Saiba como mãe de Michael Jordan foi crucial para o tênis Air, da Nike
Com estreia na próxima semana, o filme Air: A História por Trás do Logo revela os bastidores da parceria da marca com o jogador de basquete
atualizado
Compartilhar notícia
Com estreia prevista para a próxima quinta-feira (6/4), o longa Air: A Historia por Trás do Logo tem como o ponto de partida dramatizar o surgimento de duas lendas culturais. A produção dirigida por Ben Affleck foca nos bastidores do início da relação entre o astro do basquete, Michael Jordan, e a Nike.
Com cerca de duas horas, a produção revela os detalhes da criação do tênis Air Jordan, que se tornaria um dos modelos de maior sucesso da marca e do universo da moda. Entre os destaques, está influência dos pais, sobretudo da mãe do esportista, na consolidação do negócio histórico. A Coluna Moda Fora dos Padrões assistiu ao filme antes do lançamento oficial e compartilha detalhes. Vem saber mais!
As lendas
Na indústria da moda, há itens que se tornam clássicos e referências. Lançado em 1985, o Air Jordan 1 é um desses exemplos que revolucionaram o mercado fashion e esportivo.
O sneaker foi feito exclusivamente para o jogador de basquete Michael Jordan como uma forma da Nike conquistar o jovem a aceitar o contrato com a marca. O astro, que dava os primeiros passos na carreira, estava relutante em topar o convite da empresa norte-americana, mas o tênis e as características do “pisante” foram um dos motivos para o acordo.
Esse é ponto de partida do filme Air: A História por Trás do Logo. A produção se concentra nos bastidores e esforços da Nike para colaborar com Michael Jordan. A história se passa antes mesmo do astro de Chicago, nos Estados Unidos, começar a jogar pelo Bulls, time da principal liga norte-americana de basquete.
No longa, a lenda do esporte fica em segundo plano, pois o destaque está para os profissionais da marca na busca para fechar o contrato. Assim, o público poderá conhecer melhor como foi o nascimento de umas da colaborações mais bem-sucedidas da história.
Mãe visionária
Estrelado por Matt Damon, o longa dramatiza a influência dos pais de Michael Jordan na consolidação do contrato com o a lenda do esporte. O destaque fica para mãe, Delores Jordan, interpretada pela atriz Viola Davis. De acordo com a película, a matriarca foi uma das responsáveis por convencer o jogador a aceitar o convite da Nike.
Apesar da proposta ser tentadora, um alto cachê, além de um modelo exclusivo com o seu nome, o acordo só foi fechado depois que os Jordans reivindicaram que o astro tivesse direitos as percentagens de todas as vendas do tênis. A prática até então era inédita.
O longa acerta ao acrescentar a contribuição de uma mulher negra para a concretização do que viria se tornar um clássico na moda. Ainda mais por ter a EGOT Viola Davis no papel.
Apesar de ser bem executado, o filme deixar a desejar em alguns pontos, como pontua a crítica publicada pelo Metrópoles. Contudo, vale a experiência de entender como um clássico sneaker surgiu, principalmente para quem é apaixonado por basquete e moda.