Resort 2023: veja destaques de grifes como Balenciaga, Gucci e Chanel
Conheça as novidades apresentadas pelas etiquetas para o período de meia-estação
atualizado
Compartilhar notícia
Fora do calendário oficial de apresentações para as temporadas de outono/inverno e primavera/verão, grifes apresentam coleções de meia-estação. Nomeados cruise (ou resort) 2023, os compilados são idealizados para o período de férias. Cada etiqueta planeja a passarela em locais específicos, em uma agenda flexível. De olho nos últimos shows, a coluna traz os destaques nos desfiles de labels como Balenciaga, Gucci, Louis Vuitton, Paco Rabanne, Chanel e The Row.
Vem conferir!
Balenciaga
No domingo (23/5), a Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos, foi palco para a apresentação da Balenciaga. Os operadores do pregão foram substituídos pelas próximas tendências da coleção cruise 2023, apresentados pela label.
O primeiro momento foi recheado pela alfaiataria de Demna Gvasalia, estilista da casa de luxo, que descreveu o bloco como roupas clássicas de luxo. Em seguida, peças para a noite vestiram os modelos com direito a paetês e trench de seda com cauda.
No encerramento, veio à tona a aguardada parceria da Balenciaga com a Adidas. As clássicas três listras da marca esportiva ganharam destaque na colaboração. Moletons, camisetas com modelagem oversized, roupões de boxer e vestidos se sobressaíram. A logomarca de trevo da Adidas foi modificada e acompanhou o nome da Balenciaga escrita com uma fonte minúscula.
Gucci
Batizado de Cosmogonia, o desfile da Gucci foi apresentado nessa segunda-feira (16/5), em Puglia, na Itália, com transmissão ao vivo nas redes sociais da etiqueta de luxo. A coleção reflete sobre a origem do universo e, no show, a constelação de looks foi iluminada por projeções de estrelas e galáxias.
Assinada por Alessandro Michele, a metáfora de uma constelação também traz o conceito de unir o passado ao presente, como uma forma de contextualizar o futuro da Gucci. Logo, o uso de veludo, peles artificiais, cristais, couro e babados vitorianos foram colocados em um contexto contemporâneo.
“Mulheres costumam usar constelações em seus corpos”, disse Michele, em entrevista à Vogue. “Basta pensar no famoso último vestido de Marilyn Monroe cravejado de cristais; ela parecia a bela cauda de um cometa impalpável.”
Outra tendência para a temporada, reforçada nas passarelas da Gucci, são as luvas e os chapéus. Os acessórios são apresentados em materiais que fogem do clássico, e ganham força no cetim e couro.
Louis Vuitton
Já Nicolas Ghesquière referenciou a arquitetura e a arte em sua coleção resort 2023 para a Louis Vuitton, desfilada no dia 12 de maio, em San Diego, na Califórnia (EUA). Para a nova coleção da casa de moda francesa, o estilista definiu a mulher como deusa e apostou em tecidos metalizados, contrapondo com o linho, que envelopou algumas silhuetas.
A união, vista em couro e metais, invadiu os acessórios da temporada de meia-estação. No início da apresentação, volumes conquistaram as passarelas, feitos de jacquards robustos. Nicolas comparou o tecido com lava derretida. O efeito maxi também ganhou força nos calçados acolchoados.
Com modelagens mais ajustadas ao corpo, alguns visuais também foram marcados com cinto na cintura. A essência esportiva foi outro elemento forte, construída em tops e shorts de comprimento curto. O sportwear foi destacado, ainda, pela presença de um skate.
Paco Rabanne
“Paco Rabanne é sempre uma espécie de espírito de celebração”, introduziu Julien Dossena sobre a coleção. Com toque festivo, a coleção da label é inspirada nos anos 1970. Logo, vestidos em lurex, lantejoulas e babados retrô dominaram o repertório.
Drapeados adornaram as peças. O DNA metálico da casa é aprimorado por detalhes brilhosos para a temporada de 2023. O resultado é uma coleção divertida, idealizada pelo estilo jovem francês dos anos 2020.
Chanel
A Chanel desfilou a coleção resort em Monte Carlo, em Mônaco, na Europa, no início do mês. Com uma coleção repleta de significados e simbolismos, a diretora criativa da marca, Virginie Viard, baseou-se na história da Chanel. Ela se inspirou no estilo de vida cosmopolita da cidade europeia para revelar uma silhueta sofisticada.
No compilado, o sportwear à beira-mar reflete um glamour moderno. Com uma pitada de verão, a estilista revela uma moda ancorada na contemporaneidade, com direito a macacões de corrida, repletos de lantejoulas.
Bandeiras de corrida moldaram as saias de chiffon fluidas. A pegada esportiva também é traduzida em shorts de luta livre e jaquetas de motociclista. Os capacetes ganham versão em miniatura e dão formato lúdico para as bolsas da vez.
The Row
Após o hiato de dois anos longe das passarelas físicas, Ashley e Mary-Kate Olsen trouxeram sua nova coleção para a The Row, em Paris, na França. Com pegada invernal, a elegância e a sofisticação deram tom para o compilado apresentado.
Mangas extralongas e golas exageradas, emprestadas dos anos 1970, somadas à essência retrô, invadiu os visuais com chapéus e bolsas com alças médias. Na catwalk, outro ponto alto foram os vestidos para a noite confeccionados em lã.
O calendário resort 2023 ainda conta com agenda de programação. A Dior irá para Sevilha, no sul da Espanha, para apresentar seu compilado no dia 15 de junho.
Vale destacar que não são todas as grandes etiquetas que fazem coleções resort e cruise, justamente por serem apostas para as férias. A agenda fashion terá continuidade na primavera/verão em setembro, começando pela Semana de Moda de Nova York.