Réplica da Hermès Birkin surge em rede varejista e viraliza no TikTok
Entre os artigos de luxo mais desejados no mundo, uma réplica da Birkin viralizou após aparecer no catálogo da rede de varejo Walmart
atualizado
Compartilhar notícia
Amplamente conhecida, a bolsa Birkin, da Hermès, é uma peça que eleva o status social de qualquer pessoa que a possua. Considerado o artigo de moda mais desejado, a lista de espera pelo acessório parece ter sido encurtada, ou melhor, replicada, ao ser incluída na plataforma de comércio online da rede norte-americana, Walmart.
Vem entender!
Réplica da Birkin viraliza nas redes
Difundida por diversos criadores de conteúdo no TikTok, a “Wirkin” — apelido dado à replica da Birkin vendida pelo Walmart — está dando o que falar na rede pela semelhança e preço acessível em relação à original. Vendida por apenas 78 dólares, a polêmica gerou uma trend na plataforma, onde uns compram a peça como uma forma de realização, e outros, enfatizam que o modelo não pode ser considerado uma Birkin por não ter relação com a Hermès.
O acessório em questão é oferecido pela Kamugo, uma empresa tercerizada que comercializa diversos produtos pelo e-commerce da varejista. Fabricada, segundo o anúncio, em couro legítimo nas cores laranja ou verde, a Wirkin não carrega a identidade da grife parisiense, além do design do modelo atemporal, que é por si só uma assinatura da marca.
Uma “chuva” de Birkin
Com o sucesso do modelo da Kamugo, — atualmente esgotado no site — diversos outros anúncios surgiram na plataforma, mas dessa vez, com versões supostamente autênticas da Birkin. Os modelos publicados, em geral, são divulgados como peças de segunda-mão, em alguns casos ultrapassando 30 mil dólares.
Os tamanhos ofertados no site são o 25, 30 e 35, com uma variação de cores indo além das ofertadas inicialmente. Ainda nas redes, usuários que adquiriram as versões disponibilizadas no site alegam que as bolsas são tão boas e usuais quanto uma Birkin legítima.
Possíveis ações da Hermès
Caso a grife pretenda buscar por uma resolução judicial, o portal especializado em direitos da moda, The Fashion Law, pontuou que a Hermès poderia alegar uma “violação de marca registrada, argumentando que os consumidores têm mais probabilidade de ficar confusos, já que há bolsas Hermès (potencialmente) autênticas disponíveis no site do Walmart”. Ainda sem respostas oficiais, inúmeros anuncios da Birkin continuam circulando pela plataforma.