Second hand: Rodrigo Trussardi dá 5 dicas para comprar peças seminovas
O estilista chegou a Brasília para apresentar a curadoria Archives, em parceria com o brechó de luxo Pretty New
atualizado
Compartilhar notícia
O second hand é uma abordagem de compra que facilita o acesso a grifes internacionais e ainda estimula a moda circular. Em Brasília, o brechó Pretty New, localizado no Lago Sul, é referência na venda de seminovos de luxo. Em um bate-papo descontraído, a fundadora da loja, Gabriella Constantino, recebeu o designer Rodrigo Trussardi, que compartilhou dicas de curadoria para boas compras de segunda mão.
Vem conferir!
Fundador da Mixed e da Super Suite 77, Rodrigo Trussardi acumula três décadas de experiência e muita pesquisa para o trabalho. Agora, o designer traz a Brasília o projeto Archives, no qual disponibiliza uma curadoria exclusiva do próprio acervo, que engloba grandes etiquetas internacionais. As peças estão disponíveis para compra no Pretty New, até o dia 8 de fevereiro.
Para receber o evento, Gabriella Constantino promoveu o talk Como Curar Peças e Comprar Bem no Second Hand, com direito a dicas preciosas. A coluna conferiu a roda de conversa. Aqui, estão cinco dicas para as compras de segunda mão:
Conheça o seu estilo e tenha autenticidade
Rodrigo enfatiza a importância de conhecer o estilo pessoal. Ao entender as próprias preferências, é mais fácil encontrar peças que realmente se encaixem no guarda-roupa e reflitam autenticidade. Evite seguir tendências passageiras e busque por peças duráveis que resistam ao teste do tempo.
“A roupa tem que caber na pessoa, não a pessoa na roupa. Adaptar a moda ao seu estilo é a maneira mais interessante de se vestir”, compartilha Rodrigo Trussardi.
Versatilidade nas peças second hand
Gabriella Constantino e Rodrigo Trussardi defendem o mix and match, que consiste na liberdade e na experimentação para a montagem de looks. Ao buscar peças que podem ser usadas de diversas maneiras, você maximiza as opções de visuais. Isso não só aumenta a versatilidade do seu guarda-roupa, mas também proporciona um melhor custo-benefício.
É importante que, durante a curadoria de itens usados e seminovos, você não se prenda a formar conjuntos pré-determinados, mas também misture estilos, épocas e marcas diferentes. Ter esse pensamento pode abrir portas a descobrir novos estilos para seu dia a dia.
Pesquise por marcas e modelos atemporais
Rodrigo e Gabriella mencionaram a importância de investir em marcas de qualidade e durabilidade. Além disso, a busca por modelos atemporais e peças que resistem a tendências efêmeras é fundamental para garantir um guarda-roupa duradouro.
Peças de cores básicas, como a tonalidade branca e a preta, são adaptáveis aos diferentes estilos. Quando somados a produtos de qualidade, possibilitam a construção de diferentes looks para todas as temporadas.
Mantenha uma mente aberta e experimente coisas novas
Rodrigo Trussardi ressalta a importância de manter a mente aberta ao explorar novas ideias e marcas alternativas. Testar estilos diferentes pode levar a descobertas surpreendentes, contribuindo para uma moda mais sustentável e eclética.
“Experimentar faz parte da boa construção de um armário. Trabalho na moda há muitos anos, e a moda se adapta ao meu estilo. O second hand cria a oportunidade de ter acesso a peças de super qualidade a preços acessíveis”, compartilha.
Promova a economia circular
A parceria entre Pretty New e Rodrigo Trussardi destaca o compromisso com a economia circular. A opção por produtos de segunda mão contribui para reduzir o impacto ambiental da moda. Ao dar uma segunda vida às peças, promove-se a conscientização sobre o ciclo de vida dos produtos.
A curadoria Archives, de Rodrigo Trussardi, está disponível na loja Pretty New, na QI 3 do Lago Sul, até o dia 8 de fevereiro. O espaço fica aberto de segunda à sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, de 10h às 17h.