Resort 2024: coleções cruise de Carolina Herrera, Dior, Chanel e mais
Confira lançamentos para a meia-estação de grifes de luxo como Gucci e Louis Vuitton. Em geral, os desfiles foram marcados por viagens
atualizado
Compartilhar notícia
As temporadas de outono/inverno e primavera/verão são tradicionais na moda. Entre elas, algumas marcas de luxo apresentam as coleções cruise. O termo foi inspirado no hábito de clientes que embarcavam em cruzeiros para fugir do intenso inverno europeu. Também conhecida como resort, a meia-estação costuma render boas vendas, com peças pensadas principalmente para férias.
Não à toa, os desfiles cruise 2024 foram marcados por viagens. A marca norte-americana Carolina Herrera veio ao Brasil, enquanto as francesas Louis Vuitton, Dior e Chanel foram à Itália, ao México e aos Estados Unidos, respectivamente. Já a grife italiana Gucci desembarcou na Coreia do Sul. Vem saber mais!
Carolina Herrera
Pela primeira vez, a marca norte-americana Carolina Herrera fez um desfile fora de Nova York, nos Estados Unidos. O destino escolhido foi o Rio de Janeiro, mais especificamente, o bairro de Santa Teresa. A coleção Resort 2024 foi inspirada, segundo a etiqueta, na exuberante alegria e sensualidade da cidade.
No entanto, uma forte chuva mudou os planos da grife, com uma apresentação improvisada e gravada. “A Mãe Natureza e o clima tropical brasileiro provaram ser a musa definitiva. Enquanto os convidados chegavam para desfrutar de coquetéis ao pôr do sol e um arco-íris de tirar o fôlego que se estendia pela extensão do palco, uma tempestade caiu sobre o local do show por um período prolongado e inesperado de tempo”, explicou a label.
Ao som de Aquarela do Brasil, na voz de Gal Costa, o casting totalmente brasileiro apresentou as peças criadas pelo estilista Wes Gordon, com referências tiradas do tropicalismo carioca. O resultado? Looks em cores vibrantes e estampas florais, sem deixar de lado o clássico poá.
“No fim, os convidados foram escoltados para a festa adjacente em uma estufa de selva construída para a ocasião, enquanto as modelos eram filmadas na chuva com os pés descalços segurando os sapatos, evocando uma imagem emocional e romântica da Garota de Ipanema”, finalizou o comunicado da Carolina Herrera.
Louis Vuitton
Pela primeira vez na Itália, a Louis Vuitton escolheu a ilha Isola Bella como cenário para o desfile Cruise 2024. A paisagem de jardins do museu Terre Borromeo garantiu um cenário bucólico para as criações de Nicolas Ghesquière.
Definido como um fascínio misterioso, o compilado mescla fantasia e realidade. “A coleção Cruise 2024 cria uma fantasia onírica de silhuetas inspiradas em lagos acentuadas por detalhes modernos com um toque barroco”, definiu a Louis Vuitton.
Nos detalhes das peças, escamas e texturas aquáticas, além de máscaras sobrenaturais e arranjos de cabeça. Silhuetas nada convencionais, neoprene e detalhes místicos também estão entre os highlights.
Ver essa foto no Instagram
Dior
A coleção Cruise 2024 da Dior foi uma homenagem à Frida Kahlo, com direito a um grande show no México. O desfile foi realizado no Colégio de San Ildefonso, na Cidade do México, onde a artista estudou.
No novo compilado desenvolvido por Maria Grazia Chiuri, estão camisas de algodão, coletes bordados e ponchos texturizados. Os clássicos bordados da maison não ficaram de fora, além de estampas que representam a flora e a fauna locais. A estilista trabalhou com artesãos de comunidades indígenas do México.
Entre as peças, o principal destaque foi a borboleta, que constantemente aparecia nas obras de Frida Kahlo. “É uma metáfora para metamorfose e transcendência. Presentes em toda a coleção, as representações do inseto alado variam de bordados e estampas em cores ricas em roupas e bolsas a um cinto de espartilho aberto e os elementos de joias feitos pelo ourives mexicano Plata Villa”, detalhou a grife francesa em comunicado.
No fim da apresentação, o cenário recebeu a performance Corazón Abierto (Coração Aberto), orquestrada pelo artista multidisciplinar Elina Chauvet. Segundo a etiqueta, o objetivo foi chamar atenção para a violência doméstica e os casos de feminicídio no mundo.
Na passarela, roupas brancas de 1954 da Dior foram bordadas em linha vermelha com palavras fortes e até xingamentos direcionados a mulheres, como “estúpida”, “sonsa”, “sustentada”, “feia” e “oferecida”. No entanto, a ação gerou repercussão negativa nas redes sociais. Vale destacar que Frida Kahlo se tornou um símbolo do movimento feminista. A pintora era abertamente comunista e ativista de causas sociais.
Ver essa foto no Instagram
Gucci
A Gucci desembarcou em Seul, a capital da Coreia do Sul, para um desfile no Palácio Gyeongbokgung. Segundo a grife, o trabalho Cruise 2024 foi inspirado no diálogo entre o tempo e as tradições frequentemente visto nas ruas da cidade.
A coleção teve foco na alfaiataria contemporânea, com direito a ilustrações do artista sul-coreano Ram Han. “O legado criativo centenário da marca continua a evoluir com o desfile de moda Cruise 2024, à medida que designers e artesãos da Gucci de diferentes origens interpretam os códigos da Gucci por meio de seus vários olhares culturais”, apontou a label.
Ver essa foto no Instagram
Chanel
A Chanel foi pioneira nas coleções cruise. Para a nova edição, a estilista Virginie Viard quis retratar o estilo de vida de Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos). Segundo a maison, trata-se de uma ode à Cidade dos Anjos.
“A coleção Cruise 2023/24 combina um devaneio de figuras glamorosas do cinema com as atividades ativas de Los Angeles: surf, esportes aeróbicos, patinação e muito mais. Evocando o estilo de vida californiano, minishorts e macacões cobertos de strass, corpetes bordados e pequenos tops adicionam uma lavagem de cores do pôr do sol”, definiu a etiqueta.
Na passarela, looks retrô, principalmente maiôs e conjuntos em preto e branco, com ar esportivo. Cristais, rendas, lantejoulas, recortes e bordados de pérolas incrementam os visuais. Estampas coloridas também não ficaram de fora.
Ver essa foto no Instagram
Primavera/verão 2024
Após os trabalhos cruise/resort, a temporada de primavera/verão 2024 promete. Os primeiros desfiles são em junho durante as semanas masculinas de moda, em Londres e Nova York. Depois, em setembro, ocorrerá o principal circuito de prêt-à-porter com as coleções femininas. O New York Fashion Week será de 7 a 13 de setembro de 2023. Já o evento de Londres ocorrerá entre os dias 15 e 19. Por último, o Paris Fashion Week, de 25 de setembro a 3 de outubro.