Saiba a história curiosa das luvas de Bernie Sanders na posse de Joe Biden
O senador manteve as mãos aquecidas na última quarta-feira (20/1) com um presente especial que ganhou de uma professora
atualizado
Compartilhar notícia
Os looks da posse presidencial de Joe Biden, nesta semana, chamaram atenção pelos simbolismos e pela elegância. O senador e ex-candidato à presidência Bernie Sanders, por sua vez, roubou a cena justamente pelo visual despreocupado. Uma foto dele sentado, com braços cruzados e trajando uma parka cáqui, rendeu inúmeros memes. Além da pose, outro detalhe chamou atenção dos internautas: as luvas de tricô. O acessório inusitado tem uma história cativante e, infelizmente, não é mais vendido por quem o fez.
Vem saber mais!
A história curiosa das luvas
As luvas mais famosas de 2021 são um presente dado alguns anos atrás pela professora Jen Ellis, de 42 anos, que mora no mesmo estado de Sanders, na cidade de Essex Junction. Ellis costurou as peças com lã reaproveitada de suéteres. O forro inclui fleece feito de garrafas de plástico. Essas luvas, sem as divisões entre os dedos, se chamam mittens, em inglês.
Admiradora dos posicionamentos do senador sobre educação, Jen Ellis nunca chegou a conhecê-lo. O maior grau de proximidade entre os dois, além das luvas, é Liza Driscoll, nora de Sanders e então diretora da pré-escola em que a filha de Ellis estudava. Normalmente, a professora confecciona as luvas somente para presentear entes queridos ou levar para algumas feiras de artesanato, aos feriados.
Ver essa foto no Instagram
Quando Bernie Sanders perdeu as eleições presidenciais de 2016, a moradora de Vermont ficou comovida. “Pensei: ‘Gostaria de confeccionar um par de luvas para ele’. E fiz. Me lembro totalmente da noite em que as costurei. Eu estava pensando comigo mesma: ‘Isso é loucura? Eu nem conheço esse cara’. Mas eu queria fazer para ele, então eu fiz”, disse ela ao Washington Post. As peças, enviadas por meio de Driscoll, são únicas.
A surpresa veio no fim de 2019, quando ele estava em campanha para indicação à presidência pelo Partido Democrata e apareceu usando as luvas. Na ocasião, Sanders as emprestou para Alexandria Cutler, funcionária do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, durante uma parada pela cidade. Uma foto da cena foi o suficiente para as luvas viralizarem pela primeira vez. Jen Ellis ficou tão feliz com a repercussão que confeccionou mais 10 pares para a campanha – um deles, exclusivo para Cutler.
❤️@BernieSanders lends Alex his gloves on the way to her hour-long bus commute, as she tells him how her employer, @UPMC, is fighting their effort to form a #union. pic.twitter.com/TPmuECcNYx
— SEIU (@SEIU) December 14, 2019
Na quarta-feira (20/1), a situação se repetiu, com uma repercussão ainda maior. A professora contou jornal norte-americano que ficou honrada por Bernie Sanders ter voltado a usar as peças; principalmente diante da importância da ocasião.
“Tinha gente na posse com roupas de estilistas mundialmente famosos. Então havia Bernie, usando minhas luvas”, comemorou. O senador também usou a peça em outras ocasiões anteriores, como na Seacoast Women’s March em Portsmouth, New Hampshire, em janeiro do ano passado.
Edição limitada
Em janeiro de 2020, Ellis estava com tempo livre e divulgou um e-mail para receber encomendas. Porém, o hype em torno das luvas na posse presidencial fez caixa de entrada da professora lotar com milhares de pedidos. Ao Jewish Insider, ela contou que chegou a receber 6 mil encomendas. Por esse motivo, ela precisou resgatar uma antiga conta no Twitter para avisar que não está mais produzindo as peças.
“Infelizmente, não tenho mais luvas à venda. Existem muitos grandes artesãos na Etsy que as fazem”, postou. Professora de turmas de segunda série e mãe de uma menina de 5 anos, ela não tem mais tempo para confeccionar o item.
“Quando você é um criador de coisas – arte, roupas ou o que quer que você faça –, você nunca sabe para onde elas irão. E o fato de essas luvas terem sido feitas com a máquina de costura que minha mãe me deu quando eu tinha 12 anos e com lã que outra pessoa jogou fora, e chegarem a uma das inaugurações mais históricas da minha vida, isso me encanta”, disse ao Washington Post.
Os memes da posse
As luvas mais icônicas do ano renderam uma chuva de memes nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Instagram. A imagem do senador sentado, de braços cruzados, ganhou inúmeras montagens hilárias, com cenários diferentes: na lua, na capa de revistas, no sofá com os personagens de Friends, e muito mais.
Não pense que não questionaram Sanders sobre o visual despreocupado e aconchegante. À CBS News, o senador de 79 anos contou: “No Vermont, sabemos uma ou duas coisinhas sobre o frio e, por isso, não estamos muito preocupados em aparecer bem vestidos. Só nos queremos manter quentes”. Justo!
Confira alguns dos memes na galeria abaixo:
Colaborou Hebert Madeira