Relembre as famosas que estrelaram as campanhas do perfume Chanel Nº 5
Descubra um pouco mais sobre a trajetória do perfume por meio das musas que inspiraram suas campanhas. Vem comigo!
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido como um dos perfumes mais famosos do mundo, os anúncios do Chanel Nº 5, assim como os desfiles da grife, são sempre marcantes. Há mais de 100 anos, a icônica Coco Chanel chamou o especialista Ernest Beaux para fazer “um perfume de mulher com cheiro de mulher”. Para tanto, Beaux extraiu e compôs um buquê de 80 aromas para ela. O resultado foi o clássico item “abstrato e misterioso, que irradiava uma riqueza floral extravagante”.
Além de fazer alusão ao dia oficial do lançamento, o número do rótulo coincide com a quinta amostra escolhida por ela (Coco também acreditava que o nome Chanel Nº 5 poderia trazer sorte. E trouxe). Desde de 5 de maio de 1921, quando chegou ao mercado, a fragrância revolucionou a indústria, em uma clara sintonia com o que a designer estava fazendo também na moda — na época, poucas maisons investiam em fragrâncias.A concepção foi um dos perfumes mais vendidos do mundo nos últimos 97 anos e inspirou campanhas inesquecíveis. Pensando nisso, fiz uma lista das famosas que são a cara da fragrância.
Vem comigo que eu vou te mostrar!
1921: O início
Antes de mais nada, é preciso lembrar que, em 1921, um cartunista chamado Sem desenhou a própria Coco vestida com o seu icônico estilo lisonjeiro, olhando arrebatadamente para o vidro clássico do Chanel Nº 5. Até então, a forma de divulgação do produto era estritamente pelo boca a boca. A francesa convidava mulheres — as “formadores de opinião” da época — para jantares, onde apresentava o perfume.
Não demorou para dar um passo à frente e nos presentear com anúncios inusitados e eternos.
1937: Coco Chanel
Foi em 1937 que Madame Gabrielle (Coco) Chanel estrelou a primeira campanha do produto. Na foto, publicada em uma edição da Harper’s Bazaar da época, ela aparece forte e imponente, em um mundo ainda sentindo os efeitos de uma Grande Guerra e da Depressão. Com seu “instinto sem falhas para o drama”, a estilista não era apenas a criadora, mas, sim, o epítome vivo da marca.
1954: Marylin Monroe
Apesar de não existirem informações concretas sobre quando Marilyn Monroe falou pela primeira vez sobre sua paixão pelo Chanel Nº 5, tudo indica que foi para a Life Magazine, em 1952. Na entrevista, a sua resposta à clássica pergunta “O que você usa para dormir?” foi: “Duas gotinhas de Chanel Nº 5”.
Em 1960, Marilyn voltou a reafirmar seu amor pelo perfume em uma entrevista para a Marie Claire francesa. “Os jornalistas me perguntam ‘O que você usa para dormir? A parte de cima de um pijama? A parte de baixo? Uma camisola?’, então, eu falei: ‘Chanel Nº 5’, porque é a verdade. E eu não quis dizer que durmo nua”, explicou ao repórter da publicação.
Como num passe de mágica, a fragrância ficou associada à mais glamorosa estrela de cinema do mundo e, como era de se esperar, as vendas dispararam. O engraçado é que Marilyn só virou uma porta-voz oficial da Chanel em 2012, quando a marca lançou uma série de vídeos contando a história do perfume. Ou seja, essa foi a propaganda gratuita de maior sucesso de todos os tempos.
1957: Suzy Parker
Depois da propaganda gratuita de Marilyn, a marca percebeu sua conexão com as estrelas de cinema. Muitas atrizes quiseram ser a “cara” da fragrância, inaugurando a era da publicidade com celebridades. No anúncio abaixo, a atriz e modelo Suzy Parker foi clicada pelo fotógrafo Richard Avedon.
