Sapatos vintage sobrevivem à tendência como nova aposta fashionista
Cheios de personalidade, loafers, mule, clogs e outros sapatos clássicos se consagraram após a trend grandpacore — e sobreviveram à ela
atualizado
Compartilhar notícia
O ano de 2024 tem sido um verdadeiro túnel do tempo quando falamos em moda. Desde a trend grandpacore, os fashionistas têm adotado peças vintage mescladas com estéticas modernas como parte do visual. Entre tantas peças que retornaram junto à tendência, os sapatos mais tradicionais provaram que voltaram para ficar.
Vem ver!
Sapatos em alta
Este ano, os fashionistas tem deixado de lado tênis e apostado em calçado antigos como uma forma de se diferenciar. Seguindo essa onda, o próprio Samba, da Adidas, é um dos sneakers que conseguiu se reerguer, nos últimos anos, justamente por ter um visual retrô. A febre, comprova-se, é sair de casa com os famosos “daddy shoes“.
Dentre desse novo nicho, crescem marcas tradicionais como Dr. Martens, referência em botas e oxfords; Clarks, com os sapatos em camurça e chelsea boots; e a Birkenstock, trazendo as sandália e clogs com conforto e elegância. Apesar de terem um visual mais antiquado, os fashionistas tem incorporado os modelos com estilos mais atuais, sem perder a característica sofisticada como essência.
Seguindo a mesma ideia, as sapatilhas também fazem parte da tendência. O modelo mary jane está entre os mais procurados do ano. Geralmente, o sapato aparece combinado com meias longas e saias ou shorts, justificando a relação com o balletcore. Os fashionistas também vêm adaptando-o para outros estilos.
Loafers e oxfords são outras ótimas opções de calçados antiquados que podem ser usados com versatilidade. Geralmente feitos em couro napa, esses modelos são incorporados no visual cotidiano, porém feito de materiais menos sofisticados, transformando o sapato em uma peça de uso casual e informal.
Diferentemente dos demais modelos citados acima, os mules e clogs são opções que fogem do estilo formal, com um design mais próximo a chinelos e pantufas. Ambos passaram a fazer parte do estilo urbano, sendo valorizados pelo conforto e praticidade.
Mesmo com uma construção mais despojada, os calçados, que deixam parte do calcanhar à mostra, também podem trazer um ar de maturidade para o visual, principalmente por terem esse estilo mais vintage. Os mules, em especial, podem passear até mesmo em ambientes corporativos.
Assim como qualquer tendência que surge dentro de redes sociais, o grandpacore poderia ter sido só mais uma hashtag do momento. Ao conseguir renovar o imaginário de peças já amplamente conhecidas, entende-se como algumas trends podem definir novos rumos para a moda — indo muito além das redes sociais.