Saia kilt usada por Jennifer Aniston em Friends é a aposta da temporada
Referência nos anos 1990, a peça de comprimento mini retorna à moda
atualizado
Compartilhar notícia
A moda é cíclica. A cada nova temporada, ela pode revisitar o passado, trazendo referências icônicas para ressignificar o futuro. Em tempos do comeback despretensioso dos anos 1990, um dos modismos que retornou são as saias plissadas. Em especial, os modelitos nas versões minikilt, muito usados pela personagem Rachel Green (interpretada por Jennifer Aniston), no seriado Friends.
Vem comigo saber mais!
Ao decorrer dos episódios, os penteados e conjuntos de roupas mudavam constantemente, mas não passavam despercebidos aos olhos dos antenados em moda. Com comprimento mini, estampa xadrez e essência escocesa, a peça queridinha pela personagem principal volta a fazer sucesso.
Originalmente, a peça fazia parte do armário de homens gaélicos nas Terras Altas escocesas. Com modelagem sem bifurcação na altura dos joelhos, o xadrez ganha volume graças aos plissados nas costas. Nos anos 1990, o modelito foi repaginado no visual de Jennifer Aniston. Ela reforçou a estética da década ao usar um minikilt durante os episódios da série.
Ainda no âmbito do entretenimento, a estética que se tornou referência na temporada foi reforçada pelo icônico conjunto xadrez amarelo, usado por Alicia Silverstone no longa As Patricinhas de Beverly Hills. A combinação une jaqueta e saia da Dolce & Gabbana – e o destaque vai para a parte debaixo, com modelagem plissada.
Ainda em 1990, Tatyana Ali também foi uma das adeptas às saias. Para um aniversário na Califórnia, a atriz usou a peça com camiseta branca e meias 3/4 na mesma cor, outra forte tendência do período. Mais um grande nome que aderiu ao modelo foi Naomi Campbell. A top model combinou o item com blusa de mangas longas na mesma estampa.
Agora, em 2020 e com o outono em alta, a peça popularizada por Rachel Green sai novamente dos armários. O kilt dos anos 1990 é uma peça versátil, podendo ser protagonista de produções diurnas e também de saídas noturnas.
Com ar nostálgico, a criação volta repaginada e ganhou novo fôlego nos últimos meses. Basta rolar o feed do Instagram para notar a mais recente onda da saia kilt, representante do retorno da década de 1990 ao universo fashion.
Ver essa foto no Instagram
Entre as publicações estilosas, o modelo aparece de forma repaginada para a temporada. Indo além das redes sociais, o minikilt invadiu o street style do Paris Fashion Week em setembro.
Na rua, o item ganha combinações sociais e elegantes, sendo arrematado por terceira peça de material nobre, como o couro. As entusiastas da moda também apostam em botas do mesmo material, tênis esportivo ou, até, scarpin branco para finalizar a produção.
Onde comprar
Antigamente, a minikilt era estilizada com meias até os joelhos, sapatos sociais ou saltos plataforma. Para 2020, as apostas estão mais ousadas, com looks que transitam em vários ambientes, de casuais aos mais sociais.
Para recriar alguns dos looks, marcas apostam em versões modernas. É o caso da minissaia de tartan amarelo mostarda da Guess, com fivelas delicadas em prata. A etiqueta Vivienne Westwood, por sua vez, lançou um modelo listrado com estampa de folhas.
As mais discretas podem apostar nas saias kilts com cardigã e o tênis branco, peça-curinga. Para quem tem curiosidade em onde adquirir, a coluna elencou os últimos lançamentos.
Confira:
Colaborou Sabrina Pessoa