Renner lança peças que celebram comunidades quilombolas e indígenas
Nas peças feitas de algodão agroecológico, bordados contam a história de mulheres agricultoras do norte de Minas Gerais
atualizado
Compartilhar notícia
A Renner aposta cada vez mais na moda consciente, sustentável e com viés social. Depois de lançar uma coleção colaborativa com mulheres detentas, a varejista preparou uma cápsula de itens confeccionados com algodão agroecológico. O material é plantado e colhido por produtoras rurais de comunidades quilombolas e indígenas.
Vem conferir!
As peças nasceram por meio do projeto Tecendo Autonomia, do Instituto Lojas Renner, que é o “braço social” da varejista. “Desde 2017, em parceria com o Centro de Agricultura Alternativa e associações de mulheres agricultoras de Minas Gerais, o Instituto proporciona qualificação a produtoras rurais para que possam plantar unindo seus saberes ancestrais no trato com a terra a técnicas de manejo mais sustentável”, apontou a marca, em comunicado.
A novidade é inspirada na história de mulheres que participaram do processo. As agricultoras foram representadas em estampas com bordados. Entre os desenhos, estão flores, casas da região e figuras das trabalhadoras. Os detalhes estão em mangas, bustos e alças.
“As peças têm um significado especial, pois materializam um trabalho de longo prazo realizado no norte de Minas, com foco na regeneração do solo da região, na geração de renda e no empoderamento das mulheres participantes do projeto. Além disso, o lançamento contribui para o cumprimento do compromisso público que assumimos para 2021, de ter 80% dos produtos com menor impacto ambiental”, destacou Eduardo Ferlauto, gerente sênior de Sustentabilidade da Renner.
Além de acessórios, vestidos, macacões, camisetas, quimonos e saias formam a coleção-cápsula. As modelagens são fluidas e delicadas. Na cartela de cores, os tons terrosos chamam a atenção, assim como nuances suaves de azul, verde e branco.
Todo o processo é focado na sustentabilidade. O compilado faz parte da linha de produtos do Selo Re, criado com foco na moda responsável. “O tingimento dos produtos também envolveu processos menos impactantes, reutilizando a água da chuva e energia solar”, explicou a Renner.
A coleção já está disponível no e-commerce da Renner e também em seis lojas físicas pelos país. Os pontos são na rua Oscar Freire, no Shopping Ibirapuera e no Morumbi Shopping, em São Paulo; nos shoppings Barra Rio e Village Mall, no Rio de Janeiro; e no Shopping Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Ver essa foto no Instagram
Colaborou Rebeca Ligabue