Ruth Venceremos une as culturas popular e drag em Carnaval brasiliense
A drag queen é uma da responsáveis pelo Bloco das Montadas. Nascida em Pernambuco, Ruth pulsa sangue carnavalesco
atualizado
Compartilhar notícia
Foi no meio do Rio São Francisco que Erivan Hilário dos Santos, popularmente conhecido como Ruth Venceremos, nasceu. A região serve como divisa entre dois polos carnavalescos brasileiros: Bahia e Pernambuco. É a partir do fruto dessa união que a drag queen se consolidou como um dos principais nomes culturais e políticos do país. O sangue de Carnaval corre na veias da artista — que na última eleição foi candidata ao cargo de deputada federal pelo Distrito Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) —, pois é algo que defende e está intrínseco na sua trajetória.
Referência na luta pelos direitos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da comunidade LGBTQIAP+, a pernambucana é uma das fundadoras do coletivo Distrito Drag, responsável pelo tradicional Bloco das Montadas, em Brasília. Defensora da folia, a ativista reflete sobre o carater democrático e de resistência da festa.
Vem conferir!
Dissociar Ruth Venceremos do Carnaval é uma tarefa impossível. Foi durante a folia que Erivan dos Santos experimentou, pela primeira vez, a arte drag publicamente. Desde então, a artista tem vivido um casamento perfeito entre as duas manisfestações populares.
Desde 2018, ela é uma das responsáveis por levar às ruas o Bloco das Montadas. Por compreender que havia uma demanda da comunidade LGBTQIAP+ durante a folia, o evento chegou movimentando a capital.
“É muito simbólico, porque a gente começou com uma expectativa inicial de 500 pessoas, mas tivemos 15 mil apenas na primeira edição. Foi um sinal positivo para continuarmos o casamento do Carnaval, como cultura popular, com a arte drag. São duas forças que se complementam”, relembra, em entrevista à coluna.
O sucesso do Bloco das Montadas vem de um trabalho longo a partir do Distrito Drag. Desde 2017, o coletivo é um espaço que potencializa a cultura LBGTQIAP+ por meio da arte transformista. “Temos lutado contra o lugar esperado para nós na sociedade. A gente quer trazer a drag para o dia a dia. Fazer com que essa aproximação seja um elemento para sensibilizar e romper com a discriminação”, afirma.
Na vida política, Ruth Venceremos estabeleceu uma voz ativa e contestadora em relação às mazelas sociais brasileiras. A partir da criação em assentamentos do MST, construiu uma formação humana e educacional que reverbera em todos os cantos pelos quais passa.
Ruth Venceremos é comunhão
Em 2022, Ruth Venceremos adicionou um novo passo a carreira ao ser candidata à deputada federal. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), a ativista construiu uma campanha expressiva em todo o Distrito Federal.
Com quase 32 mil votos, a candidatura extrapolou a bolha e conquistou a população. “Para mim foi algo muito emblemático, sempre me emocionou muito, porque nunca na minha vida imaginaria que iria conquistar esse resultado”.
Orgulhosa do trabalho, Ruth evidencia que foi importante se apresentar de forma singular à frente de tantas pessoas. “Brasília é inspiradora mesmo com todos os desafios impostos. Minha candidatura foi algo fora dos padrões para a sociedade e para o próprio partido político”, revela.
Por fim, Ruth Venceremos reflete a importância da coletividade para o avanço das conquistas. “Eu falo que o ‘Venceremos’ é sempre um convite as pessoas serem elas mesmas em comunhão e na consciência de que a vida se faz na relação com os outros”.
Brasília Fora dos Padrões
A coluna deu início ao quadro Brasília Fora dos Padrões, como uma extensão da série Moda Brasília. Toda semana, apresentamos pessoas que se destacam pelo estilo próprio, a fim de dar ênfase à moda no Distrito Federal, no Centro-Oeste.