Saiba como montar looks maduros e formais usando jeans
Especialistas defendem a versatilidade do jeans e garantem que, sabendo combinar com os itens corretos, ele pode ser usado formalmente
atualizado
Compartilhar notícia
O jeans está presente em muitos guarda-roupas. Porém muitas pessoas ainda associam a peça a ocasiões informais e não sabem que é possível montar looks para o trabalho e eventos. Consultoras de imagem e stylists trabalham para quebrar essa barreira e mostrar a versatilidade do tecido.
Vem aprender como usar!
A história do jeans remonta ao século 18. O tecido começou a ser usado em Nimes, na França, em 1792, para a confecção de roupas de trabalho dos marinheiros. Quem mudou essa história, porém, foi o alemão Levi Strauss, que importou a matéria-prima para os Estados Unidos e fundou, na década de 1860, não apenas a marca Levi’s, mas a primeira calça jeans da história.
A consultora de imagem Marina Naves acredita que a origem do jeans é uma das razões para ele ser associado à informalidade. “É um tecido rústico, criado para o trabalho braçal. Por esse motivo, não pode ser considerado formal, mas não quer dizer que não possa transitar nesses ambientes”, explica à coluna.
Quem faz coro à ideia é a stylist Monalisa Cardoso. Segundo ela, para adaptar o jeans a diferentes ocasiões, é preciso pensar em como a produção será “estilizada”. “Tudo dependerá de quais serão os itens que vão compor o look: caimento e tecido da blusa/camisa, se a terceira peça será um blazer, um quimono ou uma jaqueta, quais acessórios você irá apostar, tamanho da bolsa e a escolha do calçado.”
Lavagem
As profissionais ressaltaram a importância da lavagem para essa adaptação do jeans. Monalisa Cardoso destaca que quanto mais neutro o tecido, mais fácil de combinar.
“As [opções] escuras transmitem uma mensagem mais ‘séria’, mas se ainda preferir lavagens claras, busque por alguma mais uniforme, sem detalhes ou puídos”, reforça a stylist paulista.
Modelos
O segredo é saber escolher o melhor modelo. “Modelagens como pantalona, pantacourt e reta, com lavagem escuras e sem puídos, são ótimas opções”, ensina Monalisa Cardoso. Sobre o que evitar, se o ambiente for muito formal, Marina Naves acredita que “uma calça de cintura baixa ou muito justa transmite sensualidade” e que “jeans rasgado ou com lavagem muito diferente transmite irreverência, modernidade e até mesmo disrupção”.
A segunda especialista vai além e ensina como usar saias jeans. “A modelagem entra aqui novamente. O comprimento mini da saia dificilmente é cogitado para ocasiões mais formais, por conta disso sugiro apostar no midi. “Se o evento permitir, pode rolar até uma fenda, que dará um toque sensual”, ensina Monalisa Cardoso. Para finalizar, ela indica um scarpin ou mule de bico fino.
A parte de cima
Como o styling é o principal truque para garantir a versatilidade do jeans, o tom rústico da peça é equilibrado quando aliado a tecidos mais nobres, como o linho, o crepe e a seda. “É a partir da junção desses detalhes que alcançamos uma produção mais elegante, mesmo usando uma calça jeans”, explicou Monalisa à coluna.
Sobre a terceira peça, a dica infalível é investir na alfaiataria, seja com jaquetas, parkas e, principalmente, blazer. Marina Naves também indica ficar longe de moletons.
Para arrematar
Os acessórios são ótimos para transparecer o próprio estilo e identidade aos looks do dia a dia, em especial aqueles que precisam seguir uma fórmula fechada. Marina Naves indica escolher “joias mais clássicas e bolsas mais estruturadas, de materiais nobres”, porque “esse equilíbrio ajuda a trazer sobriedade”.
A maquiagem também pode ser um “acessório” na produção de moda. “Mais neutras e clássicas, como delineador, batons escuros ou tons de nude ajudam a passar mais maturidade. Troque o cabelo solto por penteados mais clássicos, como coque ou rabo”, ensina a consultora de moda.
Monalisa Cardoso deu algumas dicas extras à coluna. “Pessoas são únicas, e nem sempre tudo ‘cairá como uma luva’: tenha cautela com o caimento da peça no seu corpo e, se necessário, busque um(a) alfaiate”. Por fim, a expert também destacou a importância do autoconhecimento, especialmente na hora de se vestir: “É importantíssimo saber o que gosta, o que não gosta e conhecer o seu corpo para se sentir confiante em qualquer ocasião”, finaliza.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Carina Benedetti