Rocketman: mesmo sem réplicas, filme faz jus ao estilo de Elton John
Elaborados por Julian Day, looks da cinebiografia do cantor britânico se destacam pela inovação e riqueza de detalhes
atualizado
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Figurinos são essenciais para contextualizar qualquer história que chega às telonas, mas, quando a proposta de um filme é contar a trajetória do cantor mais extravagante do mundo da música, esse fator se torna de essencial importância para o sucesso do projeto.
Era de se esperar que para Rocketman, cinebiografia de Elton John que chegou aos cinemas brasileiros nessa quinta-feira (30/05/2019), os produtores do longa escalassem um nome premiado, como Deborah Lynn Scott, Sandy Powell, Colleen Atwood, Jacqueline West ou Mary Zophres, para assinar as roupas do longa.
Contudo, a excelente caracterização de Rami Malek para Bohemian Rhapsody levou os executivos a apostarem suas fichas em Julian Day, que, embora atue no ramo há 20 anos, nunca foi indicado ao Oscar de Costume Design (Melhor Figurino). E precisamos confessar: a escolha foi acertada!
Vem saber os motivos comigo!
Day é um veterano da cinebiografia. Ele vestiu: Rami Malek como Freddie Mercury, em Bohemian Rhapsody; Naomi Watts como a princesa de Gales, em Diana; e Chris Hemsworth como o piloto de Fórmula 1 James Hunt, em Rush. Mas, desta vez, o designer tinha em suas mãos um roteiro sem grandes detalhes históricos e figuras engessadas. Afinal, estamos falando de Sir Elton John.
“Quando me sentei com Dexter Fletcher [diretor de Rocketman] para falar sobre o filme, eu disse que não queria replicar o que já tínhamos visto. Não que não tenha sido fantástico, mas queríamos nossa própria imagem”, contou Julian à CNN.
Logo, no novo trabalho do designer, o mais próximo que o longa chega das roupas usada por Elton na vida real é o icônico uniforme do Los Angeles Dodgers, exibido pelo cantor em um megashow feito no estádio do time americano, em 1975.
Ainda assim, o único figurino reproduzido na obra ganhou um brilho extra. Day optou por trocar as contas usadas por Bob Mackie, estilista que desenvolveu a roupa original, por milhares de cristais Swarovski. Mais de 260 mil pedras foram aplicadas, em todos os lugares possíveis, desde os sapatos Puma até o logotipo do boné.
“É uma ótima silhueta, mas eu pensei: vamos fazer a nossa própria versão e, em vez de usar as lantejoulas, usamos cristais, porque eles refletem ainda mais a luz. Estamos lidando com o roqueiro mais extravagantemente de todos, quando o assunto é palco, e nós tivemos que ir ainda mais longe por ser um filme de fantasia”, relatou o designer.
Day, inclusive, abusou dos Swarovskis. Foram mais de 1 milhão de cristais para os 85 figurinos, 60 óculos e 60 pares de sapatos. Aproximadamente 30 integrantes se encarregaram de dar vida às ideias do estilista, que buscou inspiração no acervo original do cantor.
Desde o início do processo, Julian ganhou carta branca para desenhar as peças do musical, mas ele queria garantir que John se sentisse homenageado nos looks do longa. Para isso, encontrou-se com o artista e visitou seu closet algumas vezes. “Ainda há muito em seu arquivo, embora ele tenha leiloado algumas peças para caridade”, afirmou.
Muitas roupas usadas no projeto foram alugadas, mas a maioria precisou ser feita do zero. A equipe de Day encomendou camisetas, óculos, sapatos e casacos, incluindo os de pele, feitos em formato eco-friendly pela House of Fluff.
A cena de abertura do filme mostra o compositor de Your Song entrando em reabilitação, com uma fantasia de demônio (foto em destaque) que ele desmonta peça por peça no desenrolar do roteiro. Projetado sem relação com qualquer situação vivida por John, o look foi inspirado por um par de chifres encontrado no acervo do cantor.
“Foi a primeira fantasia que projetei em todo o filme. Nós estávamos falando sobre como ele entra na reabilitação. Ele tem que estar vestindo algo espetacular quando isso acontece. Eu sabia que a cena ia ser toda branca, então vesti todos os pacientes em preto, branco e cinza. A ideia de ele aparecendo em uma roupa de diabo laranja pareceu perfeita nesse contexto”, explicou ao Independent.
Tal produção foi pensada para retratar o período bad boy de Elton, mas em um mood “desesperado por amor verdadeiro”. Para isso, formas de coração foram colocadas em toda parte, desde os óculos escuros até as asas.
“A ideia é que, quando ele começa a se despir de quem ele é, a fantasia faça a mesma coisa. Os chifres estouram, as asas se soltam e a jaqueta sai. Todas essas coisas se somam ao que está acontecendo com ele”, destrincha.
Ao longo de Rocketman, os figurinos de Elton tornam-se cada vez mais loucos, à medida que o cantor explode em nível global. Surgem plumagens, pedras, cores e combinações que deixam as roupas tão fascinantes quanto o próprio artista. “Quando ele ficou mais famoso, suas roupas se tornaram mais estranhas e caras. Nos anos 1980, os excessos também tomaram seu vestuário”, diz o estilista.
Em uma cena memorável do longa, Elton é visto em uma roupa multicolorida com grandes penas, a exemplo dos enormes chapéus usados pelo britânico. Segundo Julian, a altura do acessório foi concebida para destacar o absurdo da situação.
“Quando ele usou o traje de galinha, no Royal Albert Hall, buscava respeito. Então, eu encontrei a altura do palco do local e fiz as penas mais altas, para que ele se tornasse maior do que o espaço em si. Ele estava dizendo ‘levem-me a sério’ enquanto estava vestido daquele jeito. É deliciosamente absurdo”, analisa Day.
Na sequência que sucede o lançamento do álbum Goodbye Yellow Brick Road (Adeus, Estrada de Tijolos Amarelos), de 1973, o designer criou um look recheado de referências vindas de O Mágico de Oz. Os sapatos vermelhos representam Dorothy, uma camisa prateada lembra o Homem de Lata, um casaco de pele remete ao Leão Covarde, e um chapéu de palha faz jus ao Espantalho.
Já as hotpants douradas usadas na cena no jato particular de John existiram de fato. De acordo com David Furnish, marido de John e produtor de Rocketman, a peça estava em alta nos anos 1970. “Elton estava sempre adotando o que há de mais novo na moda e aumentando as fronteiras do menswear, tanto no palco quanto fora dele”, revelou ao USA Today.
Para finalizar os looks da película, Day construiu, comprou e embelezou mais de 50 pares de óculos de sol, além de recorrer à Chopard. “Em alguns dias, os seguranças carregavam entre 5 a 10 milhões em joias”, lembrou.
Desde sua estreia mundial, no Festival de Cannes, Rocketman é bem recebido pela crítica e público. Porém, para o designer, há apenas uma opinião que interessa: a de John. “Se ele não ficasse feliz com os figurinos, todo o trabalho teria sido em vão”, afirmou à CNN. Felizmente, Julian Day pode respirar aliviado, pois Elton John o elogiou publicamente em seu Instagram. “O figurino de Rocketman ficou INCRÍVEL”, escreveu o superstar na rede social. A coluna concorda!
Colaborou Danillo Costa