Sandman: saiba curiosidades sobre o figurino da série do momento
Recém-lançada, a produção da Netflix tem Sarah Arthur e Gordon Fitzgerald como figurinistas. Entenda como o visual influencia a trama
atualizado
Compartilhar notícia
A série Sandman, da Netflix, está entre os assuntos mais comentados do momento. Logo depois de estrear no dia 5, a produção ficou em primeiro lugar entre as séries norte-americanas mais assistidas da plataforma. Inspirada no HQ criado por Gaiman nos anos 1980, a versão audiovisual da trama tem forte influência do figurino, assinado por Sarah Arthur e Gordon Fitzgerald.
Vem saber mais!
No enredo, depois de anos aprisionado, Morpheus, o Rei dos Sonhos, entra em uma aventura entre mundos. O objetivo principal é restaurar o próprio poder ao recuperar algo que lhe foi tomado. O elenco é composto por nomes como Tom Sturridge, Boyd Holbrook e Patton Oswalt.
Na série da Netflix, o figurino é assinado por Sarah Arthur e Gordon Fitzgerald. O visual do protagonista, Sandman, é construído majoritariamente com tons sóbrios, para garantir um ar sombrio e misterioso.
No repertório, por exemplo, está uma composição all-black desenvolvida pelo estilista britânico Gareth Pugh, para o outono/inverno 2011. Jaqueta de couro com gola alta complementa a calça fluida de barra larga, com caimento de vestido.
Em entrevista ao site Den of Geek, Arthur destacou que a troca de ideias com os intérpretes foi crucial para chegar à versão final dos trajes, além de uma extensa pesquisa. “Muitos atores constroem seus personagens por meio de seus figurinos, então é uma parte muito importante do processo sentar, conversar e ter ideias”, comentou a figurinista.
Fitzgerald também abordou a importância de alinhar o novo trabalho com o material de origem. “O truque é fazer parecer que [qualquer adereço] é algo que poderia ser dos quadrinhos”, explicou.
Estrela da Manhã
Uma das personagens que compõem a narrativa é Lúcifer Estrela da Manhã, interpretada por Gwendoline Christie. O figurino foi todo criado exclusivamente pelo designer Giles Deacon.
O papel é de uma demônia ameaçadora e perigosa, mas também glamorosa. Nas cenas, ela veste looks contrastantes: com couro preto e vinil punk ou vestido esvoaçante branco, com direito a um manto.
Em artigo para o Tudum, portal de conteúdo da Netflix, o estilista contou que o processo de inspiração foi colaborativo. “Gwendoline me forneceu uma grande visão de sua visão da personagem a partir de um senso de ação, equilíbrio e o que sua Lúcifer era e estava prestes a empreender. Isso realmente ajudou a galvanizar a sensação de silhueta, grafismo, escolhas de cores, fabricações e direção geral dos figurinos”, disse o designer britânico.
Giles Deacon também revelou que conheceu a história original quando estudava moda na Central Saint Martin’s School of Art. Para criar o visual, ele mergulhou em buscas por referências antigas. “No início do desenvolvimento do figurino, fui atraído por vários artistas que lidaram com o sobrenatural, sonhos, e, claro, Satanás especificamente”.
The Sandman
O criador, Neil Gaiman, é um dos desenvolvedores e produtores executivos da adaptação do famoso HQ. Para a iniciativa da Netflix, ele escreveu o episódio piloto com David Goyer e Allan Heinberg. Os outros capítulos são assinados por Heinberg.
A primeira temporada de Sandman tem 10 episódios, já disponíveis no serviço de streaming. Com aprovação da crítica em veículos especializados e boa aceitação do público, Sandman já teve a confirmação de lançamento da continuação.
Colaborou Rebeca Ligabue