Saiba a relação da rainha Elizabeth com personalidades da moda
Estilistas de diversos países lamentaram a morte da monarca. Incentivadora da moda britânica, foi capa da revista Vogue de abril
atualizado
Compartilhar notícia
O Reino Unido – e o mundo – está de luto. A última quinta-feira (8/9) ficará marcada para sempre como o dia em que a rainha Elizabeth II, a monarca britânica mais longeva, faleceu aos 96 anos. Políticos, chefes de Estado e personalidades da moda lamentaram sua morte. A coluna compila a repercussão.
Vem conferir!
É fato que os britânicos são patriotas – e a família real, mais ainda. Um exemplo? A preferência pelos modelos da Rolls-Royce, marca de carros que foi fundada por ingleses. Não é de se estranhar, portanto, que ao longo do seu reinado, Elizabeth II tenha sido uma grande patrona da moda na Inglaterra.
Entre mensagens de luto e homenagens à rainha feitas na quinta-feira (8/9), é possível notar que a relação era recíproca. Estilistas, modelos e jornalistas de moda logo postaram fotos e textos expressando gratidão pelo reinado de Elizabeth II. Nomes de outros países também não ficaram atrás.
“Modelo” na Vogue
Annie Leibovitz, uma das fotógrafas de moda mais renomadas da atualidade, foi outra que não deixou de expressar o luto. Apesar de norte-americana, possuía até “certa intimidade” com a rainha: já havia fotografado Elizabeth II e sua família em 2007 e em 2016.
A revista Vogue americana publicou na quinta-feira (8/9) um artigo em que Annie Leibovitz relembra os dois episódios. A fotógrafa contou que a rainha era quieta e introspectiva, mas que sabia o que fazer nas sessões. “Era seu dever sentar para tirar fotos – parte do que ela fazia. E ela se entregou totalmente ao processo, ao fotógrafo, para usar sua criatividade e sua imaginação”.
Em abril deste ano, a capa da Vogue britânica trazia um retrato de Elizabeth II ainda jovem. Segundo Edward Enninful, editor da publicação, o objetivo era celebrar o Jubileu de Platina. A série de eventos marcava os 70 anos de reinado da monarca.
No texto de apresentação da capa, Edward destacou que, para quem é de um país que foi colonizado do Reino Unido, a relação com a monarquia britânica é “complicada, para dizer o mínimo”. Porém, reconhecia o esforço da família real de se modernizar. Como exemplo, cita o título de Ordem do Império Britânico que recebeu.
Prêmio de moda
Para estreitar os laços com os novos talentos britânicos, a rainha Elizabeth II passou a nomear um prêmio oferecido pelo British Fashion Council. Em 2018, ano de estreia, o estilista Richard Quinn recebeu o troféu das mãos da própria monarca, que marcou presença em seu desfile na Semana de Moda de Londres.
Neste ano, já em sua quinta edição, Saul Nash foi o vencedor do Prêmio Rainha Elizabeth II. Porém, como a representante da Coroa britânica já estava com a saúde debilitada, foi Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, que compareceu ao evento.
Ver essa foto no Instagram
Colaborou Carina Benedetti