Saiba como guardar giz com a bijuteria ajuda na conservação das peças
Entenda como manter o giz e a bijuteria juntos ajuda a conservar os acessórios; fique por dentro de outras dicas
atualizado
Compartilhar notícia
Conservar as bijuterias é um esforço feito pela maioria das pessoas que usam esse tipo de acessório, adaptável a diferentes looks e combinações. Um segredo que muitos desconhecem, contudo, é o de guardar giz junto às “bijus”, truque que pode prolongar o bom estado delas.
Vem saber como fazer!
A técnica para a conservação por meio do giz (o escolar mesmo!) é simples. Basta escolher um recipiente para guardar as bijuterias. O ideal são caixinhas ou saquinhos que possam ser bem fechados — isso ajuda a limitar a entrada de umidade.
Em seguida, coloque dois ou três pedaços pequenos de giz no recipiente. Também é possível envolvê-los em um pedaço de tecido fino, para evitar contato direto com as peças. Troque o giz a cada dois ou três meses, pois sua eficácia diminui com o tempo.
Por que isso ajuda?
Um dos principais elementos que acelera o desgaste do material dos acessórios é a umidade. Ela acelera a oxidação, causando manchas, perda de brilho e deterioração do revestimento das peças. Ao colocar pedaços de giz junto de suas bijus, você cria uma “barreira”, mantendo o ambiente seco e, consequentemente, conservando melhor os itens.
Outros cuidados com a bijuteria
É possível tomar outros cuidados para ajudar na preservação dos acessórios, como evitar o contato com água, proteger do suor e de produtos químicos, como perfumes, cremes e desodorantes, que podem causar reações em contato com o material dos acessórios. Além disso, é importante evitar deixar as bijus soltas em superfícies ásperas ou em locais muito expostos ao sol.