Retratada como a mulher bem-sucedida dos anos 1950, a atriz aparecia vibrante, feliz e perfeitamente em movimento. O slogan “Toda mulher viva ama Chanel N º 5” permaneceria reconhecido ao longo dos anos 1960.
1966: Ali MacGraw
Como resultado de anúncios bonitos, porém conservadores, como o feito acima, em meados dos anos 1960, o Número 5 ficou conhecido como a fragrância de tias ricas, e não algo desejado pelas belas jovens da época. Isso mudou com a contratação de Ali MacGraw, atriz queridinha do público americano.
Sua beleza fresca e os olhos arregalados levaram a fragrância para a juventude. As imagens atemporais podem facilmente ser confundidas como as de uma campanha feita no dias de hoje. Embora outras grandes modelos e atrizes também tenham se destacado nas campanhas da década de 1960, Ali foi quem mais chamou atenção nesse período, especialmente pelos diversos estilos de propaganda.
1967: Candice Bergen
Ao longo da década de 1960, Candice Bergen, Lauren Hutton e Cheryl Tiegs brilharam em campanhas do perfume. Infelizmente, há poucos registros das imagens na internet. No caso de Candice, o único anúncio restante não faz parte do perfume em si, mas de um óleo em spray com o mesmo aroma do perfume clássico.
1968: Lauren Hutton
Para Lauren Hutton, o timing dos anos 1960 conspirou de forma perfeita. Na época, a modelo era extremamente conhecida, tendo figurado na capa da revista Vogue mais de 40 vezes. O registro final é cheio de movimento, com direito a cabelos ao vento, pose expressiva e uma produção cor-de-rosa, tudo para dar a ideia de que ela estava flutuando livremente.
1969: Cheryl Tiegs
A proposta para o ano de 1969 era algo romântico. Tendo Cheryl Tiegs como protagonista, a Chanel nos levou a uma aventura divertida entre um casal jovem e feliz que, aparentemente despreocupado com o mundo, curte despretensiosamente a vida como namorados.
Vale notar que Cheryl está radiante, com um acompanhante diferente em cada foto. Subentende-se aí o inicio de um empoderamento feminino. A mulher está no controle no final dos anos 1960.
1970 a 1980: Catherine Deneuve
Durante os anos 1970, Catherine Deneuve já era uma atriz mundialmente famosa, e naturalmente tornou-se uma das musas da Chanel. Sua campanha, altamente difundida nos anos 1970, coincidia com os louros da fama, colhidos por seu papel no filme francês Belle de Jour. Com a publicidade, a marca consolidou o estrelato internacional da atriz e realçou ainda mais o status célebre do perfume.
Os anúncios impressos foram fotografados por Richard Avedon, que optou pelo minimalismo ao deixar o foco no rosto expressivo da francesa. Não há slogans nem textos publicitários: apenas a face, o vidro do perfume, o nome dela e da marca. Tudo bem clean e simples.
Devido ao extenso número de imagens, fica difícil escolher qual foto poderia representar a campanha como um todo. Além da publicidade em revistas, o rosto de Catherine também esteve em comerciais de televisão, propagandas que duraram por toda a década.
1986 a 1993: Carole Bouquet
Na década de 1980, a Chanel impulsionaria mais uma vez a carreira de uma francesa. No entanto, em vez de de uma atriz com calibre de diva, eles optaram pela desconhecida ex-Bond girl Carole Bouquet. Para a década famosa por seus excessos, a grife mais uma vez escolheu uma estratégia arriscada, mas completamente inovadora: a beleza de um visual limpo, leve e sofisticado.
Os anúncios com o mínimo de redação e recursos visuais arrojados continuaram até o inicio da década de 1990. A ideia era mostrar que o perfume clássico se encaixava perfeitamente na vida moderna da mulher decidida e de bem com a vida.
