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Rendeira com estilo vintage viraliza no TikTok e conta histórias da técnica

Elena Kanagy-Loux também criou uma comunidade dedicada ao estudo e preservação de rendas

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Elena Kanagy ao lado de suas rendas
1 de 1 Elena Kanagy ao lado de suas rendas - Foto: @erenanaomi/Instagram/Reprodução

Ao rolar o feed da rede social TikTok, dicas e desafios de moda ganham destaque entre a comunidade fashion que toma forma na plataforma. Entre as publicações, três milhões de curtidas já foram conquistadas por Elena Kanagy-Loux. A historiadora têxtil tem encantado seus seguidores pelo seu estilo cottagecorecom pegada vintage e, principalmente, pelas mãos habilidosas que tramam rendas.

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Aos 34 anos, Elena reproduz técnicas milenares com maestria, a partir de fios enrolados em pequenas peças de madeira, os bilros. Suas delicadas texturas ganham forma com o leve cruzamento de linhas. No TikTok, a historiadora abre espaço para perguntas e publica vídeos recheados de curiosidades sobre as rendas.

Atualmente, a artista trabalha no Museu Metropolitano de Arte (MET), em Nova York, como especialista têxtil no acervo cultural do empreendimento histórico. “O Antonio Ratti Textile Center serve como local de estudo e armazenamento para a coleção de mais de 33 mil têxteis do Met, então, posso ver uma enorme variedade de tecidos incríveis de perto”, revelou à Vogue.

Na plataforma de vídeos curtos, Elena batiza o seu espaço como LaceTok, fazendo uma analogia ao nome da rede social. Em meio às suas publicações relaxantes, surgiu um quadro para ela contar histórias relacionadas à arte. Intitulado Beyond the Veil, o conteúdo aborda curiosidades sobre as rendas, reveladas nos primeiros episódios da série, que teve início este mês.

Em um dos vídeos, a profissional explica que, atualmente, muitas pessoas estão familiarizadas com a época vitoriana e a tradição das joias feitas a partir de cabelo. No entanto, a renda feita de fios das madeixas também tem uma longa tradição, que remete ao Renascimento. Segundo ela, existem boatos  que a rainha Elizabeth I tinha admiração pela técnica. O museu Victoria and Albert Museum, em Londres, tem algumas peças raras tramadas no século 17 e que integram o acervo.

@erenanaomiWelcome! Grab some thread and get cozy 🕸🧵🕸 ##lacetiktok ##craftersoftiktok ##cottagecoreaesthetic ##bobbinlace ##fiberart♬ original sound – 𖤐 Dirt 𖤐

@erenanaomiA French lacemaker once told me, “It’s a bit of an illness, lace. You know, you have it!” ##bobbinlace ##lacetok ##craftersoftiktok ##cottagecoreaesthetic♬ i am obsessed with this – Mallorie

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As milhares de visualizações e curtidas que recheiam o perfil de Elena no TikTok também simbolizam a admiração de seus seguidores. Entre os comentários, muitos elogiam o estilo da profissional. Suas vestes coloridas e leves transparecem delicadeza, e não escondem as fortes influências japonesas. A vertente fashion da bordadeira é pontuada por vestidos de renda, luvas e chapéus.

Não é a primeira vez que o nome da bordadeira ganha destaque. A profissional fundou a Brooklyn Lace Guild, uma organização dedicada à preservação e estudo da confecção das rendas. A empreitada rendeu publicações em grandes tabloides, como Fashion Studies Journal e Journal of Dress Historians, e no site do Metropolitan Museum of Art.

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@erenanaomiLace story time, ##spooky edition!! 👻 I have lots more to share, stay tuned! 🕸 ##witchtok ##lacetiktok ##history ##murdertok♬ original sound – Elena Kanagy-Loux

@erenanaomiTeaser for a longer video coming to CreateDay.org Oct 10 & my YT channel after! #lacetiktok #craftersoftiktok #bobbinlace #fiberart♬ CRAFT – OFEKNIV

Em setembro, uma das obras adornou o pescoço da saudosa juíza Ruth Bader Ginsburg, em comemoração aos seus 25 anos à frente da Suprema Corte dos Estados Unidos. O trabalho de 250h foi feito com uma linha de algodão egípcio, com fio de seja japonesa nas extremidades. “Foi o projeto mais significativo e importante em que já tive a honra de trabalhar”, afirmou a artista à Vogue Teen.

O surgimento da renda industrial fez com que a produção artesanal diminuísse por um período, mas, nas últimas duas décadas, ela voltou a crescer e conquistar espaço na economia domestica. A historiadora relembra que, com a chegada da Revolução Industrial, a confecção consumia tanto tempo que as rendeiras costumavam ser mal pagas para que a renda fosse acessível.

“Após a introdução das máquinas de renda no início do século 19, a Rainha Victoria continuou a comprar renda feita à mão especificamente e encomendou mil libras de renda Honiton feita à mão de Devon, na Inglaterra, para seu casamento”, disse Kanagy-Loux. “Isso parecia um pouco o que eu era capaz de fazer por esta comissão celebrativa de 25 anos. Parecia uma continuação desse tipo de apoio aos artesanatos femininos que foram substituídos por máquinas”.

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@erenanaomiObviously I ❤️ doilies too but I’m sharing some of my favorite lace artists bc they deserve more recognition!! #lacetiktok #contemporaryart #craft♬ When you dont get tagged by popular creators – November 19th (B-Day 🎉🎁)

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Elena Kanagy- Loux

Elena Kanagy- Loux cresceu em Tóquio, no Japão. Lá, foi cercada pelo artesanato e trabalhos manuais. Depois de concluir sua graduação em design têxtil, ganhou uma bolsa que financiou seu estudo de costura tradicional na Europa por quatro meses.

Em 2012, ela fez sua primeira aula de renda em Idrija, na Eslovênia. Três anos depois, ganhou uma bolsa do Fashion Institute of Technology, em Nova York, onde concluiu sua especialização.

Atualmente, a bordadeira e designer dá palestras sobre história da renda para diversas universidades de moda nos Estados Unidos. Também atua como especialista em coleções no Antonio Ratti Textile Center, no Metropolitan Museum of Art.


Colaborou Sabrina Pessoa

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