Relembre a trajetória de Dries Van Noten, estilista que se aposentará
A última coleção do belga criada para a marca homônima será a masculina de primavera/verão 2025, apresentada em junho
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 65 anos, o estilista Dries Van Noten anunciou que vai se aposentar. Foram quatro décadas de trajetória na moda. A última coleção do belga criada para a marca homônima será a masculina de primavera/verão 2025, revelada em Paris, na França, daqui a dois meses.
Vem saber mais!
Carreira de Dries Van Noten
Natural da Antuérpia, na Bélgica, Dries Van Noten cresceu em uma família de alfaiates. O avô foi pioneiro em levar o conceito de prêt-à-porter (pronto para vestir) ao país entre as guerras mundiais.
Van Noten se formou na Academia Real de Belas Artes, onde ficou conhecido por integrar o grupo Os Seis da Antuérpia, considerado responsável por levar a moda local aos holofotes mundiais. Em 1986, também na Antuérpia, o designer criou a própria etiqueta e depois se especializou em alta-costura, levando a label à capital francesa.
Em 2017, o estilista ganhou um documentário que conta a própria história. Intitulado Dries, o filme foi dirigido por Reiner Holzemen. Ao longo da trajetória profissional, Van Noten ganhou vários prêmios, como o de Designer do Ano, em 2023, no WWD Honor; e o de Designer Internacional do Ano, em 2008, pelo CFDA Awards.
Em 2018, Van Noten vendeu a própria empresa para a Puig e passou a ser um acionista minoritário. A companhia assegurou que o belga permaneceria como diretor criativo e presidente do conselho administrativo.
Embora os detalhes não tenham sido divulgados na época da transação, o designer se comprometeu a permanecer por um período mínimo de cinco anos, segundo fontes ouvidas pelo WWD.
“Respeitamos o desejo de Dries de se afastar, depois de uma carreira excepcional de 38 anos na moda”, disse Marc Puig, presidente e CEO da controladora. “É uma grande honra para Puig ser agora encarregada de levar seu legado para o futuro, e uma responsabilidade única que valorizaremos à medida que um novo e emocionante capítulo se abre para Dries e para a marca”, completou.
A aposentadoria
Em 19 de março deste ano, Dries Van Noten revelou que deixará o comando criativo da própria maison. O trabalho de despedida será apresentado no Paris Fashion Week Menswear, em junho deste ano.
“Já estou me preparando para esse momento há algum tempo. Sinto que é hora de abrir espaço para que uma nova geração de talentos traga sua visão para a marca”, destacou em nota.
A próxima coleção feminina da Dries Van Noten será feita pela equipe do estúdio da grife. “Tenho trabalhado em estreita colaboração durante todos esses anos. Tenho plena confiança de que eles farão um ótimo trabalho”, garantiu o estilista no comunicado.
A marca ainda não anunciou qual designer substituirá o fundador na direção criativa. “No devido tempo anunciaremos o designer que dará continuidade à história”, disse Van Noten. “No entanto, continuarei envolvido na casa que tanto valorizo”, acrescentou.