Relembre 7 tendências da moda que bombaram em 2023
Com a efemeridade em alta, a moda passou por diversas fases neste ano. Calcinhas, cuecas e o famoso quiet luxury estão entre as principais
atualizado
Compartilhar notícia
As tendências de 2023 foram marcadas por um estilo mais ousado e nada tradicional. Após o período pandêmico da Covid-19, a moda voltou a ser um espaço para expressões coloridas, quase que estranhas, e bem mais aventureiras. Por exemplo: quem diria que um dia mulheres iriam usar calcinha sem peças por cima na rua? Ou que personalidades relevantes iriam aderir a peças — apesar de caras — extremamente básicas, só para não exibir a própria riqueza? A coluna traz então uma retrospectiva do que ficou em alta neste ano.
Vem conferir!
Comprimento mini
Com o tempo, o comprimento de peças inferiores na moda, em geral, tem diminuído cada vez mais. Em 2023, a tendência da vez foi a calcinha à mostra, com meia-calça por baixo preferencialmente.
Apesar da trend ser promissora — e talvez até mesmo libertadora —, o uso levantou debates sobre exclusões no universo fashion, visto que apenas corpos extremamente magros desfilaram a peça, tanto nas passarelas quanto nas ruas. Grifes como Miu Miu, Gucci e Ermanno Scervino apresentaram a estética em proporções diferentes.
“Vermelho is the new black”
Desde vestidos ousados até sapatos e bolsas provocantes, a cor vermelha apareceu em destaque neste ano entre as tendências. Muitos fashionistas apostaram na tonalidade e entregaram looks intensos e marcantes.
A tonalidade, no entanto, não serviu apenas para visuais sensuais ou elegantes. Pelo contrário, um toque divertido e urbano foi muito bem aplicado em diversas composições, porém, ainda com a confiança em foco aos olhos de quem os viu.
Look todo jeans
Considerado um tecido que faz uma peça ter aquele match (combinar, em tradução livre) ideal em qualquer look, o jeans faz parte do mundo fashion há muitos anos. Mas, em 2023 especificamente, ele retornou para ser usado da cabeça aos pés, como no início da década de 2000.
Além disso, novas funcionalidades às peças jeans surgiram recentemente, como uma calça que, no TikTok, pôde ser transformada em uma blusa. Por outro lado, também nas redes sociais — e até mesmo na segunda edição do Metrópoles Fashion Desing Festival—, o tecido foi implementado altamente a partir da técnica do upcycling, por exemplo.
Luxo silencioso esteve entre as principais tendências de 2023
O quiet luxury, conceito que consiste em usar peças minimalistas com preços exorbitantes, teve uma grande repercussão na internet em 2023. Apesar da ascensão, a discussão sobre a novidade gerou um entendimento maior de como a moda funciona na sociedade.
Isso porque a estética de “não esbanjar logos e luxos” abriu um diálogo sobre o contexto socioeconômico de crise que o mundo esteve após período pandêmico e em meio a guerras. Diferente do que muitos pensam, a moda também é política; e tudo isso foi altamente exalado nas passarelas e, consequentemente, no street style por um momento.
Cós com cueca à mostra
Tudo sobre o retorno da tendência do cós com cueca à mostra começou com a mente minuciosa de Miuccia Prada, na Miu Miu. Após a apresentação da peça nas passarelas, não demorou muito para personalidades fashionistas começarem a usar no dia a dia neste ano.
Com a nostalgia persistente nos guarda-roupas há um tempo, vale lembrar as principais pessoas que revolucionaram o mundo da moda com a tendência. Foram artistas icônicos como Aaliyah, Tupac, Snoop Dog, TLC e Ciara, no anos 1090.
Blokecore
O blokecore, uma tendência que mistura elementos do streetwear com inspirações retiradas diretamente do mundo futebolístico, foi uma das estéticas mais usadas em 2023. O visual se destaca por incorporar características dos trajes esportivos, como números e emblemas de times, ao contexto urbano e casual do dia a dia.
A união desses dois universos cria um estilo autêntico que combina o dinamismo e a descontração do look com a nostalgia e a identidade cultural associadas aos uniformes. Camisetas oversized, jaquetas bomber, bonés e chuteiras são peças-chave que dão vida ao blokecore.
Luvas
O uso de luvas também ganhou destaque entre as tendências de moda deste ano. Antes predominantemente associadas a contextos formais ou práticos, tornaram-se acessórios versáteis e descontraídos, disponíveis em uma variedade de estilos, materiais e cores.
A presença de luvas em passarelas de moda e o interesse crescente entre as fashionistas revelam a reinterpretação desse acessório clássico como algo mais contemporâneo. Seja como um elemento funcional em climas mais frios ou como um detalhe estiloso para elevar a estética de um visual, a peça marcou 2023, principalmente no primeiro semestre.
Retrospectivas de tendências oferecem uma valiosa visão para refletir o que você pode continuar usando, pois se encaixou no estilo pessoal, e o que de fato não funcionou para o dia a dia. Acima de tudo, autenticidade e personalidade devem estar acima de qualquer produto ou estética que “bombou” na moda.