Samsung lança “guarda-roupa” que elimina coronavírus das peças
O aparelho usa ar, vapor e calor para esterilizar os itens. Equipamento promete eliminar até 99,9% de germes
atualizado
Compartilhar notícia
Imagine uma espécie de guarda-roupa tecnológico que executa funções de uma máquina de lavar. E o melhor: sem barulhos incômodos. Essa é a nova aposta da Samsung lançada em alguns países na última semana. O AirDresser usa ar, vapor e calor para remover poeira, esterilizar, desodorizar e desamassar as peças, deixando-as prontas para o uso. “É a maneira perfeita de refrescar a roupa entre as lavagens”, promete a fabricante coreana.
Vem comigo saber os detalhes!
Segundo a Samsung Electronics, o objetivo é dar mais liberdade e tempo aos consumidores. Para deixar o “guarda-roupa” trabalhar, basta pendurar até três peças nos cabides e iniciar o ciclo. Dessa forma, elas precisarão passar pela lavadora convencional com menos frequência, permitindo uma vida útil maior.
E a novidade não para por aí, o aparelho também pode ser utilizado para esterilizar uma variedade de peças domésticas, incluindo roupas de cama, toalhas e brinquedos macios, como ursos de pelúcia. Os ciclos economizam mais água do que o processo completo das lavadoras. O líquido é armazenado em recipientes portáteis na parte inferior do equipamento.
“O AirDresser é a resposta da Samsung à demanda do consumidor por desempenho mais dinâmico, mesmo dos aparelhos básicos, fornecendo solução doméstica fácil e eficaz para atender às suas necessidades de roupas limpas que cheirem a frescor, livres de germes e com um aspecto elegante”, disse a vice-presidente de negócios de aparelhos digitais da marca, Jennifer Song.
Além de ser prático e funcional, o AirDresser tem um design moderno e é supercompacto. O mecanismo também pode ser colocado em diferentes lugares da casa, incluindo quartos, tendo em vista que não precisa de sistema de encanamento e faz ruídos e vibrações mínimas enquanto funciona. Para a noite, inclusive, tem um modo ainda mais silencioso.
Durante os ciclos de funcionamento, a máquina utiliza vários recursos interessantes. Os três cabides incluem sistemas de jato de ar que removem a poeira. Em seguida, um jato de vapor se encarrega de eliminar substâncias nocivas, bactérias, alérgenos e vírus; incluindo gripes, herpes, adenovírus e coronavírus, com 99,9% de eficácia. Segundo os testes, os ácaros domésticos são 100% eliminados.
A função “filtro desodorizante” é a responsável por quebrar as partículas que causam mau cheiro, normalmente provocadas por suor, tabaco e comida. Dessa forma, impede também que o odor fique acumulado no interior do equipamento, que conta inclusive com uma tecnologia de autolimpeza. A cada 40 ciclos, o aparelho avisa o dono quando a função deve ser acionada.
O processo de secagem é suave e acontece por meio de uma bomba de calor, mas com temperatura baixa. Além de minimizar danos, como encolhimento, deixa o tecido relaxado, dispensando o ferro de passar. Muitas dessas tecnologias já eram utilizadas em outros eletrodomésticos da Samsung.
Têxteis que precisam de cuidados profissionais, como peles e couros, também podem ser higienizados no AirDresser. A tecnologia facilita o armazenamento das roupas até fora do utensílio, já que inclui um recurso que retira a umidade do cômodo e devolve na forma de ar seco, quando está com a porta aberta.
A marca coreana oferece ainda alguns recursos de inteligência artificial para ajudar o consumidor, por meio do aplicativo SmartThings. Entre eles, uma ferramenta que armazena informações sobre as roupas e sugere o ciclo mais adequado para higienizar cada item. O processo pode ser controlado remotamente pelo smartphone.
O lançamento está disponível em alguns países, como no Reino Unido, desde a última quinta-feira (23/02/2020). Por lá, o valor gira em torno de 2 mil libras, o equivalente a cerca de R$ 10 mil. No e-commerce britânico, o aparelho já tem duas reviews, ambas positivas. Por enquanto, o AirDresser não está à disposição no site brasileiro. Na Coreia do Sul, foi lançado em 2018.
Não é a primeira vez que uma empresa de tecnologia investe na ideia. Concorrente da Samsung, a também coreana LG foi pioneira em colocar no mercado um aparelho bem parecido. A Xiaomi tem um varal inteligente com funções que se assemelham ao sistema de secagem do AirDresser.
Colaborou Hebert Madeira