Saiba quais são as principais tendências do SPFWN46
Estilo western e tons terrosos são os queridinhos das marcas que já desfilaram
atualizado
Compartilhar notícia
O São Paulo Fashion Week N46 ainda não acabou, mas algumas tendências dominam as passarelas desta edição. Assim como nas semanas de moda internacionais, o estilo western está presente em várias coleções, tanto como principal inspiração quanto em pequenos detalhes. A alfaiataria oversized também promete figurar nas araras nacionais nos próximos meses.
Vem comigo conferir!
Antes de falarmos de tendências, é necessário entender o momento do mercado fashion brasileiro. O antigo formato das semanas de moda está em declínio, tanto que grandes eventos, como o Fashion Rio, encerraram as atividades nos últimos anos.
Para sobreviver à crise, o São Paulo Fashion Week tem procurado formas de se adequar às novas necessidades do segmento. Em 2016, Paulo Barros, organizador do evento, introduziu o conceito See Now Buy Now – a nova proposta, porém, acabou afastando marcas importantes.
Nesta edição, o organizador abriu mão das estações, o que deu liberdade às marcas, mas descaracterizou o conceito tradicional por trás dos desfiles. Afinal, as passarelas antecipavam as tendências da próxima temporada. Por exemplo, Gloria Coelho, Lilly Sarti, Reinaldo Lourenço e Bobstore lançaram coleção de inverno, enquanto PatBo e Osklen optaram por mostrar peças de verão.
Veja quais serão as cores, materiais e temas que devem dominar o mercado nacional nos próximos meses:
Western
Visto nos últimos desfiles de Burberry, Calvin Klein, Coach, Victoria Beckham e Alexa Chung, o estilo é a aposta da estação. No SPFWN46, a tendência figurou como inspiração principal de Lilly Sarti, Modem e Bobstore. O western apareceu em looks pontuais de Reinaldo Lourenço, Patricia Viera e nas botas de Gloria Coelho.
Bobstore
Lilly Sarti
Modem
Patrícia Viera
Reinaldo Lourenço
Detalhes
Tons terrosos
Ainda remetendo ao mood country, os tons terrosos fizeram parte das cartelas de cores de oito desfiles até agora. Marrons, caramelos e ocres serão obrigatórios nos guarda-roupas brasileiros nos próximos meses.
João Pimenta
PatBo
Torinno
Lilly Sarti
Patricia Viera
Studio Kalline
Bobstore
Laranja
No Hemisfério Norte, a cor foi destaque nas coleções Primavera/Verão de 2019. O laranja vivo ganhou a atenção dos estilistas e vem sendo a estrela de vários looks monocromáticos.
Lino Villaventura
João Pimenta
Patricia Viera
Modem
Osklen
Bobstore
Two Denim
Areia
Areia é a cor do momento. A marca Beira, por exemplo, dedicou toda sua coleção de verão ao tom. Osklen e PatBo também investiram pesado na tendência. Até mesmo os desfiles dedicados ao inverno optaram pela tonalidade.
Karine Fouvry
Osklen
PatBo
Aluf
Helen Pontes e Adriana Valente
Korshi 01
Gloria Coelho
Beira
Couro
A popularização do estilo western fortalece a presença do couro. A matéria-prima foi uma das mais usadas no SPFWN46, seja em tecido fluido, sobre tela, com camurça ou em aplicação.
Patricia Viera
Reinaldo Lourenço
Gloria Coelho
Lilly Sarti
Modem
Studio Kalline
Bobstore
Alfaiataria ampla
A tendência é uma das principais apostas do mercado internacional para as próximas estações, a exemplo de Lady Gaga, que usou calça e blazer oversized na premiação da Elle norte-americana. No SPFWN46, a alfaiataria apareceu nas coleções mais tradicionais de Gloria Coelho, João Pimenta e Reinaldo Lourenço.
Gloria Coelho
Lucas Leão
Helen Pontes e Adriana Valente
Modem
Reinaldo Lourenço
Aluf
João Pimenta
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaboraram Danillo Costa e Rebeca Ligabue