metropoles.com

Resort 2024: coleções cruise de Carolina Herrera, Dior, Chanel e mais

Confira lançamentos para a meia-estação de grifes de luxo como Gucci e Louis Vuitton. Em geral, os desfiles foram marcados por viagens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Corey Tenold/Carolina Herrera/Divulgação
Modelos usando roupas com bolinhas e coloridas - Metrópoles
1 de 1 Modelos usando roupas com bolinhas e coloridas - Metrópoles - Foto: Corey Tenold/Carolina Herrera/Divulgação

As temporadas de outono/inverno e primavera/verão são tradicionais na moda. Entre elas, algumas marcas de luxo apresentam as coleções cruise. O termo foi inspirado no hábito de clientes que embarcavam em cruzeiros para fugir do intenso inverno europeu. Também conhecida como resort, a meia-estação costuma render boas vendas, com peças pensadas principalmente para férias.

Não à toa, os desfiles cruise 2024 foram marcados por viagens. A marca norte-americana Carolina Herrera veio ao Brasil, enquanto as francesas Louis Vuitton, Dior e Chanel foram à Itália, ao México e aos Estados Unidos, respectivamente. Já a grife italiana Gucci desembarcou na Coreia do Sul. Vem saber mais!

Giphy/Carolina Herrera/Reprodução

Carolina Herrera 

Pela primeira vez, a marca norte-americana Carolina Herrera fez um desfile fora de Nova York, nos Estados Unidos. O destino escolhido foi o Rio de Janeiro, mais especificamente, o bairro de Santa Teresa. A coleção Resort 2024 foi inspirada, segundo a etiqueta, na exuberante alegria e sensualidade da cidade.

No entanto, uma forte chuva mudou os planos da grife, com uma apresentação improvisada e gravada. “A Mãe Natureza e o clima tropical brasileiro provaram ser a musa definitiva. Enquanto os convidados chegavam para desfrutar de coquetéis ao pôr do sol e um arco-íris de tirar o fôlego que se estendia pela extensão do palco, uma tempestade caiu sobre o local do show por um período prolongado e inesperado de tempo”, explicou a label.

Ao som de Aquarela do Brasil, na voz de Gal Costa, o casting totalmente brasileiro apresentou as peças criadas pelo estilista Wes Gordon, com referências tiradas do tropicalismo carioca. O resultado? Looks em cores vibrantes e estampas florais, sem deixar de lado o clássico poá.

“No fim, os convidados foram escoltados para a festa adjacente em uma estufa de selva construída para a ocasião, enquanto as modelos eram filmadas na chuva com os pés descalços segurando os sapatos, evocando uma imagem emocional e romântica da Garota de Ipanema”, finalizou o comunicado da Carolina Herrera.

Na passarela, modelo usa look com parte superior preta e saia com camadas coloridas - Metrópoles
Carolina Herrera escolheu o Rio de Janeiro como cenário para apresentar a coleção Resort 2024

 

Na passarela, duas modelos usando looks de bolinhas e chapéus - Metrópoles
Foi o primeiro desfile da marca realizado fora de Nova York

 

Na passarela, modelo usa look com cropped branco assimétrico e saia de bolinhas - Metrópoles
O clássico poá não ficou de fora

 

Na passarela, modelo usa vestido com mix de estampas - Metrópoles
Estampas vibrantes também estão no repertório

 

Na passarela, modelo usa vestido estampado com flores e sem alças - Metrópoles
O casting foi 100% brasileiro

Louis Vuitton

Pela primeira vez na Itália, a Louis Vuitton escolheu a ilha Isola Bella como cenário para o desfile Cruise 2024. A paisagem de jardins do museu Terre Borromeo garantiu um cenário bucólico para as criações de Nicolas Ghesquière.

Definido como um fascínio misterioso, o compilado mescla fantasia e realidade. “A coleção Cruise 2024 cria uma fantasia onírica de silhuetas inspiradas em lagos acentuadas por detalhes modernos com um toque barroco”, definiu a Louis Vuitton.

Nos detalhes das peças, escamas e texturas aquáticas, além de máscaras sobrenaturais e arranjos de cabeça. Silhuetas nada convencionais, neoprene e detalhes místicos também estão entre os highlights.

Em cenário com construção de pedra e jardins, modelo desfila com maiô e casaco fluido - Metrópoles
A Louis Vuitton revelou a coleção Cruise 2024 na Itália

 

Em cenário com construção de pedra e jardins, modelo desfila com arranjo de cabeça- Metrópoles
Nicolas Ghesquière se inspirou no universo aquático

 

Em cenário com construção de pedra e jardins, modelo desfila com look branco que tem escamas na saia e arranjo de cabeça - Metrópoles
Detalhes complexos evocam escamas e texturas do mar

 

Em cenário com construção de pedra e jardins, modelo desfila com look preto e brando e capacete - Metrópoles
As peças remetem a encanto e fantasia

 

 

Dior

A coleção Cruise 2024 da Dior foi uma homenagem à Frida Kahlo, com direito a um grande show no México. O desfile foi realizado no Colégio de San Ildefonso, na Cidade do México, onde a artista estudou.

No novo compilado desenvolvido por Maria Grazia Chiuri, estão camisas de algodão, coletes bordados e ponchos texturizados. Os clássicos bordados da maison não ficaram de fora, além de estampas que representam a flora e a fauna locais. A estilista trabalhou com artesãos de comunidades indígenas do México.

