Saiba quem são as celebridades mais influentes da moda em 2019
Levantamento anual da plataforma Lyst revela ainda outros destaques do segmento têxtil, como as principais tendências e colaborações
atualizado
Compartilhar notícia
O site Lyst, plataforma global de buscas relacionadas ao universo da moda, acaba de revelar seu relatório anual com os principais, produtos, tendências e colaborações de 2019. O levantamento, feito por meio de 200 milhões de pesquisas realizadas nos últimos 11 meses, ainda trouxe um ranking com as celebridades mais influentes do mercado neste ano. Sem surpresas, Meghan Markle foi a estrela que mais contagiou seus seguidores com suas produções, mas as demais colocações da lista surpreendem ao confirmar a força da Geração Z e do público masculino no cenário têxtil.
Vem saber comigo quem são os nomes mais influentes da moda em 2019!
O dossiê Year in Fashion 2019, do Lyst, chega à internet com vários dados curiosos sobre a evolução do segmento fashion neste ano. Como noticiamos no final de setembro, a Bottega Veneta foi a grife que mais se destacou, graças aos sapatos de bico quadrado e à bolsa The Pouch, pontuados como os produtos mais quentes dos últimos meses.
A Off-White, que liderou o ranking em 2018, não figurou entre as marcas mais populares, mas surgiu no topo da listagem de colaborações, por conta da parceria com a label de decoração Ikea. As associações entre Sacai e Nike, Supreme e Stone Island e Rick Owens x Birkenstock também ganharam ênfase.
O gasto médio com tênis (US$ 192) aumentou 39% em relação ao ano passado, enfatizando o status de poder atribuído aos calçados ao longo deste ano. O investimento em camisas também cresceu – atingiu uma média de US$ 67 por peça e cresceu 16% quando comparado à intenção de gasto com esse tipo de produto em 2018.
Por falar em sneakers, o item mais celebrado de 2019 foi um modelo oversized lançado pela Alexander McQueen. Já no quesito logotipo, a estampa Zucca, da Fendi, ficou como a mais popular. O relatório deste ano ainda solidificou a importância do streetwear na moda convencional, com menções de marcas do segmento em todas as categorias.
As pesquisas relacionadas à sustentabilidade aumentaram 75% no período entre janeiro e novembro, com uma média de 27 mil buscas a cada mês, ao passo que a procura pelos termos “sem gênero” e “gênero neutro” tiveram crescimento de 52%.
Em relação às celebridades com grande poder de influência, a primeira colocação não surpreende. Meghan Markle, a duquesa de Sussex, encabeça o levantamento após um ano marcado pelo nascimento de seu primogênito, uma turnê pela África e uma importante investida no segmento têxtil.
O resto da lista traz ainda uma importante afirmação sobre o aumento da presença da Geração Z e do público masculino no universo fashion. Enquanto o ator Timothée Chalamet ficou em segundo lugar no estudo, ícones adolescentes, como Zendaya, Billie Eilish e Cardi B, completam as cinco primeiras posições. Confira:
1. Meghan Markle
A duquesa de Sussex foi o nome mais influente da moda em 2019, com crescimento de 216% nas pesquisas relacionadas às peças que ela usou este ano. Após vestir cinco chemises na turnê real da África, as sondagens pelo modelo subiram 45% em um mês. O vestido da Club Monaco, utilizado na mesma viagem, esgotou em menos de 24 horas, depois de um aumento de 570% nas buscas.
2. Timothée Chalamet
O harness da Louis Vuitton usado pelo ator Timothée Chalamet no Globo de Ouro seria apenas o primeiro item da longa lista de peças que o ator ajudou a difundir em 2019. O moletom de paetês utilizado pelo ator na estreia britânica do filme The King provocou um aumento de 192% nas buscas por moletons masculinos. Já a procura por Haider Ackermann, designer responsável pelo terno que o norte-americano vestiu no Festival de Veneza, cresceu 806% na semana em que ele ostentou uma peça da grife.
3. Zendaya
Quando Zendaya surgiu no tapete vermelho do Met Gala 2019, vestida como uma Cinderela moderna, a busca pela marca Tommy Hilfiger, que assinou a produção, subiu 54%. O vestido Vera Wang, usado por ela no Emmy Awards, em setembro, também alavancou a procura por itens da label em 33%.
4. Billie Eilish
A cantora e compositora de 17 anos tem mais de 40 milhões de seguidores no Instagram. Então, quando surgiu na rede social com vários conjuntos verde-neon, durante o verão do Hemisfério Norte, as pesquisas pelo tom aumentaram 69%. Enquanto isso, as buscas pela marca Billionaire Boys Club cresceram 211% em menos de uma semana, depois que a etiqueta foi citada pela adolescente em um post no Instagram.
5. Cardi B
A rapper Cardi B fez as buscas pela marca Mugler dispararem quando ela usou um look da grife no Grammy 2019. Em apenas quatro horas, o fluxo de pesquisas relacionadas à label aumentou 169%. As produções exibidas por ela no Paris Fashion Week também impulsionaram a caça aos produtos de etiquetas como Chanel, Thom Browne e Richard Quinn.
6. Lisa, do Blackpink
Neste ano, a cantora Lisa, membro do grupo de k-pop Blackpink, tornou-se a estrela sul-coreana mais seguida no Instagram, com quase 27 milhões de pessoas de olho em seu perfil. Depois que a artista compartilhou uma série de fotos de si mesma usando a bolsa Triomphe, da Celine, as pesquisas pelo acessório aumentaram 66%.
7. Kylie Jenner
A líder da lista de celebridades mais influentes do ano passado desceu seis posições, mas seu poder continua a impulsionar tudo o que ela toca. Ao aparecer em suas redes sociais com um vestido floral, em agosto, as pesquisas pelo modelo subiram 66%. O longo dourado usado no casamento de Justin e Hailey Bieber também bombou, chegando a ser procurado mais do que o vestido da noiva.
8. Lizzo
À medida que as músicas da cantora Lizzo subiram nas paradas, o mesmo ocorreu com seus bodies exclusivos. As pesquisas pela versão plus size do item aumentaram 28% ao longo do ano. Entre os looks usados no VMA, a produção oitentista guiada pela cor lilás também foi alvo de muitas buscas.
9. Harry Styles
Depois que Harry foi ao Met Gala com pérola em uma de suas orelhas, as pesquisas por brincos masculinos cresceram 28% em relação ao mês que antecedeu o evento. Conhecido por suas roupas coloridas, o cantor também impulsionou a procura por ternos azuis em 78%, após ele vestir um conjunto desta cor em Nova York.
10. Billy Porter
Depois de surgir no Oscar com um vestido-smoking assinado pelo estilista Christian Siriano, Billy Porter fez as buscas pelas criações de seu colega serem incrementadas em 101% nas primeiras 24 horas após o evento.
Colaborou Danillo Costa