiles ao ano para suas marcas (Emporio Armani e Giorgio Armani), deu prioridade para exibir as coleções de mulheres e homens juntas, durante as semanas de moda femininas. Nesta edição, as duas grifes participarão.
Pandemia e o futuro das semanas de moda
A chegada da pandemia de Covid-19 fez com que várias marcas anunciassem a redução do número de coleções ao longo do ano. Grifes como Gucci, Saint Laurent e Michael Kors decidiram seguir o próprio ritmo em vez de participar da programação tradicional das semanas de moda. Esse detalhe implica diretamente o futuro desses eventos, que estão com edições marcadas a partir de setembro para a temporada primavera/verão 2021.
Como se sabe, mesmo com todas as medidas de distanciamento e precaução a serem tomadas, os desfiles físicos correm risco de propagar a Covid-19. Por mais que os convidados mantenham o distanciamento e usem máscaras, os modelos estarão se expondo ao risco ao desfilarem sem o equipamento de proteção. Marcas como Dolce & Gabbana, Etro e Jacquemus, que retomaram as apresentações físicas já em julho, dividiram opiniões e foram criticadas por alguns internautas. Resta aguardar pela recepção dos desfiles de setembro.
Confira o lineup provisório do próximo Milão Fashion Week (horário de Milão):
Quarta-feira, 23 de setembro
10h – Missoni (Digital)
11h – Dsquared2 (Digital)
12h – Act Nº1 (Físico)
13h – Calcaterra (Físico)
14h – Redemption (Digital)
15h – Fendi (Físico e coed)
16h – Nº 21 (Físico e coed)
17h – Alberta Ferreti (Físico)
18h – Dolce & Gabbana (Físico)
19h30 – Blumarine (Físico)
Quinta-feira, 24 de setembro
9h30 – Max Mara (Físico)
10h30 – Genny (Digital)
11h30 – Emporio Armani (Físico e coed)
12h30 – Drome (Físico)
13h30 – Anteprima (Digital)
14h – Prada (Físico)
15h – Luisa Beccaria (Digital)
16h – Daniela Gregis (Físico)
17h – Sindiso Khumalo (Digital)
18h – Etro (Físico)
19h – Sunnei (Físico e coed)
20h – GCDS (Digital)
Sexta-feira, 25 de setembro
10h – Marco Rambaldi (Físico)
11h – Sportmax (Físico)
12h – Francesca Liberatore (Físico)
13h – Gilberto Calzolari (Digital)
14h – Boss (Físico)
15h – Tod’s (Físico e coed)
16h – Marni (Físico e coed)
17h – Marco de Vincenzo (Digital)
18h – Versace (Físico e coed)
19h – Philipp Plein (Digital)
Sábado, 26 de setembro
9h30 – Ports 1961 (Físico)
10h30 – Gabriele Colangelo (Digital)
11h30 – MSGM (Físico)
12h30 – Andrea Pompilio (Digital e coed)
13h – Ermanno Scervino (Digital)
14h – Simona Marzialli – MRZ (Físico)
15h – Cividini (Digital)
16h – Philosophy di Lorenzo Serafini (Físico)
17h – Annakiki (Digital)
18h – Laura Biagiotti (Digital)
19h – Salvatore Ferragamo (Físico e coed)
21h – Giorgio Armani (Físico e coed)
Domingo, 27 de setembro
10h – Atsushi Nakashima (Digital e coed)
11h – Shuting Qiu (Digital)
12h – Ricostru (Digital)
13h – Spyder (Digital)
14h – In Assegnazione (Digital)
15h – Milano Moda Graduate (Físicos)
16h – a atribuir
17h – a atribuir
18h – a atribuir
10h – a atribuir
Segunda-feira, 28 de setembro
10h – Alexandra Moura (Digital e coed)
11h – David Catalán (Digital)
12h – Miguel Vieira (Digital)
13h – a atribuir
14h – a atribuir
Colaborou Hebert Madeira