Saiba quais foram as principais tendências da Semana de Alta-Costura
Em edição marcada por grandes volumes, estilistas recorreram ao tule e aos plissados para dar forma às silhuetas
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os dias 21 e 24 de janeiro, a capital francesa recebeu mais uma edição da Semana de Alta-Costura, o evento mais pomposo do circuito fashion internacional. Ao todo, 30 maisons apresentaram suas novas criações de primavera-verão, entre elas Dior, Chanel, Givenchy, Valentino e Balmain, que retornou ao haute couture depois de um hiato de 16 anos.
Além de mostrar seu potencial criativo, as grifes aproveitam a programação da fashion week para antecipar as tendências que serão trabalhadas nas próximas temporadas, de maneira mais conceitual, ao estilo avant-garde. Eu fiquei de olho em cada desfile e, agora, mostro a você quais as 10 maiores tendências exibidas nos shows!
Vem comigo saber quais são!
Candy Colors
Desde 2016, quando a Pantone apontou os tons Rose Quartz e Serenity como as cores daquele ano, as candy colors nunca mais saíram de cena. E, pelo jeito, elas ganharão força total nas próximas temporadas. Os tons esmaecidos foram a maior tendência observada na edição de primavera-verão 2019 da Semana de Alta-Costura, figurando em grande parte dos desfiles.
Plumas
As plumas sempre aparecem nos looks de haute couture, mas nessa temporada o material de leveza inconfundível foi unanimidade. Usado para dar movimento e contraste aos materiais mais pesados, o adorno foi trabalhado por diversos designers.
Tule
O volume é uma das principais características das peças de alta-costura e, neste ano, esse ingrediente fundamental foi alcançado por meio do tule. Foram camadas em mais camadas para que os estilistas conseguissem a amplitude desejada.
Plissados
Sucesso no ano passado, os plissados devem permanecer como protagonistas em 2019. Contudo, nas coleções de haute couture, eles foram usados de maneira mais estruturada, para dar forma às silhuetas.
Maxi laços
Em uma edição marcada pelo volume, os laços ganharam versões gigantescas e decorativistas, aparecendo em vestidos, blusas, decotes, cintos e até mochilas.
50 tons de ouro
Os tons metalizados foram muito usados em Paris, mas o dourado, sem sombra de dúvidas, se destacou. A cor foi trabalhada em diversas texturas, variações e estilos.
Alfaiataria revisitada
A alfaiataria não é novidade no haute couture, mas neste ano os estilistas se superaram ao trabalhar este segmento. As marcas apresentaram blazers em materiais diferenciados, desconstrução, lapelas geométricas e muita amplitude.
Toucas
As toucas dominaram a Semana de Alta-Costura. Grifes de grande importância recorreram ao acessório para finalizar seus looks. Algumas optaram por um mood mais burlesco, enquanto outras foram por um caminho esportivo.
Botas
Cada vez mais, as botas se firmam como um acessório coringa. Antes usadas em produções pontuais, os sapatos de cano longo ganharam até mesmo as etiquetas especializadas em vestidos de festas.
Multicoloridos
Por se tratar de uma edição de primavera-verão, era natural que as cores aparecessem na maioria dos desfiles, mas foram as combinações de tons fortes e marcantes que chamaram a atenção nessa estação.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Danillo Costa