1998 a 2000: Estella Warren
Os profissionais de marketing do Chanel Nº 5, pensando em reinventar a marca, escolheram o mundo da fantasia para promover o perfume. Numa vibe meio Chapeuzinho Vermelho e Alice no País das Maravilhas, o comercial idealizado pelo diretor Luc Besson e estrelado por Estella Warren tinha elementos de conto de fadas.
As inspirações em histórias infantis também foram exploradas na publicidade impressa, que durou até o inicio dos anos 2000.
2005: Nicole Kidman
Considerada uma das mais opulentas campanhas de moda da história, a versão cinematográfica do Chanel Nº 5 foi estrelada por Nicole Kidman. Já eternizada como símbolo fashionista, a atriz usou cinco vestidos de alta costura feitos para o filme e um colar de diamantes personalizado.
A concepção da campanha foi criada por Karl Lagerfeld. Ele chamou o diretor de Moulin Rouge, Baz Luhrmann, para criar um curta memorável, de quase dois minutos, onde o brasileiro Rodrigo Santoro aparece como par romântico de Nicole. A propaganda luxuosa também tinha o intuito de fazer o perfume ganhar os holofotes novamente, pois, na época, ele não figurava entre os mais vendidos.
2009: Audrey Tautou
A estrela do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), Audrey Tautou, substituiu Nicole Kidman como o rosto da campanha publicitária do perfume Chanel Nº 5. A ideia era fazer uma alusão à própria Coco Chanel, interpretada pela atriz no filme Coco Antes de Chanel.
Jean-Pierre Jeunet, mesmo diretor de Amélie, comandou o vídeo comercial da campanha. A propaganda foi lançada oficialmente no dia 5 de maio (ou 5/5, o número de sorte da Chanel) de 2009.
2012: Brad Pitt
Numa estratégia de marketing nada previsível, a Chanel deixou de lado as grandes produções cinematográficas e voltou ao estilo mais simples e sóbrio. Só que, dessa vez, a marca anuniou Brad Pitt como o primeiro homem a liderar a campanha do perfume.
Apesar de parecer um tanto estranho ter o galã como anunciante de um perfume feminino, a estratégia deu certo, muito devido ao roteiro da campanha. Nela, o ator discorre sobre os sentimentos românticos e aventureiros que a mulher Chanel inspira no objeto de seu afeto.
2015: Gisele Bündchen
- A Chanel decidiu chamar novamente o diretor Baz Luhrmann para produzir uma bela história, tendo o perfume como protagonista. Intitulado O que eu quero, o comercial estrelado pela brasileira Gisele Bündchen fala sobre uma mulher que luta para ter tudo — amor, família e carreira.
Seja surfando, abraçando o filho antes de ir para uma sessão de fotos ou compartilhando um beijo apaixonado com o ator Michiel Huisman, a modelo conseguiu representar a mulher moderna como ninguém. O diretor elogiou o trabalho da top ao dizer que, como o espírito de Coco Chanel, Gisele exala “uma energia libertadora”.
2017/2018: Lily-Rose Depp
Lily-Rose Depp ainda é uma adolescente, mas já conseguiu emplacar como garota-propaganda da Chanel. A imagem da atriz para a fragrância Chanel N º5 L’Eau foi fotografada por Karim Sadli, trazendo um aspecto mais cool e diferente de todas as campanhas já vistas. Apesar disso, a fashionista tem uma longa história com a grife. Não só ela estrelou uma propaganda de óculos para a casa francesa, como regularmente usa o produto em aparições no tapete vermelho.
Além disso, a estratégia atual da marca está concentrada nos tão falados millennials. Por isso, nada melhor do que trazer a filha de Johnny Depp e Vanessa Paradis para acrescentar jovialidade ao produto. Apesar do nome “L’Eau”, o perfume não é uma colônia nem uma opção diluída da fragrância original, mas, sim, uma versão renovada do clássico item.
Quer saber mais novidades sobre o mundo da moda? Visite o meu Instagram e fique por dentro. Espero que tenham gostado e até a próxima!!!