metropoles.com

Saiba a relação da rainha Elizabeth com personalidades da moda

Estilistas de diversos países lamentaram a morte da monarca. Incentivadora da moda britânica, foi capa da revista Vogue de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tristan Fewings/BFC/Getty Images
A Rainha Elizabeth II sentada ao lado de Anna Wintour, jornalista de moda da revista Vogue, durante a Semana de Moda de Londres em 2018. A monarca usa um casaco azul claro de tweed e a jornalista está com um vestido branco com flores vermelhas e amarelas e um óculos escuro.
1 de 1 A Rainha Elizabeth II sentada ao lado de Anna Wintour, jornalista de moda da revista Vogue, durante a Semana de Moda de Londres em 2018. A monarca usa um casaco azul claro de tweed e a jornalista está com um vestido branco com flores vermelhas e amarelas e um óculos escuro. - Foto: Tristan Fewings/BFC/Getty Images

O Reino Unido – e o mundo – está de luto. A última quinta-feira (8/9) ficará marcada para sempre como o dia em que a rainha Elizabeth II, a monarca britânica mais longeva, faleceu aos 96 anos. Políticos, chefes de Estado e personalidades da moda lamentaram sua morte. A coluna compila a repercussão. 

Vem conferir!

Giphy/Getty Images

É fato que os britânicos são patriotas – e a família real, mais ainda. Um exemplo? A preferência pelos modelos da Rolls-Royce, marca de carros que foi fundada por ingleses. Não é de se estranhar, portanto, que ao longo do seu reinado, Elizabeth II tenha sido uma grande patrona da moda na Inglaterra. 

Entre mensagens de luto e homenagens à rainha feitas na quinta-feira (8/9), é possível notar que a relação era recíproca. Estilistas, modelos e jornalistas de moda logo postaram fotos e textos expressando gratidão pelo reinado de Elizabeth II. Nomes de outros países também não ficaram atrás.

A rainha Elizabeth em um encontro com outras personalidades britânicas no ano de 2004. Ela usa um vestido azul royal de mangas longas e luvas pretas. Na foto também está presente as modelos Kate Moss e Heather Mills-McCartney, além da escritora J. K. Rowling e a cantora Charlotte Church
A modelo inglesa Kate Moss (na foto, à direita, de vestido azul) postou em seu Instagram a foto do dia em que conheceu a monarca como homenagem

 

O cantor Elton John, um homem branco e idoso de cabelo loiro liso, apertando as mãos da rainha Elizabeth. O encontro aconteceu em 2012. Ele usa uma camisa de botão preta e um blazer rosa choque com brilho. A monarca usa um vestido dourado com rendas e um colar de pérolas.
O cantor Elton John foi outro que teve a sorte de conhecer Elizabeth. Segundo ele, a monarca “liderou o país em momentos de glória e de sofrimento com graça, decência e carinho genuíno”

 

Foto de uma festa em 2001 em que estão o príncipe Charles, agora rei do Reino Unido, a modelo Naomi Campbell e a estilista Donatella Versace
A inglesa Naomi Campbell também prestou suas homenagens à rainha. Em seu Instagram, desejou condolências à família real. Acima, a modelo com o agora rei do Reino Unido

“Modelo” na Vogue

Annie Leibovitz, uma das fotógrafas de moda mais renomadas da atualidade, foi outra que não deixou de expressar o luto. Apesar de norte-americana, possuía até “certa intimidade” com a rainha: já havia fotografado Elizabeth II e sua família em 2007 e em 2016. 

A revista Vogue americana publicou na quinta-feira (8/9) um artigo em que Annie Leibovitz relembra os dois episódios. A fotógrafa contou que a rainha era quieta e introspectiva, mas que sabia o que fazer nas sessões. “Era seu dever sentar para tirar fotos – parte do que ela fazia. E ela se entregou totalmente ao processo, ao fotógrafo, para usar sua criatividade e sua imaginação”.

Em abril deste ano, a capa da Vogue britânica trazia um retrato de Elizabeth II ainda jovem. Segundo Edward Enninful, editor da publicação, o objetivo era celebrar o Jubileu de Platina. A série de eventos marcava os 70 anos de reinado da monarca.

No texto de apresentação da capa, Edward destacou que, para quem é de um país que foi colonizado do Reino Unido, a relação com a monarquia britânica é “complicada, para dizer o mínimo”. Porém, reconhecia o esforço da família real de se modernizar. Como exemplo, cita o título de Ordem do Império Britânico que recebeu.

A Rainha Elizabeth II, em 2017, durante uma sessão de fotos para a revista Vogue. Ela está sentada em uma cadeira na varanda da sala do castelo e usa uma capa clássica de reis e a coroa britânica.
No texto em homenagem à rainha, a fotógrafa afirma que as duas ocasiões renderam imagens histórias: “Foram aventuras épicas, com certeza”

 

A Rainha Elizabeth II, em 2017, durante uma sessão de fotos para a revista Vogue. Ela está em uma sala do castelo rodeada pelos seus netos e bisnetos. Usa uma camisa branca de botão, um cardigã rosa claro, uma saia cinza e sapatos estilo mocassim preto e de couro.
Annie Leibovitz foi a primeira fotógrafa norte-americana a ser convidada pela família real para fotografá-la

 

Capa da revista Vogue do Reino Unido com fotografia da Rainha Elizabeth ainda jovem. Ela usa a coroa e joias como brincos de pérolas e um colar com pedras preciosas.
“A edição de abril explora a relação única da Vogue com a realeza e apresenta imagens raramente vistas fora do arquivo da revista”, ressaltou a publicação no lançamento da edição

Prêmio de moda

Para estreitar os laços com os novos talentos britânicos, a rainha Elizabeth II passou a nomear um prêmio oferecido pelo British Fashion Council. Em 2018, ano de estreia, o estilista Richard Quinn recebeu o troféu das mãos da própria monarca, que marcou presença em seu desfile na Semana de Moda de Londres.

Neste ano, já em sua quinta edição, Saul Nash foi o vencedor do Prêmio Rainha Elizabeth II. Porém, como a representante da Coroa britânica já estava com a saúde debilitada, foi Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, que compareceu ao evento.

A Rainha Elizabeth II durante a Semana de Moda de Londres em 2018. A monarca usa um casaco azul claro de tweed, luvas e sapatos de salto baixo, ambos em couro preto. Ela entrega um prêmio ao estilista Richard Quinn, um homem jovem, branco, que usa camiseta, casaco e calça, tudo na cor preta.
Richard Quinn não só contou com a monarca no seu desfile, como recebeu o Prêmio Rainha Elizabeth II de suas mãos

 

A Rainha Elizabeth II sentada ao lado de Anna Wintour, jornalista de moda da revista Vogue, durante a Semana de Moda de Londres em 2018. A monarca usa um casaco azul claro de tweed e a jornalista está com um vestido branco com flores vermelhas e amarelas e um óculos escuro.
Primeira fila de autoridades: no desfile de Richard Quinn, Elizabeth sentou-se entre Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, e Caroline Rush, diretora do British Fashion Council

 

“É uma honra incrível para a nossa indústria receber o reconhecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II”, afirmou Caroline Rush, diretora do British Fashion Council, em 2018

 

Colaborou Carina Benedetti

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?