Rodas de conversa movimentam o Metrópoles Fashion & Design 2023
A proposta é da idealizadora do festival, Ilca Maria Estevão, que oferece palestras sobre moda, sustentabilidade, tecnologia e mais
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles Fashion & Design Festival 2023 agitará o Museu Nacional da República nos dias 14 e 15 de setembro. Rodas de conversa e palestras sobre assuntos relacionados ao mundo da moda movimentarão o evento. Ilca Maria Estevão promoverá duas tardes repletas de conteúdo e cheias de oportunidades para o público brasiliense interessado. Entre os temas que serão abordados, estão sustentabilidade, criatividade local, tecnologia e trabalhos manuais.
Vem conferir os detalhes!
Rodas de conversa
Dia 14/9
O que é ser sustentável? (14h às 15h)
Na primeira roda de conversa do Metrópoles Fashion & Design Festival 2023, o público terá a oportunidade de mergulhar no mundo da sustentabilidade. As participantes do talk são Bruna Vasconi, fundadora do brechó Peça Rara; Carol Rosignoli, sócia do Desapeguei Bonito; e Beatriz Vilela, representante do Pretty New.
As convidadas compartilharão perspectivas sobre o que significa ser sustentável atualmente, especialmente no contexto da moda. A mediação da consultora Chris Corsino e da jornalista Rebeca Ligabue ajudará a explorar questões fundamentais relacionadas à temática na indústria fashion.
Desafio Metrópoles Fashion & Design: processo criativo (15h às 16h)
O Desafio Metrópoles Fashion & Design 2023 foi lançado em junho deste ano com o objetivo de convidar o público a criar uma minicoleção a partir do reaproveitamento de materiais. O objetivo foi impulsionar técnicas de upcyling e promover a moda circular no Distrito Federal.
Fernando Cardoso, Nythia Barros, Vitória Nina Woronkoff e Pedro Hermano são os vencedores e participarão de uma experiência exclusiva no festival. Eles discutirão sobre o processo criativo, com direito a detalhes dos insights sobre experimentação na moda. Os jornalistas Fernando Lackman e Júlia Marques estarão conduzindo a conversa.
Rodas de conversa: dia 15/9
Brechós e sustentabilidade (11h30 às 12h30)
Nesta roda de conversa, Kellen Vieira, do Perifa Brechó, Rachel Smidt, do antiquário de vestir Lixomania Vintage, e Victor Hugo Soulivier, do Tela Ambulante, compartilharão como estão contribuindo para a sustentabilidade por meio do mercado de segunda mão.
A publicitária Heloísa Rocha e a jornalista Rebeca Oliveira, as moderadoras, vão instigar como as empresas desempenham um papel vital na economia circular e na redução do desperdício, em prol do meio ambiente. A troca de experiências promete ser especial e esclarecedora.
Localismo: expansão do mercado de criadores (12h30 às 13h30)
Outra opção de debate será com Alisson Abreu, estilista da Hylo Cartis Studio, ao lado de JP Santos, estilista e fundador da etiqueta brasiliense Off Shadow, e Tiago Lucas, idealizador da marca Cabaré Amazônico. Os convocados trarão uma visão única e aprendizados sobre o localismo na moda.
Na roda do MFDF 2023, eles discutirão sobre como a expansão do mercado de criadores locais está promovendo a diversidade, o protagonismo e a autenticidade em Brasília. A designer Gia Dachi e a repórter Júlia Marques farão a mediação do bate-papo, com o intuito de facilitar uma discussão sobre o impacto positivo do movimento na indústria fashion.
Biomateriais: evolução e descobertas (14h às 15h)
Como parte do cronograma do MFDF 2023, a população terá a oportunidade de explorar o emocionante universo dos biomateriais com Raquel Bogéa, idealizadora da Bosque Ateliê e especialista em tingimento natural. Completam o repertório Sarah Magalhães, criadora da marca de joias Urbanoise, e Sérgio Calado, estilista e fundador da marca homônima.
Os participantes compartilharão avanços e descobertas recentes na área de inovação de têxteis, com a mediação de Breno Abreu, professor de design de moda, e da jornalista Sabrina Pessoa. A discussão será guiada por pesquisas sobre materiais que estão transformando o mercado fashion.
Tecnologia, sustentabilidade e trabalho manual (15h às 16h)
O festival terá ainda um papo abrangente sobre a interseção entre tecnologia, sustentabilidade e trabalho manual na moda. As responsáveis serão Bruna Zanatta, artista brasiliense que utiliza a técnica tufting; Ana Cláudia Braga, estilista e professora do projeto CustomizArte DF; e Rachel Bessa, fundadora da marca Potira.
Na conversa, os moderadores serão a consultora Samanta Farias, especialista em vestuário, e o repórter Luiz Maza. A ideia é proporcionar um debate sobre como o ramo tech está sendo usado para melhorar o avanço sustentável na produção de roupas e de acessórios artesanais.
Todas as rodas de conversa serão gratuitas e abertas à comunidade. A iniciativa do MFDF vai oferecer variedade de perspectivas, análises e opiniões sobre temas essenciais relacionados ao cenário fashion, proporcionando uma experiência única para a plateia, que também poderá fazer perguntas e considerações.
Circuito de oficinas MFDF 2023
Para enriquecer ainda mais a segunda edição do Metrópoles Fashion & Design Festival, Ilca Maria Estevão quis não só trazer novidade à temática principal do evento, que terá 15 brechós da cidade para promover a moda circular, como também desenvolver uma programação educativa cheia de oportunidades.
Na parte externa do museu, serão realizadas as oficinas de artesanato, moda e arte, com temas como costura, upcycling, grafite e bordado. Já na parte interna, haverá as aulas com foco nos avanços tecnológicos: animações 3D e inteligência artificial.
Oficinas na parte externa do Museu da República
14 de setembro
10h – Oficina de Costura (Senai-DF)
11h30 – Oficina de Pintura em Tecido (Victor Hugo Soulivier – Tela Ambulante)
14h – Oficina de Costura (Senai-DF)
15h – Oficina de Tufting (Bruna Zanatta)
15 de setembro
10h – Oficina de Bordado (Rachel Potira)
11h – Oficina de Customização Afetiva (Ana Cláudia Braga)
13h – Oficina de Grafite (Nana Bittencourt e Beira)
14h – Oficina de Upcycling (Alisson Abreu e JP Santos)
Oficinas na parte interna do Museu da República
Aula – Oficina 3D Fashion (14 e 15 de setembro)
12h30 e 15h30
Mentor: Yuri Arouca
Aula – Como usar o Chat GPT no celular (14 de setembro)
18h30
Mentor: Rodrigo Koshino
Metrópoles Fashion & Design Festival 2023
Para movimentar a moda brasiliense, Ilca Maria Estevão promove a segunda edição do Metrópoles Fashion & Design Festival. O evento, que ocorrerá de forma gratuita nos dias 14 e 15 de setembro, também terá experiências gastronômicas e musicais.
Neste ano, o foco do MFDF são brechós locais. Com a proposta de impulsionar a economia criativa e circular, o Museu Nacional da República receberá 15 empresas do segmento. São elas: To Face, Bullseye, GG Garimpei, Reetiqueta, Bela Shop, Desapeguei Bonito, Choose Vintage, Reciclando Luxo, Lixo Mania, Pretty New, Peça Rara, Tela Ambulante, Brechó dos Óculos, Não Kero Maix e Bem QT Quis.