Entre as peças, o principal destaque foi a borboleta, que constantemente aparecia nas obras de Frida Kahlo. “É uma metáfora para metamorfose e transcendência. Presentes em toda a coleção, as representações do inseto alado variam de bordados e estampas em cores ricas em roupas e bolsas a um cinto de espartilho aberto e os elementos de joias feitos pelo ourives mexicano Plata Villa”, detalhou a grife francesa em comunicado.

No fim da apresentação, o cenário recebeu a performance Corazón Abierto (Coração Aberto), orquestrada pelo artista multidisciplinar Elina Chauvet. Segundo a etiqueta, o objetivo foi chamar atenção para a violência doméstica e os casos de feminicídio no mundo.

Na passarela, roupas brancas de 1954 da Dior foram bordadas em linha vermelha com palavras fortes e até xingamentos direcionados a mulheres, como “estúpida”, “sonsa”, “sustentada”, “feia” e “oferecida”. No entanto, a ação gerou repercussão negativa nas redes sociais. Vale destacar que Frida Kahlo se tornou um símbolo do movimento feminista. A pintora era abertamente comunista e ativista de causas sociais.

Estilista Maria Grazia Chiuri, da Dior, ao lado de artesãos mexicanos - Metrópoels
Maria Grazia Chiuri trabalhou com artesãos de comunidades indígenas do México

 

Na passarela, look com saia longa estampada em azul - Metrópoles
O desfile Cruise 2024 da grife francesa ocorreu no México

 

Na passarela, look preto com poncho bordado - Metrópoles
A coleção foi desenvolvida como uma homenagem à Frida Kahlo

 

Look com vestido verde, casaco estampado e cinto com borboleta - Metrópoles
A borboleta foi o grande destaque nas peças

 

Gucci

A Gucci desembarcou em Seul, a capital da Coreia do Sul, para um desfile no Palácio Gyeongbokgung. Segundo a grife, o trabalho Cruise 2024 foi inspirado no diálogo entre o tempo e as tradições frequentemente visto nas ruas da cidade.

A coleção teve foco na alfaiataria contemporânea, com direito a ilustrações do artista sul-coreano Ram Han. “O legado criativo centenário da marca continua a evoluir com o desfile de moda Cruise 2024, à medida que designers e artesãos da Gucci de diferentes origens interpretam os códigos da Gucci por meio de seus vários olhares culturais”, apontou a label.

Modelos em frente ao Palácio Gyeongbokgung, na Coreia do Sul - Metrópoles
A Gucci levou a coleção Cruise 2024 para o Palácio Gyeongbokgung, em Seul

 

Modelos em frente ao Palácio Gyeongbokgung, na Coreia do Sul - Metrópoles
Foi a primeira vez que um show de moda aconteceu no edifício sul-coreano histórico

 

Modelos em frente ao Palácio Gyeongbokgung, na Coreia do Sul - Metrópoles
“A herança da Gucci e as expressões de estilo multicultural encontradas nas ruas de Seul se unem na coleção Cruise 2024”, destacou a marca italiana

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @gucci

Chanel

A Chanel foi pioneira nas coleções cruise. Para a nova edição, a estilista Virginie Viard quis retratar o estilo de vida de Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos). Segundo a maison, trata-se de uma ode à Cidade dos Anjos.

“A coleção Cruise 2023/24 combina um devaneio de figuras glamorosas do cinema com as atividades ativas de Los Angeles: surf, esportes aeróbicos, patinação e muito mais. Evocando o estilo de vida californiano, minishorts e macacões cobertos de strass, corpetes bordados e pequenos tops adicionam uma lavagem de cores do pôr do sol”, definiu a etiqueta.

Na passarela, looks retrô, principalmente maiôs e conjuntos em preto e branco, com ar esportivo. Cristais, rendas, lantejoulas, recortes e bordados de pérolas incrementam os visuais. Estampas coloridas também não ficaram de fora.

Na passarela da Chanel, modelo usa look com short e top pretos - Metrópoles
O desfile Cruise 2023/24 da Chanel foi em Los Angeles

 

Na passarela da Chanel, modelo usa look com maiô preto que tem recortes laterais - Metrópoles
Com inspiração no lifestyle da cidade californiana

 

Na passarela da Chanel, modelo usa look com bermuda preta larga e detalhes em rosa com camiseta oversized branc - Metrópoles
Roupas esportivas e até com toque de streetwear apareceram na passarela

 

Na passarela da Chanel, modelo usa look com estampa colorida - Metrópoles
Virginie Viard comanda uma nova era da Chanel e enfrenta críticas por tentar modernizar a grife

 

Na passarela da Chanel, modelo usa look com minishort preto e blazer dourado - Metópoles
Brilho e ousadia

 

Primavera/verão 2024

Após os trabalhos cruise/resort, a temporada de primavera/verão 2024 promete. Os primeiros desfiles são em junho durante as semanas masculinas de moda, em Londres e Nova York. Depois, em setembro, ocorrerá o principal circuito de prêt-à-porter com as coleções femininas. O New York Fashion Week será de 7 a 13 de setembro de 2023. Já o evento de Londres ocorrerá entre os dias 15 e 19. Por último, o Paris Fashion Week, de 25 de setembro a 3 de outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?