metropoles.com

Saiba quem são os estilistas convidados para semana de moda da capital

O evento terá desfiles de Rodrigo Fraga (MG), Ronaldo Silvestre (MG) e Ivanildo Nunes (CE)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Headliners capa 2
1 de 1 Headliners capa 2 - Foto: null

O Brasília Trends promete aquecer o mercado local a partir do dia 22 de novembro. A nova semana de moda da capital federal aposta em várias marcas do DF e grandes nomes do segmento fashion brasileiro. Mas quem são os estilistas convidados para o lineup do projeto?

Vem comigo que eu te conto!

Rodrigo Fraga
O irmão mais novo de Ronaldo Fraga tem um trabalho tão brilhante quanto o primogênito da família. Com mais de 20 anos de carreira, o mineiro é um dos maiores representantes da moda masculina no Brasil. Estudou e morou em Londres nos anos 1990 e fez parte do lineup do São Paulo Fashion Week durante algumas temporadas.

Marconi Henrique

 

Conhecido por uma alfaiataria cheia de identidade, Rodrigo também tem paixão pelas artes interpretativas e cria figurinos de espetáculos de teatro e cinema, tanto que, em 2012, assinou a direção, roteiro e produção do curta Uma Lembrança Feliz de Um Dia de Flores.

Sem apresentar desfiles há seis anos, o designer quebrará seu hiato nas passarelas do Brasília Trends, com uma coleção desenvolvida especialmente para o evento.

“Estou muito empolgado, pois não faço um desfile há algum tempo. Vou mostrar uma coleção que une a alfaiataria com peças esportivas e o streetwear. Além disso, este show marca o lançamento da minha loja on-line, que vai vender as camisetas mostradas na capital federal. Brasília nunca mais será a mesma depois da minha passagem”, brinca o estilista.

Croquis da coleção que será apresentada no Brasília Trends

 

Estilista irá misturar alfaiataria com streetwear

 

Último desfile do designer, realizado em 2012

 

Rodrigo assinou o figurino da peça-show da banda Pato Fu

 

Ronaldo Silvestre
Outro mineiro escalado para a programação do Brasília Trends abandonou o curso de desenho industrial para estudar moda e lançou sua marca homônima em 2003. Com um trabalho atemporal, voltado para o slow fashion, Ronaldo Silvestre investe no upcycling, aproveitando descartes da indústria têxtil para profissionalizar cinco comunidades carentes por meio de seu projeto social, Tecendo Itabira.

Reprodução/Instagram

Vencedor da 30ª edição do Prêmio ECOERA, que analisa e premia práticas sustentáveis na indústria da moda, o designer retrabalha tecidos antigos para dar forma às suas peças. Para o desfile no Brasília Trends, inspirou-se nas linhas orgânicas de Oscar Niemeyer.

“Admiro muito a arquitetura do Oscar pela forma que ele brinca com o sinuoso”, conta.

O jeans é o carro-chefe do novo trabalho de Silvestre. O material ganhará novas interpretações, sendo usado para rebordar tecidos finos, como o tule. “Vai ser um show bem conceitual, com bastante impacto e uma pincelada de moda festa. Pegamos o descartado e o transformamos em algo belo. É um trabalho 100% artesanal”, adianta o estilista.

Estilista costuma fazer desenhos com viés

 

Peças são feitas com tecidos descartados

 

Detalhes da última coleção, desfilada no Dragão Fashion

 

Ronaldo é conhecido por elevar status do upcycling com seu projeto, Tecendo Itabira

 

Ivanildo Nunes
O cearense Ivanildo Nunes é um dos nomes mais importantes do Dragão Fashion, maior semana de moda conceitual da América Latina. Aos 13 anos, começou a vestir as bonecas que sua mãe vendia e nunca mais largou as máquinas de costura. Há 10 anos está à frente de sua marca homônima, especializada em vestidos de festa.

Anderson de Deus

Em 2015, criou uma coleção inspirada no arquiteto Oscar Niemeyer e foi ovacionado na sala de desfiles durante 15 minutos. Já mostrou suas peças na Casa de Criadores e, atualmente, é o estilista oficial do Miss Brasil, assinando os looks de gala de todas as participantes.

No Brasília Trends, o estilista mostrará a última coleção que desfilou no Dragão Fashion, com mais oito vestidos feitos exclusivamente para o evento na capital federal. “O DNA da marca é o artesanato. Nesta coleção que iremos mostrar, Cosmo, usamos a técnica de richelieu para reunir e harmonizar vários tipos de renda e crochê. É um trabalho bem contemporâneo, inspirado nas mandalas e em questões espirituais”, comenta.

Vestido inspirado na Catedral Metropolitana de Brasília

 

Divulgação
Peça feita exclusivamente para o desfile de Brasília

 

Nicolas Gondim
Registro da coleção que será desfilada no Brasília Trends

 

Ivanildo assinou os todos vestidos de gala do Miss Brasil 2018

 

Segundo o produtor de moda do evento, Fernando Lackman, os três estilistas foram convidados por questões distintas. “Rodrigo tem uma costura maravilhosa, um olhar moderno e uma vontade contagiante de trazer a qualidade das grandes marcas internacionais para o Brasil. Ivanildo é a prova de que é possível fazer roupas com brilho e glamour por meio do artesanato. E Ronaldo tem uma moda extremamente requintada, feita a partir de um trabalho social”, destrincha Lackman.

O desfile de Rodrigo Fraga será durante a abertura do Brasília Trends, no dia 22, às 21h. Ivanildo Nunes fecha a programação do dia 23, também às 21h, e Ronaldo Silvestre encerra o dia 24, no mesmo horário de seus colegas. Para entrar no evento, é necessário levar um quilo de alimento não perecível.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Danillo Costa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?