Samba, Tabi, Mary Jane e mais: relembre calçados que bombaram em 2023
Além de tênis esportivos, principalmente da Adidas, os sapatos clássicos, vide sapatilha, slingback e mocassim, foram tendência neste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O fim de ano é um período propício para constatar tendências que realmente perduraram ao longo dos últimos 12 meses. Para além do vestuário, os calçados deram o que falar no segmento fashion em 2023. Os tênis esportivos, principalmente da Adidas, foram opções frequentes em visuais de fashionistas que priorizam o conforto. No entanto, os sapatos clássicos, como sapatilha, slingback e mocassim, também foram trend.
Vem relembrar!
Adidas
Em 2023, os tênis esportivos da Adidas ganharam ainda mais visibilidade no mundo fashion. Mais especificamente, o Samba e o Gazelle, que carregam as três tradicionais listras da etiqueta alemã, dominaram o street style pelo mundo. Segundo o relatório trimestral da plataforma de análise de tendências Lyst, desde 2022, eles foram emplacados em diferentes temporadas entre os itens mais desejados pelo público fashionista.
Contudo, muito antes de conquistarem status de ícone de moda, os calçados foram pensados para garantir performance em atividades físicas. Parte da linha Originals, o Samba, por exemplo, surgiu na década de 1950, quando um time alemão desenvolveu um tênis especialmente para campos com gelo e neve. A chuteira foi aperfeiçoada pela Adidas até a versão atual ser criada, em 1972.
O Gazelle, de 1966, foi projetado para treinos e logo ganhou destaque em uniformes de atletas profissionais. Outro modelo similar, o Spezial, de 1979, é destinado a atletas de handebol.
Mary Jane e sapatilha
No quesito calçados, a estética do balletcore deu o que falar nos últimos meses. Divisora de opiniões, a sapatilha tomou conta do radar fashion. As redes sociais e a moda das ruas evidenciam diferentes versões da peça, com direito a variadas cores e texturas.
Na mesma pegada “boneca”, outro sapato que apareceu com frequência em 2023 nos pés de fashionistas foi o modelo Mary Jane. Popular no século 20, sobretudo no início dos anos 1900, o item é formado por uma tira que atravessa o peito do pé e se prende com uma fivela.
Tabi
Criada pela Maison Margiela em 1988, a bota Tabi ficou conhecida pelo polêmico bico dividido. De lá para cá, a marca reinventou a proposta e inseriu a “pata de camelo” em outros modelos de calçados, de sapatilhas e mocassins a tênis.
A referência para a criação de Martin Margiela saiu de meias japonesas, datadas do século 15. Em 2023, a estética Tabi viralizou nas redes sociais, principalmente no TikTok. Por lá, a tag acumula aproximadamente 400 milhões de visualizações.
Slingback
O mule e o scarpin são calçados clássicos na moda. Ao longo de 2023, a junção desses dois modelos, intitulada slingback, ganhou mais notoriedade. Fechado na parte da frente e aberto atrás, com uma tira que chega ao tornozelo, o produto garante uma pitada de elegância a qualquer look.
No street style, o slingback surge em composições com alfaiataria e conjuntos rebuscados. Em visuais festivos, o sapato também vai bem. Vale investir em opções com salto, para visuais mais sofisticados, mas as versões rasteiras são ideais para ocasiões em que o conforto é a principal prioridade.
Sapato fechado com meia à mostra
Uma das tendências de 2023 é a meia à mostra. Por meio de um truque de styling, o item, que antes ficava escondido, vira acessório, com direito a protagonismo em visuais. Como consequência, os sapatos fechados usados com meias viraram trend.
Entre os modelos que se encaixam no mood, estão mocassim, oxford e loafer, entre outros. A sola tratorada também é destaque na combinação com meia aparente. Influencers e celebridades fashionistas, como Hailey Bieber, são adeptas.
Calçados: 2023
A moda pode ser usada como uma ferramenta de autoexpressão e também para chamar atenção. Nesse sentido, ao longo de 2023, a tendência dos calçados “diferentões”, que ganhou força em 2022, não foi embora. Os saltos peculiares foram aposta de influencers e celebridades como Gkay, Malu Borges e Bruna Marquezine.