Roupas de presente: especialista lista 5 erros para não cometer
Dar roupas de presente é uma ótima escolha, mas requer observação, empatia e bom senso; confira dicas para não errar
atualizado
Compartilhar notícia
Ao contrário do que alguns falam, dar roupas como presente não é uma má ideia — pelo contrário: quando bem escolhido, o mimo pode agradar muito aquela pessoa querida na época de Natal. É importante, contudo, tomar cuidado para não cometer certos erros na hora da escolha.
Vem entender melhor!
Para acertar nos presentes nesse Natal, a estilista e consultora de imagem e estilo Mariah Blois comenta cinco erros para não cometer ao dar roupas de presente:
1. Pensar apenas no próprio estilo
Um dos maiores erros é escolher uma peça que você usaria, sem considerar o estilo de quem vai receber o presente. Lembre-se: o presente deve refletir a personalidade de quem o recebe, e não a sua.
“Quando vamos comprar o presente é importante ter a pessoa em mente, lembrar o que ela costuma usar, seu estilo, o tipo de roupa, as cores, os modelos. Que tipo de acessório ela usa? Tênis, sandálias? Se for um brinco, pense: ela usa dourado ou prateado? Isso combina com ela? Será que ela usaria?”, diz Mariah Blois.
2. Optar por tamanhos de roupa menores
Na dúvida sobre qual tamanho escolher, muitas pessoas preferem “arriscar para baixo” e compram tamanhos menores. Se você não souber o tamanho exato, escolha um modelo mais ajustável ou uma peça que funcione bem de forma oversized, como camisetas ou casacos.
“Quando presenteamos com tamanhos menores, a pessoa pode se sentir desconfortável com um tamanho que não seja o dela e causar até uma frustração”, diz a consultora de imagem.
3. Comprar presentes inapropriados
Itens como lingeries, roupas de banho ou algo muito específico podem ser inapropriados. Evite também mensagens polêmicas ou estampas que possam gerar mal-entendidos, como diz Mariah Blois:
“É importante levar em consideração a proximidade que temos com o presenteado, para não cair na cilada de dar um presente muito pessoal que possa constranger a pessoa que o irá receber.”
4. Considerar apenas as tendências
Seguir as tendências pode parecer uma ideia inteligente, mas nem todo mundo se sente à vontade com as últimas “trends”. Priorize peças mais atemporais e versáteis, que combinem com diferentes ocasiões e estilos. A consultora de estilo dá dicas:
“Uma t-shirt branca (elegante e clássica), meias (sim! Existem meias interessantes e divertidas que podem agradar e combinar com o estilo da pessoa), itens para praticar esportes, como uma legging ou bermuda biker preta (básica e chic), um chinelo Havaianas (mais hype do que nunca) ou uma nécessaire são ótimas pedidas”, conta.
5. Ignorar o conforto
Não adianta a peça ser linda se não for confortável. Tecidos que pinicam, modelagens que limitam os movimentos ou peças que demandam muitos cuidados para lavar e passar podem ser um presente mais problemático do que prático. A consultora sugere:
“O que temos que levar em consideração? Tecidos macios, leves e com uma boa qualidade, cortes amplos e desestruturados, além dos tons neutros”, afirma Mariah.
Dar roupas de presente é uma ótima escolha, mas requer observação, empatia e bom senso. Ao evitar esses erros, você aumenta as chances de acertar em cheio e de proporcionar um presente que seja usado e lembrado com carinho. Afinal, a moda também é uma forma de expressar amor no Natal.