metropoles.com

Sandman: saiba curiosidades sobre o figurino da série do momento

Recém-lançada, a produção da Netflix tem Sarah Arthur e Gordon Fitzgerald como figurinistas. Entenda como o visual influencia a trama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricky Darko/Netflix/Divulgação
Série Sandman. Na imagem, mulher ao centro usa roupa branco com ombros marcados e caimento lateral, ao lado de homem com roupa preta e mulher com look prateado
1 de 1 Série Sandman. Na imagem, mulher ao centro usa roupa branco com ombros marcados e caimento lateral, ao lado de homem com roupa preta e mulher com look prateado - Foto: Ricky Darko/Netflix/Divulgação

A série Sandman, da Netflix, está entre os assuntos mais comentados do momento. Logo depois de estrear no dia 5, a produção ficou em primeiro lugar entre as séries norte-americanas mais assistidas da plataforma. Inspirada no HQ criado por Gaiman nos anos 1980, a versão audiovisual da trama tem forte influência do figurino, assinado por Sarah Arthur e Gordon Fitzgerald.

Vem saber mais!

Giphy/Netflix/Reprodução

 

No enredo, depois de anos aprisionado, Morpheus, o Rei dos Sonhos, entra em uma aventura entre mundos. O objetivo principal é restaurar o próprio poder ao recuperar algo que lhe foi tomado. O elenco é composto por nomes como Tom Sturridge, Boyd Holbrook e Patton Oswalt.

Na série da Netflix, o figurino é assinado por Sarah Arthur e Gordon Fitzgerald. O visual do protagonista, Sandman, é construído majoritariamente com tons sóbrios, para garantir um ar sombrio e misterioso.

No repertório, por exemplo, está uma composição all-black desenvolvida pelo estilista britânico Gareth Pugh, para o outono/inverno 2011. Jaqueta de couro com gola alta complementa a calça fluida de barra larga, com caimento de vestido.

Em entrevista ao site Den of Geek, Arthur destacou que a troca de ideias com os intérpretes foi crucial para chegar à versão final dos trajes, além de uma extensa pesquisa. “Muitos atores constroem seus personagens por meio de seus figurinos, então é uma parte muito importante do processo sentar, conversar e ter ideias”, comentou a figurinista.

Fitzgerald também abordou a importância de alinhar o novo trabalho com o material de origem. “O truque é fazer parecer que [qualquer adereço] é algo que poderia ser dos quadrinhos”, explicou.

Trecho de Sandman
Sandma estrou em 5 de agosto, na Netflix

 

Sandman
A série adapta o quadrinho de Neil Gaiman

 

A história original foi criada nos anos 1980

 

Série Sandman
O figurino tem forte influência na trama, na adaptação audiovisual

 

Estrela da Manhã

Uma das personagens que compõem a narrativa é Lúcifer Estrela da Manhã, interpretada por Gwendoline Christie. O figurino foi todo criado exclusivamente pelo designer Giles Deacon.

O papel é de uma demônia ameaçadora e perigosa, mas também glamorosa. Nas cenas, ela veste looks contrastantes: com couro preto e vinil punk ou vestido esvoaçante branco, com direito a um manto.

Em artigo para o Tudum, portal de conteúdo da Netflix, o estilista contou que o processo de inspiração foi colaborativo. “Gwendoline me forneceu uma grande visão de sua visão da personagem a partir de um senso de ação, equilíbrio e o que sua Lúcifer era e estava prestes a empreender. Isso realmente ajudou a galvanizar a sensação de silhueta, grafismo, escolhas de cores, fabricações e direção geral dos figurinos”, disse o designer britânico.

Giles Deacon também revelou que conheceu a história original quando estudava moda na Central Saint Martin’s School of Art. Para criar o visual, ele mergulhou em buscas por referências antigas. “No início do desenvolvimento do figurino, fui atraído por vários artistas que lidaram com o sobrenatural, sonhos, e, claro, Satanás especificamente”.

Gwendoline Christie como Lucifer, a Estrela da Manhã
Gwendoline Christie estrela como Lúcifer, a Estrela da Manhã

 

Esboços de figurinos da série Sandman
O figurino da personagem foi criado pelo estilista Giles Deacon

 

Esboço de figurino da série Sandman feitos pelo designer Giles Deacon
“Após a conversa inicial com Neil Gaiman, Allan Heinberg, Sara Arthur e Gwendoline, do ponto de vista criativo e da história, tive uma boa ideia de onde queria que as peças desenhadas pousassem criativamente”, relatou Giles Deacon

 

Esboço de figurino da série Sandman feitos pelo designer Giles Deacon
Lúcifer, a Estrela da Manhã é uma ameaçadora e perigosa, mas também glamorosa, segundo o próprio designer

 

The Sandman

O criador, Neil Gaiman, é um dos desenvolvedores e produtores executivos da adaptação do famoso HQ. Para a iniciativa da Netflix, ele escreveu o episódio piloto com David Goyer e Allan Heinberg. Os outros capítulos são assinados por Heinberg.

A primeira temporada de Sandman tem 10 episódios, já disponíveis no serviço de streaming. Com aprovação da crítica em veículos especializados e boa aceitação do público, Sandman já teve a confirmação de lançamento da continuação.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?